Logo Passei Direto
Buscar
A Diretoria de Contabilidade, Setorial de Custos do Comando do Exército, será responsável por planejar, coordenar e orientar as ações referentes à gestão de custos. Segundo a Portaria STN nº 716/2011, a setorial de custos de órgão tem como competência apurar os custos dos projetos e atividades de forma a evidenciar os resultados da gestão; prestar apoio, assistência e orientação na elaboração de relatórios gerenciais do SIC das unidades administrativas e entidades subordinadas; elaborar relatórios de custos oriundos do SIC, a fim de subsidiar a tomada de decisão pelo órgão. Nesse novo contexto, todas as OM serão estruturas de acumulação de custos. Assim deverão estar inseridas nessas ações de maneira a gerar e facilitar que sejam geradas as informações de custos.
Quais os sistemas são utilizados pelo o Exército no seu planejamento geral para que sejam geradas essas informações no SIC?
a. SIMATEX, SIAFI, SIAPE, SPIU NET, SIADS, OCOP
b. SISPRON, SIORG, SIADS, SIAPE, SCDP, SIOP, SPIU NET
c. SIAFI, SCDP, SISCOFIS, SiCaPEx e SIAPPES/SIPPES
d. SIOP, SIAFI, SIORG, SIADS, SISPRON, SISCUSTOS
User badge image
Questões para Estudantes

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as opções apresentadas e identificar quais sistemas são utilizados pelo Exército no planejamento geral para a geração de informações no Sistema Integrado de Administração de Recursos (SIC). Vamos analisar as alternativas: a) SIMATEX, SIAFI, SIAPE, SPIU NET, SIADS, OCOP - Esta opção inclui alguns sistemas, mas não parece ser a mais completa em relação ao contexto do Exército. b) SISPRON, SIORG, SIADS, SIAPE, SCDP, SIOP, SPIU NET - Esta opção também apresenta sistemas, mas não é a mais comum em relação ao planejamento de custos. c) SIAFI, SCDP, SISCOFIS, SiCaPEx e SIAPPES/SIPPES - Esta opção menciona sistemas que são relevantes, mas não todos os mais utilizados. d) SIOP, SIAFI, SIORG, SIADS, SISPRON, SISCUSTOS - Esta opção parece incluir os sistemas mais relevantes e utilizados pelo Exército para o planejamento e gestão de custos. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do planejamento geral do Exército para a geração de informações no SIC é: d) SIOP, SIAFI, SIORG, SIADS, SISPRON, SISCUSTOS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Organização Militar, conforme orientação da Diretoria de Contabilidade, o Gestor de Custos será:
Assinale alternativa CORRETA.
a. Ordenador de Despesas.
b. Almoxarife.
c. Fiscal Administrativo.
d. Encarregado do setor financeiro.

O Sistema de Controle Físico – SISCOFIS/SIMATEX, no que tange à gestão de custos, proporciona gerar que tipo de informação?
Assinale alternativa CORRETA.
a. É o sistema que gerencia o pessoal militar quanto à indicação da força de trabalho nas áreas Finalística ou de Suporte das OM
b. Gerar as informações do custo de material de consumo e da depreciação do material permanente
c. Gerar as informações do custo da depreciação do material de consumo
d. É o sistema que faz apropriação de custos no Contas a Pagar e Receber do SIAFI

O que é o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC ? Assinale a opção CORRETA a. É o sistema que gerencia o pessoal militar quanto à indicação da força de trabalho nas áreas Finalística ou de Suporte das OM b. É uma ferramenta de TI que tem a capacidade de integrar diversos sistemas do Governo Federal em uma única base de dados, armazenando e reunindo informações de custos que permitem apoio à tomada de decisão c. É o sistema responsável por toda Contabilidade Federal d. É um módulo do Sistema de Material do Exército (SIMATEX).

Complete as lacunas: Os dados de custos relativos aos materiais serão considerados em duas situações distintas utilizando o Sistema de Controle Físico (SISCOFIS). O material de consumo será custo no momento da Saída do almoxarifado por meio do pedido de material com a indicação do centro de custos. Já o material permanente será considerado custo somente o valor da Depreciação mensal de cada item, após sair do almoxarifado e colocado em uso, também indicando o centro de custos.
No novo modelo de apuração de custos do Exército, a partir de janeiro de 2021, quando tratamos do custo de pessoal, o responsável da seção de pessoal pelos registros e controles do efetivo da OM no SICAPEx, deverá:
a. Visualizando a missão institucional da OM, indicar em lista de militares já existente no sistema, o centro de custos ao qual cada militar desempenha sua principal função, se finalístico ou se de suporte
b. Visualizando a missão institucional da OM, indicar em lista de militares já existente no sistema, os centros de custos aos quais cada militar desempenha suas diversas atividades
c. Para indicação do centro de custo, visualizando a missão institucional da OM, indicar o centro de custos ao qual cada militar desempenha sua principal função, de acordo com as atividades praticadas pela unidade.
d. Selecionar, em lista de militares e civis já existente no sistema, o centro de custos ao qual cada pessoa desempenha sua função, se finalístico ou se de apoio.

O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal - SIC é uma ferramenta de TI, gerenciada pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, que tem a capacidade de integrar diversos sistemas do Governo Federal em uma única base de dados, armazenando e reunindo informações de custos que permitem apoio à tomada de decisão. Atualmente o Exército segue a tendência da Administração Pública no sentido da Accountability demonstrando à sociedade sua aplicabilidade e resultados na gestão dos gastos públicos. Desse modo trabalha para que as informações de custos do Comando do Exército disponibilizadas no Portal Transparente sejam cada vez melhores e mais confiáveis.
Tratando especificamente do sistema de custos no âmbito federal, quais os sistemas que integram o SIC?
a. SIAFI, SIORG, SIADS, SIAPE, SCDP, SIOP, SPIU NET
b. SIMATEX, SIAFI, SIAPE, SPIU NET, SIADS
c. SIOP, SIAFI, SIORG, SIADS, SIAPE, SISCUSTOS
d. SISCOFIS, SIADS, SIAPE, SCDP, SIOP, SPIU NET, SIAF

O Fiscal Administrativo (GESTOR DE CUSTOS) é o principal assessor do comandante da unidade para assuntos relacionados às atividades administrativas, ou seja, as atividades meio da Organização Militar. Nesse contexto assumi importância preponderante nos assuntos relacionados à gestão de custos e na produção de informações gerenciais da OM. Caberá então ao Fiscal Administrativo, entre outras diversas atribuições:
a. Identificar e acompanhar o custo de todas as Organizações Militares do Exército, como também, de seus Programas Estratégicos
b. Realizar e acompanhar os registros executados pelos encarregados do setor de pessoal, do setor financeiro (tesoureiro), do setor de material (almoxarife) e com a própria fiscalização no SIC, de modo que todos os custos sejam registrados nas áreas finalística ou específica da unidade.
c. Coordenar com os encarregados do setor de pessoal, do setor financeiro (tesoureiro), do setor de material (almoxarife) e com a própria fiscalização, a definição das áreas finalísticas e de suporte da OM para que todos tenham o mesmo entendimento das suas áreas conforme os processos da unidade.
d. Apenas acompanhar a utilização do Relatório de Lançamento Patrimonial por Centros de Custos (Depreciação e Material de Consumo) que é gerado no SISCOFIS para registro no SIAFI.

Mais conteúdos dessa disciplina