Logo Passei Direto
Buscar
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário parasita intracelular obrigatório chamado Toxoplasma gondii. É uma infecção observada em todo o mundo, apesar de ser mais encontrada em regiões de clima tropical. Com base na toxoplasmose e seu parasita causador, o Toxoplasma gondii, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bradizoítas são encontrados na fase crônica da infecção em células de vários tecidos, como nervoso, retina, muscular esquelética e cardíaco.
II- Os oocitos ou cistos são produzidos nas células intestinais dos felinos e eliminados nas fezes desses animais de forma imatura, sendo considerados a forma de resistência ao meio ambiente.
III- A forma taquizoíta é encontrada durante a fase aguda da infecção, quando está ocorrendo alto parasitismo nos fluídos do hospedeiro.
IV- As estruturas morfológicas a serem encontradas para a realização do diagnóstico dessa parasitose independe do momento de seu ciclo biológico.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre a toxoplasmose e o Toxoplasma gondii: I- Os bradizoítas são encontrados na fase crônica da infecção em células de vários tecidos, como nervoso, retina, muscular esquelética e cardíaco. Verdadeiro, os bradizoítas são a forma latente do parasita e podem ser encontrados em diversos tecidos durante a fase crônica da infecção. II- Os oocistos ou cistos são produzidos nas células intestinais dos felinos e eliminados nas fezes desses animais de forma imatura, sendo considerados a forma de resistência ao meio ambiente. Verdadeiro, os oocistos são a forma resistente do Toxoplasma gondii e são eliminados nas fezes dos felinos. III- A forma taquizoíta é encontrada durante a fase aguda da infecção, quando está ocorrendo alto parasitismo nos fluídos do hospedeiro. Verdadeiro, os taquizoítas são a forma ativa do parasita e estão presentes durante a fase aguda da infecção. IV- As estruturas morfológicas a serem encontradas para a realização do diagnóstico dessa parasitose independem do momento de seu ciclo biológico. Falso, o diagnóstico depende do momento do ciclo biológico, pois diferentes formas do parasita são encontradas em diferentes fases da infecção. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - I: Correta - II: Correta - III: Correta - IV: Incorreta Portanto, as sentenças I, II e III estão corretas. A alternativa correta é: B) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O método de FAUST é uma técnica simples e eficiente utilizada para a evidenciação de estruturas parasitárias, sendo viável o seu uso para análise imediatamente após o contato da amostra com o reagente específico, pois pode causar deformidade nas formas parasitárias. Com base no método de Faust, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi desenvolvido com o intuito de identificar e isolar cistos de protozoários.
II- É indicado como método padrão ouro para identificação de Schistossoma mansoni.
III- Possibilita a flutuação das formas parasitárias leves e a sedimentação dos artefatos.
IV- Para amostras sem conservantes utiliza-se uma solução de sulfato de zinco a 1,18 g/ml.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A ação dos parasitos começa muitas vezes com os mecanismos que permitem invadir ou ocupar um nicho ecológico no organismo do hospedeiro. A penetração pode ser passiva ou ativa. Além disso, os parasitas apresentam também diversos mecanismos passíveis de agredir o hospedeiro. Com base nos mecanismos de agressão dos parasitas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A ação espoliativa se dá quando o parasita espolia retira nutrientes do hospedeiro.
II- A ação tóxica se dá quando os produtos do metabolismo do parasito são tóxicos para o hospedeiro.
III- A anoxia se dá quando ocorre grande consumo de oxigênio pelo parasito nas hemácias.
IV- A ação imunogênica deve-se à presença constante do parasita que não produz lesão traumática, mas irrita o local parasitado com seu corpo.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A fase pré-analítica abrange os procedimentos antes da execução dos testes laboratoriais, sendo eles a requisição, o cadastro de clientes e exames, a coleta, o transporte de amostras e o armazenamento.
Com base no armazenamento de amostras de fezes refrigeradas, assinale a alternativa CORRETA:
A Podem ficar até 48 horas em refrigeração.
B Não devem ultrapassar 12 horas em geladeiras.
C Podem ficar somente 1 hora em refrigeração.
D Não devem ultrapassar 2 horas em geladeira.

Ao ser infectada pela Giardia lamblia, uma pessoa pode desenvolver ou não sintomas. Dentre os principais sintomas clínicos detectados em uma pessoa com giardíase, destacam-se a diarreia com fezes ricas em muco, abundantes e fétidas, dores abdominais, perda de peso e náusea.
Com base no diagnóstico laboratorial realizado para Giardia lamblia, analise as sentenças a seguir: I- As fezes formadas fornecem a visualização de cistos de Giardia lamblia. II- Amostras diarreicas permitem a detecção de trofozoítos, os quais podem ser observados pelo método direto. III- A presença de trofozoítos está intimamente relacionada com os sintomas apresentados pelo paciente. IV- Os trofozoítos permanecem viáveis durante longo período na amostra. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A toxocaríase em humanos é causada pela infecção com larvas de Toxocara spp., que são vermes ascarídeos comuns em mamíferos. As espécies zoonóticas confirmadas incluem a lombriga do cão T. canis (presumivelmente a mais comum) e a lombriga do gato T. cati (frequência desconhecida).
Com base na toxocaríase humana e seu diagnóstico laboratorial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O diagnóstico laboratorial de toxocaríase no ser humano baseia-se na pesquisa de ovos nas fezes do paciente infectado. ( ) A metodologia de concentração de amostra de fezes empregada na toxocaríase em humanos deve ser baseada na sedimentação espontânea. ( ) Humanos com toxocaríase irão apresentar eosinofilia persistente no seu hemograma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - V - V.

O parasita Trichuris trichiura é causador da tricuriase, e esta é a terceira infecção parasitária mais comum no mundo. Estima-se que 604 a 795 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo, e seus sintomas podem ser desde os mais brandos até mais agressivos.
Com base na tricuríase e sua forma de disseminação, assinale a alternativa CORRETA:
A Ocorre pela picada de mosquitos.
B Ocorre pela via fecal-oral.
C Ocorre pelo uso de fomites.
D Ocorre pela pele.

A parasitose causada pelo Enterobius vermicularis é uma das mais comuns, e é conhecida como enterobíase. A enterobíase é mais comum em crianças em idade escolar, sendo que os parasitas podem ser facilmente transmitidos de uma criança a outra.
Com base no tipo de ciclo biológico do Enterobius vermicularis, assinale a alternativa CORRETA:
A É do tipo heteroxênico.
B É do tipo monoxênico.
C É do tipo soloxênico.
D É do tipo polixênico.

Mais conteúdos dessa disciplina