Logo Passei Direto
Buscar
O Acordo de Bretton Woods, instituindo um conjunto de regras para regular a política econômica dos países, criando, então, um novo sistema de taxas de câmbio, é conhecido como padrão câmbio ouro.
Assinale a alternativa correta:
A O padrão ouro deixou de ser utilizado em todos os países do mundo.
B Os países estabeleceram uma conversão para as suas moedas, em termos de dólar, de modo que os bancos centrais estariam automaticamente obrigados a entrar no mercado de câmbio para comprar e vender suas moedas, mantendo-as até 1% acima ou abaixo de seu valor estipulado.
C O Acordo de Bretton Woods previa o sistema de taxas de câmbio flutuantes, em que todas as moedas internacionais se tornaram fiduciárias.
D O euro e o dólar passaram ser as moedas de referência internacional.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Acordo de Bretton Woods e ao sistema de taxas de câmbio que ele estabeleceu: A) O padrão ouro deixou de ser utilizado em todos os países do mundo. - Esta afirmação é verdadeira, mas não se refere especificamente ao Acordo de Bretton Woods, que estabeleceu um sistema de câmbio fixo em relação ao dólar, que por sua vez era conversível em ouro. B) Os países estabeleceram uma conversão para as suas moedas, em termos de dólar, de modo que os bancos centrais estariam automaticamente obrigados a entrar no mercado de câmbio para comprar e vender suas moedas, mantendo-as até 1% acima ou abaixo de seu valor estipulado. - Esta afirmação está correta e descreve como funcionava o sistema de taxas de câmbio fixas sob o Acordo de Bretton Woods. C) O Acordo de Bretton Woods previa o sistema de taxas de câmbio flutuantes, em que todas as moedas internacionais se tornaram fiduciárias. - Esta afirmação é falsa, pois o Acordo estabeleceu um sistema de câmbio fixo, não flutuante. D) O euro e o dólar passaram a ser as moedas de referência internacional. - Esta afirmação é incorreta, pois o euro não existia na época do Acordo de Bretton Woods, que se concentrou no dólar americano como a principal moeda de referência. Diante da análise, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As Agências Governamentais de Crédito à Exportação (ECA’s) são instituições nacionais que realizam atividades oficiais de crédito à exportação.
Em relação ao Trade Finance, é correto afirmar:
A) Quanto maiores as taxas de default do mercado de destino das exportações, maiores as chances de rejeição dos pedidos de financiamento às exportações.
B) Quanto menores as taxas de default do mercado de destino das exportações, maiores as chances de rejeição dos pedidos de financiamento às exportações.
C) Nenhuma das alternativas está correta.
D) As empresas grandes são as que mais sofrem com o racionamento de crédito e com taxas de juros mais elevadas quando contratam Trade Finance pelas ECA´s.

No longo prazo, as teorias que melhor explicam as movimentações cambiais são as da Paridade Poder de Compra (Absoluta e Relativa).
De acordo com a Paridade Poder de Compra Absoluta, assinale a alternativa correta:
A Nenhuma alternativa está correta.
B A PPC absoluta indica que quando ocorre um aumento geral do nível de preços em um determinado país, isso provocará uma desvalorização cambial na mesma proporção da sua moeda doméstica.
C A PPC absoluta indica que quando ocorre um aumento geral do nível de preços em um determinado país, isso provocará uma apreciação cambial na mesma proporção da sua moeda doméstica.
D A PPC absoluta indica que quando ocorre uma queda geral do nível de preços em um determinado país, isso não terá efeitos sobre a moeda doméstica.

A teoria da demanda por ativos em moeda estrangeira entende que o mercado de ativos é o ponto nevrálgico para estabelecer a taxa de câmbio de curto prazo.
Em relação a teoria da demanda por ativos em moeda estrangeira, assinale a alternativa correta:
A Mudanças na taxa de juros domésticas não impactam na taxa de câmbio atual.
B Quanto menor for a taxa de juros doméstica de um país mais atraente será o retorno de sua moeda, o que pode provocar uma saída de divisas do país.
C O retorno de uma moeda estrangeira é composto por um componente, aquele proporcionado pelo dividendo/juros dos títulos do governo daquele país.
D Uma elevada taxa de juros doméstica pode atrair capitais estrangeiros para investir em ativos nacionais, graças ao retorno mais alto oferecido e, assim, expandir a oferta de divisas na economia doméstica.

O comércio internacional envolve riscos para os agentes econômicos porque as economias exibem aumentos e reduções inesperadas nas cotações cambiais das moedas o que, por sua vez, afeta diretamente o valor a ser recebido em moeda doméstica.
Uma empresa brasileira realizou uma exportação para os Estados Unidos de US$ 10.000,00, sendo que ela irá receber esse valor somente daqui a 180 dias. Supondo que ela não tenha feito hedge, que a empresa não tenha feito um desconto de recebíveis e que a taxa de câmbio direta entre o real e o dólar se apreciou desde a data de embarque, é possível afirmar:
A) A empresa receberá uma quantia maior em dólares, em comparação a cotação de embarque.
B) A empresa receberá uma quantia maior em reais, em comparação a cotação de embarque.
C) A empresa receberá a mesma quantia em reais, em comparação a cotação de embarque.
D) A empresa receberá uma quantia menor em reais, em comparação a cotação de embarque.

A taxa de câmbio sofre influência de diversas variáveis, e, por isso, realizar previsões a respeito de seu valor futuro são difíceis de serem feitas. Porém considerando os determinantes de curto e de longo prazo, elas têm mais aderência para explicar as movimentações cambiais.
Em relação a diferença entre os determinantes da taxa de câmbio de curto e longo prazo, assinale a alternativa correta:
A A teoria de longo prazo é baseada da Paridade Descoberta da Taxa de Juros.
B A principal teoria dos determinantes de curto prazo é o Efeito Fisher.
C Enquanto que o longo prazo considera a rigidez dos preços, no curto prazo os preços são totalmente flexíveis.
D Enquanto que o curto prazo considera a rigidez dos preços, no longo prazo os preços são totalmente flexíveis.

As Agências Governamentais de Crédito à Exportação têm um papel importante para a promoção do comércio internacional. Isso porque elas apoiam as exportações de suas respectivas empresas nacionais por meio da oferta de dois produtos: financiamento e seguro à exportação. Esses produtos se tornaram conhecidos internacionalmente como Trade Finance.
Em relação aos produtos ofertados pelas ECA´s brasileiras, é correto afirmar:
A O BNDES e o Banco do Brasil fornecem seguro de crédito às exportações, bem como o financiamento das exportações.
B O BNDES possui uma linha de financiamento às exportações brasileiras denominada PROEX.
C Além de assegurar as exportações nacionais, a ABGF oferta financiamento às exportações brasileiras.
D A ABGF é a ECA do Brasil que oferta seguro de crédito às exportações nacionais.

As Agências Governamentais de Crédito à Exportação têm um papel importante para a promoção do comércio internacional. Isso porque elas apoiam as exportações de suas respectivas empresas nacionais por meio da oferta de dois produtos: financiamento e seguro à exportação. Esses produtos se tornaram conhecidos internacionalmente como Trade Finance.
Em relação ao histórico da criação das ECA´s, é correto afirmar:
A) O Brasil foi o país pioneiro na criação de produtos de financiamento das exportações ainda por volta de 1920.
B) Em 1934, os Estados Unidos criaram a Export Import Bank of the United State - U.S. Eximbank.
C) As ECA´s francesas (COFACE) e alemã (KFW) foram criadas em 1948.
D) A Euler Hermes, ECA russa, foi criada em 1930.

Mais conteúdos dessa disciplina