Logo Passei Direto
Buscar
Observe o esquema que representa a obtenção de energia. Com base nesse esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar-se que:
a. A energia é produzida na etapa 1.
b. A etapa 1 é extracelular.
c. A liberação de CO2 ocorre na etapa 2.
d. As etapas 1 e 2 envolvem participação de enzimas.
e. O O2 participa na formação de água na etapa 2.
User badge image
EducaFit

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao processo de obtenção de energia, que geralmente se refere à respiração celular ou à fotossíntese, dependendo do contexto. a) A energia é produzida na etapa 1. - Isso pode ser verdadeiro, dependendo do que a etapa 1 representa. Se for a glicólise, por exemplo, é correto. b) A etapa 1 é extracelular. - Normalmente, a primeira etapa da respiração celular (glicólise) ocorre no citoplasma, que é intracelular. Portanto, essa afirmação pode ser incorreta. c) A liberação de CO2 ocorre na etapa 2. - Isso é verdadeiro, especialmente se a etapa 2 se referir ao ciclo de Krebs. d) As etapas 1 e 2 envolvem participação de enzimas. - Isso é correto, pois ambas as etapas envolvem reações enzimáticas. e) O O2 participa na formação de água na etapa 2. - Isso é verdadeiro, especialmente na cadeia de transporte de elétrons, onde o O2 é o aceptor final de elétrons. Analisando as alternativas, a que parece ser incorreta é a b), pois a etapa 1 não é extracelular. Portanto, a resposta correta é: b) A etapa 1 é extracelular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito:
a. É formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
b. É formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
c. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
d. É formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
e. A carne da coxa não difere na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao voo, não é exercitada. Desse modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.

Um jogador de futebol fraturou a tíbia. Após um longo período de imobilização para a cicatrização óssea e de fisioterapia para a reabilitação motora, as radiografias desse osso mostrarão a presença de um calo ósseo, que:
a. Impedirá a atividade física.
b. Diminuíra devido à atividade dos osteoclastos.
c. Torna o osso mais longo.
d. Diminuíra devido à atividade dos osteoblastos.
e. Aumentará, graças aos osteoblastos.

Mais conteúdos dessa disciplina