Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UNOPAR
A prova pericial é requisitada de acordo com a necessidade e a área técnica de conhecimento. Isso posto, pode dividir-se em três modalidades. Uma delas atua com a inspeção de pessoas, animais, coisas ou bens móveis. É a análise ou observação de pessoas, animais ou coisas, com o objetivo de extrair informações. A segunda constata – in loco – o estado ou a situação de determinada coisa ou bem imóvel. É a análise de bens imóveis in loco, com o objetivo de verificar se há dano ou avaria. A terceira verifica ou atribui valor a alguma coisa, bem ou obrigação. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta que se refere às modalidades de prova pericial: A) Sonora, multifocal ou tridimensional. B) Exame, vistoria ou avaliação. C) Constatação, obrigação ou inventário. D) Partilha, equipamentos ou penhora.
User badge image
thiago santos

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas com base nas modalidades de prova pericial descritas no texto. A) Sonora, multifocal ou tridimensional - Essas terminologias não se relacionam com as modalidades de prova pericial mencionadas. B) Exame, vistoria ou avaliação - Esta opção se alinha com as descrições: "exame" pode se referir à inspeção de pessoas ou coisas, "vistoria" à análise in loco de bens imóveis, e "avaliação" à verificação ou atribuição de valor. C) Constatação, obrigação ou inventário - Embora "constatação" possa se relacionar, "obrigação" e "inventário" não se encaixam nas modalidades descritas. D) Partilha, equipamentos ou penhora - Essas terminologias não correspondem às modalidades de prova pericial. Portanto, a alternativa correta que se refere às modalidades de prova pericial é: B) Exame, vistoria ou avaliação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O perito judicial é a pessoa que, perante a um tribunal, declara possuir a característica particular de deter conhecimentos técnicos em determinada ciência, arte ou ofício, os quais lhe permitem emitir opiniões sobre materiais relevantes para a resolução de um juízo. O perito judicial, portanto, é o profissional que colabora com a justiça na busca da verdade dos fatos. Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. O perito auxiliará nos assuntos técnicos e específicos sobre os quais o juiz não detém conhecimento.
II. O juiz da causa é a pessoa que decide e saneia a lide, exercendo o poder que lhe é conferido pelo Judiciário.
III. Além do conhecimento técnico da área na qual pretende atuar, para poder atuar como perito judicial é necessário ser formado em um curso superior e estar filiado ao conselho regional da categoria.
A I, II e III.
B II e III, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas.

O objeto da perícia contábil parte dos fatos ou questões patrimoniais relacionados com as causas a serem verificadas. Nesse processo, a apreciação técnica do perito contador é requisitada objetivando gerar um laudo ou parecer. No desenvolvimento desse documento, faz-se obrigatório definir os limites essenciais, também conhecidos como caracteres essenciais.
Considerando o texto apresentado e os caracteres essenciais, analise as afirmativas a seguir: I. O laudo ou parecer deverá refletir com muita nitidez, uma posição de imparcialidade absoluta. II. O perito contador deverá manifestar-se somente no que se refere aos quesitos levantados nos autos do processo, ou seja, será exigido da perícia contábil pronunciamento apenas daquilo que foi apreciado. III. O perito contador deverá constatar e identificar as fontes informativas ou reveladoras dos elementos que pesquisou; há que desenvolver e correlacionar referidas fontes com as próprias questões sob análise ou apreciação, tomando o cuidado de permanecer fiel nas referências às questões objeto do trabalho pericial. IV. O perito contador tem a liberdade de envolver terceiros no processo de investigação, inclusive as partes litigiosas, em busca de opiniões que possam auxiliá-lo a construir o laudo ou parecer. É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.

A perícia pode ser utilizada em um processo judicial servindo como meio de prova. De acordo com o princípio da lei processual, é a medida que vem mostrar o fato, quando não há meio de prova documental para revelá-lo ou, ainda, quando se deseja esclarecer as circunstâncias a respeito do fato e que não se encontrem devidamente definidos nos autos do processo.
Sobre o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. A perícia é fonte de prova e seu objetivo principal é demonstrar as competências do perito que construiu tal documento. II. A perícia é entendida como um meio de prova, tendo em vista que através dessa prova se examinam e se verificam fatos da causa. III. A perícia tem como finalidade a prova, quer seja no âmbito judicial, arbitral ou extrajudicial, e visa subsidiar a justiça, servindo como elemento para uma decisão. É correto o que se afirma em:
A I e II, apenas.
B III, apenas.
C I, apenas.
D II e III, apenas.

Quando uma medida processual não pode ser executada no juízo em que o processo se encontra, faz-se necessário requisitar um instrumento a outro juiz para o cumprimento de algum ato necessário ao andamento do processo. Logo, a designação está subordinada ao juízo de outra localidade.
Com base no assunto apresentado no texto, sobre o instrumento referido, assinale a alternativa correta:
A Termo de auxílio direto.
B Despacho saneador.
C Carta precatória.
D Carta rogatória.

Compreende-se por zelo o cuidado que o perito deve dispensar na execução de suas tarefas, com relação a sua conduta, documentos, prazos, tratamento dispensado às autoridades, aos integrantes da lide e aos demais profissionais, de forma que sua pessoa seja respeitada, seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer pericial-contábil sejam dignos de fé pública.
Com base no texto apresentado, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) O zelo profissional do perito, na realização dos trabalhos periciais, compreende cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral. ( ) O zelo profissional do perito, na realização dos trabalhos periciais, compreende comunicar ao juízo, antes do início da perícia, caso o prazo estipulado no despacho judicial para entrega do laudo pericial seja incompatível com a extensão do trabalho, sugerindo o prazo que entenda adequado. ( ) O zelo profissional do perito, na realização dos trabalhos periciais, compreende assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas em matéria objeto da perícia, os quesitos respondidos, os procedimentos adotados, as diligências realizadas, os valores apurados e as conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil. ( ) O zelo profissional do perito, na realização dos trabalhos periciais, compreende ser firme em proteger os resultados de seu relatório, recusando argumentos e críticas que o façam ratificar ou retificar o posicionamento anterior. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A V, V, V, F.
B F, F, F, V.
C V, F, F, V.
D F, V, V, F.

As provas são o meio pelo qual o litigante (parte que alegou um fato contestado pelo outro) demonstra a existência e realidade daquele fato. Sua veracidade tem o intuito de esclarecer a história e subsidiar a tomada de decisão do juiz.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. As provas judiciais são essenciais na elucidação em função de reconstruírem a história do que aconteceu. II. A autenticidade dos fatos apresentados evidenciam a convicção jurídica, ou seja, as provas utilizadas em juízo fazem parte do conjunto de fatos que levam à convicção. III. A legislação brasileira aponta que os meios de provas que podem existir em um processo são, entre outros, documentos, testemunhas, declarações das partes, vistorias, perícias e inspeções judiciais. IV. O processo judicial faz ser possível identificar a veracidade por meio da reconstrução da história utilizando simulações e cenários adaptados de outras realidades. Nesses casos, é desnecessário apresentar qualquer tipo de prova judicial. É correto o que se afirma em:
A I, II e III, apenas.
B II e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina