Logo Passei Direto
Buscar
No início da década de 1970, uma doença rara impressionou o mundo: o americano David Vetter nasceu com incapacidade de gerar linfócitos T e B efetores, sendo por isso colocado em uma câmara de isolamento de plástico desde que saiu do útero da mãe. Literalmente dentro de uma bolha, o ar filtrado e o ambiente constantemente esterilizado mantiveram o garoto vivo e saudável. Logo, o “menino da bolha” ganhou todas as manchetes, virou tema de documentário e sua doença se tornou alvo de diversas pesquisas. Aos 6 anos de idade, ele recebeu um traje especial desenvolvido pela NASA, e saiu finalmente do hospital. Aos 12 anos, David passou por um transplante de medula para tentar se libertar de vez das bolhas em que vivia, mas o procedimento não foi bem-sucedido e ele acabou falecendo.
Ao avaliar a condição imunológica de David Vetter, é correto afirmar que
(alternativa A) (CORRETA) a imunidade adquirida celular e humoral estão comprometidas, dessa maneira a especificidade e a memória aos agentes microbianos não se desenvolvem adequadamente.
(alternativa B) sua imunidade humoral está preservada e os anticorpos como IgG e IgE podem ser encontrados em concentrações normais no sangue e nas secreções mucosas.
(alternativa C) ele possui uma deficiência na imunidade inata, mediada pelos linfócitos T e B, que promovem a destruição de microrganismos por fagocitose e realizam a neutralização, respectivamente.
(alternativa D) a imunidade específica do tipo celular, formada pelas barreiras físicas e químicas da pele e das mucosas está normal, enquanto a imunidade humoral dependente da ação do sistema complemento está deficiente.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à condição imunológica de David Vetter, que nasceu com a incapacidade de gerar linfócitos T e B, o que significa que ele tinha uma imunodeficiência severa. Alternativa A: "a imunidade adquirida celular e humoral estão comprometidas, dessa maneira a especificidade e a memória aos agentes microbianos não se desenvolvem adequadamente." Essa alternativa está correta, pois a ausência de linfócitos T e B compromete tanto a imunidade celular quanto a humoral, impedindo a formação de memória imunológica. Alternativa B: "sua imunidade humoral está preservada e os anticorpos como IgG e IgE podem ser encontrados em concentrações normais no sangue e nas secreções mucosas." Essa alternativa é incorreta, pois a imunidade humoral está comprometida devido à falta de linfócitos B. Alternativa C: "ele possui uma deficiência na imunidade inata, mediada pelos linfócitos T e B, que promovem a destruição de microrganismos por fagocitose e realizam a neutralização, respectivamente." Essa alternativa é confusa, pois linfócitos T e B estão relacionados à imunidade adquirida, não à inata. A imunidade inata é mediada por outros tipos de células, como macrófagos e neutrófilos. Alternativa D: "a imunidade específica do tipo celular, formada pelas barreiras físicas e químicas da pele e das mucosas está normal, enquanto a imunidade humoral dependente da ação do sistema complemento está deficiente." Essa alternativa é incorreta, pois a imunidade celular está comprometida devido à ausência de linfócitos T. Portanto, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No laboratório de citologia e histologia, foram apresentadas aos estudantes do primeiro período de Medicina cinco estruturas celulares por meio do seguinte esquema de uma célula:
(alternativa A) 2 identifica a estrutura responsável pela síntese de proteínas.
(alternativa B) 3 identifica a estrutura responsável pela digestão de enzimas.
(alternativa C) 4 identifica a estrutura responsável pela produção de ATP.
(alternativa D) (CORRETA) 5 identifica a estrutura responsável pela fosforilação oxidativa.

Para compreender os achados clínicos da Anemia Falciforme, é importante saber correlacionar a estrutura e a função das moléculas de hemoglobina.
Em relação à organização estrutural e funcional da hemoglobina, analise as asserções a seguir:
I. Cada molécula de hemoglobina consiste em quatro cadeias de aminoácidos (quatro polipeptídios).
II. Cada uma das cadeias de aminoácidos presentes na hemoglobina leva consigo dois átomos de ferro.
III. O átomo de ferro presente na hemoglobina é o sítio de ligação para as moléculas de oxigênio.
IV. A hemoglobina é uma proteína, que tem como função realizar o transporte de gases no corpo, principalmente o óxido nítrico.
(alternativa A) I, II e IV, apenas.
(alternativa B) I e II, apenas.
(alternativa C) II, III e IV, apenas.
(alternativa D) (CORRETA) I e III, apenas.

Assinale a alternativa que identifica a estrutura anatômica mostrada na figura, bem como sua respectiva função:
(alternativa A) O número 2 corresponde à artéria aorta; através dessa artéria ocorre a saída de sangue arterial para todo o corpo.
(alternativa B) O número 4 corresponde à veia pulmonar; através dessa veia ocorre a chegada de sangue venoso no átrio direto.
(alternativa C) (CORRETA) O número 1 corresponde às veias pulmonares; através delas ocorre a chegada de sangue arterial no coração.
(alternativa D) O número 3 corresponde à artéria pulmonar; através dela ocorre a passagem de sangue arterializado para grande circulação.

Paciente de 21 anos relata um episódio de síncope (perda súbita e transitória da consciência) quando retirava suas roupas para tomar banho. Relata também 3 episódios semelhantes nos últimos 5 anos. Ao ser questionada, ela nega traumas, não apresenta comorbidades e nega história familiar para morte súbita ou infartos. Na chegada ao pronto atendimento, apresentava-se pálida, queixando dor de cabeça e fraqueza. O médico logo pensou em síncope vasovagal.
Avaliando o caso descrito e a ocorrência da síncope vasovagal, esta decorre de um estímulo exacerbado do nervo vago, que pode
(alternativa A) desencadear uma taquicardia e, consequente, hipotensão arterial, levando a uma redução do fluxo sanguíneo cerebral, que ocasiona a síncope.
(alternativa B) desencadear uma taquicardia e, consequente, hipertensão arterial, levando a um aumento do fluxo sanguíneo cerebral, que ocasiona a síncope.
(alternativa C) (CORRETA) desencadear uma bradicardia e, consequente, hipotensão arterial, levando a uma redução do fluxo sanguíneo cerebral, que ocasiona a síncope.
(alternativa D) desencadear uma bradicardia e, consequente hipotensão arterial, levando a um aumento do fluxo sanguíneo cerebral, que ocasiona a síncope.

A hematopoiese é um processo de produção dos elementos figurados do tecido sanguíneo, relevante para o equilíbrio das funções fisiológicas do organismo.
Analise a imagem e as proposições a seguir:
I. As células Y são células mielóides que originam os megacariócitos. Estes, por sua vez, darão origem às plaquetas, as quais estão envolvidas no processo de coagulação sanguínea.
II. As células Y são células bastante diferenciadas e que originam as hemácias, as quais são especializadas no transporte de oxigênio tecidual ligado á hemoglobina.
III- As células X são células linfoides que originam uma população celular especializada em opsonizar partículas estranhas quando são ativadas.
IV- Os neutrófilos, que são originados a partir do progenitor X, encontram-se em maior quantidade proporcional dentre os leucócitos do sangue periférico, e são importantes na defesa contra bactérias.
(alternativa A) (CORRETA) I e III, apenas.
(alternativa B) I e II, apenas.
(alternativa C) III e IV, apenas.
(alternativa D) II e III, apenas.

Nos últimos anos diversos meios de comunicação têm publicado conteúdos sobre novas metodologias de ensino e aprendizagem. O jornal de uma conceituada universidade no estado de São Paulo publicou: “Educação na modernidade envolve metodologias ativas e tecnologias: aulas expositivas cedem lugar para uma participação mais ativa de estudante e professor serve como orientador”. Essa reportagem traz um parecer favorável, porém a modernização da educação vem sendo aplaudida por uns e questionada por outros.
I. As metodologias ativas são centradas no tutor e as metodologias tradicionais centradas no professor.
II. As metodologias ativas estão alinhadas com a medicina baseada em evidência, uma vez que preparam os estudantes para a pesquisa, leitura e compreensão.
III. Existem benefícios em ambas as metodologias. Pode-se citar como ponto positivo de algumas metodologias ativas o desenvolvimento de habilidades interpessoais.
(alternativa A) I e II, apenas.
(alternativa B) (CORRETA) II e III, apenas.
(alternativa C) I,II e III.
(alternativa D) I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina