Logo Passei Direto
Buscar
Sensores são dispositivos amplamente utilizados na automação industrial que transformam variáveis físicas, como posição, velocidade, temperatura, nível, pH etc., em variáveis convenientes (unidades de engenharia). Se estas são elétricas, a informação pode ser associada ou à tensão ou à corrente, sendo o segundo caso mais usual, porque implica em um receptor de baixa impedância e, portanto, maior imunidade à captação de ruídos eletromagnéticos. Atualmente, em ambientes mais ruidosos e com distâncias maiores é amplamente utilizada a transmissão por fibras óticas.
Podemos considerar como os principais tipos de sensores industriais, EXCETO:
A - Força e pressão: leitor de código de barras.
B - Proximidade: mecânicos, ópticos, indutivos e capacitivos.
C - Temperatura: analógicos (termopares, RTDs).
D - Posição e velocidade: potenciômetros, LVDT e tacogeradores.
E- Vibração e aceleração: acelerômetros.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as opções uma a uma para identificar qual delas não se encaixa como um tipo de sensor industrial: A - Força e pressão: leitor de código de barras. - O leitor de código de barras não é um sensor de força ou pressão, mas sim um dispositivo de leitura. Portanto, essa opção parece ser a exceção. B - Proximidade: mecânicos, ópticos, indutivos e capacitivos. - Esses são tipos comuns de sensores de proximidade. C - Temperatura: analógicos (termopares, RTDs). - Termopares e RTDs são sensores de temperatura amplamente utilizados. D - Posição e velocidade: potenciômetros, LVDT e tacogeradores. - Esses dispositivos são de fato utilizados para medir posição e velocidade. E - Vibração e aceleração: acelerômetros. - Acelerômetros são sensores utilizados para medir vibração e aceleração. Dessa forma, a opção que não se encaixa como um tipo de sensor industrial é: A - Força e pressão: leitor de código de barras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É um dispositivo eletrônico que é capaz de reagir a proximidade de objetos metálicos, esses dispositivos exploram o princípio da impedância de uma bobina, que ao conduzir uma corrente alternada tem esta alterada quando um objeto metálico ou corrente elétrica é posicionado dentro do fluxo do campo magnético radiante, o objeto absorve parte do campo magnético e essa variação é detectada pelo circuito do sensor que produz um sinal de saída, podendo ser a atuação de um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou de corrente (saída analógica).
Estamos falando de:
A) chaves fim de curso;
B) ultrassom;
C) ópticos;
D) indutivos;
E) capacitivos.

Este sensor não necessita de contato mecânico com o objeto para executar uma ação, pois o seu interruptor opera sob o princípio pode utilizar luz visível ao olho humano, como também luz não visível. Seu princípio de funcionamento é baseado num circuito gerador de luz num emissor e detecta essa luz no receptor.
Estamos falando de:
A) chaves fim de curso;
B) ultrassom;
C) ópticos;
D) indutivos;
E) capacitivos.

As organizações parametrizam suas operações de manufatura e sistemas de produção em função das particularidades de seus produtos. Desta forma é interessante reconhecer que há certos parâmetros que são influenciadores na determinação de como os produtos são manufaturados.
As alternativas a seguir apresentam parâmetros chave para produção, EXCETO:
A) Engenhosidade da montagem do produto.
B) Complexidade de partes individuais.
C) Custo de pessoal envolvido.
D) Quantidade do produto.
E) Variedade do produto.

Avalie as afirmacoes a seguir sobre automação flexível.
É correto o que se afirma em:
I. É capaz de produzir uma variedade de produtos com vantagem de perder tempo nas trocas de um produto para outro. O sistema é incapaz de produzir várias combinações e sequências de produtos em vez de exigir que eles sejam feitos em lotes.
II. Caracteriza-se pelo baixo investimento, produção contínua para uma variedade de tipos de produtos, produção baixa e pouca flexibilidade para absorver variações de projetos do produto.
III. Diferencia-se da Automação programável pela capacidade de mudança de programação sem perda de tempo de produção e de trocar a propagação física da máquina sem perda de tempo.
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I, II e III.
D) II e III, apenas.
E) I e II, apenas.

Leia o texto a seguir: O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral. O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso. Nas eleições de 2016, estavam aptos a votar, 46.305.957 eleitores por meio da identificação biométrica (32,13% do eleitorado total de 144.088.912) em 1.541 municípios (27,67% do total, de 5.568).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I Aplicações da biometria vem ocupando lugar de destaque nos últimos anos, alavancada pela melhoria dos sistemas biométricos. Cada dispositivo lê a informação, como por exemplo a digitalização da impressão digital e converte em dado digital que é comparada com um banco de dados previamente armazenado, do indivíduo.
II. Sistemas de autenticação por biometria estão disponíveis atualmente em computadores pessoais portáteis (notebook) entre outros equipamentos, como terminais de venda, acesso a clubes e empresas entre outras aplicações que utilizam biometria.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Para a aplicação da lei das tensões de Kirchhoff, faz-se necessário adotar alguns procedimentos que são descritos a seguir: I. Atribuir sentidos arbitrários para as correntes em todos os ramos e polarizar as fontes de força eletromotriz com positivo sempre na placa maior da fonte; II. Polarizar as quedas de tensão nos resistores usando a convenção de elemento passivo e sentido convencional de corrente elétrica. Isto equivale a colocar a polaridade positiva da queda de tensão no resistor no terminal por onde a corrente entra no mesmo; III. Montar a equação percorrendo a malha e somando algebricamente as tensões. O sinal da tensão corresponde ao sinal da polaridade pela qual se ingressa no componente, independentemente do sentido da corrente elétrica.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) II, apenas.
C) I, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I e III, apenas.

Uma carga puntiforme de 5.10 C, está fixa no vácuo e gera um campo elétrico a sua volta. Considere k = 9.10 N.m /C e adote como referencial o infinito.
Assinale a alternativa que apresenta o potencial elétrico de um ponto situado a uma distância de 50 cm desta carga:
A) 9000 V
B) 900 V
C) 90 V
D) 9 V
E) 0,9 V

A resistência tem um símbolo gráfico e uma abreviação, utilizando a letra grega Ômega (Ω), e sua unidade de medida é o Ohms. É um material constituído por metal que é condutor de eletricidade e tem sua resistência constituída fundamentalmente por importantes fatores, EXCETO:
A) Material
B) Comprimento
C) Preço do metro quadrado
D) Temperatura à que está submetido
E) Área do corte transversal do condutor

O Multímetro é um equipamento destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Possui ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os aparelhos mais utilizados na pesquisa de defeitos em equipamentos eletroeletrônicos devido à sua simplicidade de uso e portabilidade. Este equipamento possui diversos instrumentos de medidas elétricas em um único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro, por padrão, e as funções capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outras, como opcionais conforme o fabricante do equipamento disponibilizar.
Com este aparelho pode-se medir grandezas elétricas, EXCETO:
A) Capacitância.
B) Temperatura.
C) Frequência.
D) Distância.
E) Tensão.

Mais conteúdos dessa disciplina