Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A Erythroxylon coca é uma planta encontrada na América Central e América do Sul. Essas folhas são utilizadas, pelo povo andino, para mascar ou como componente de chás, com a função de aliviar os sintomas decorrentes das grandes altitudes. Entretanto, uma substância alcaloide que constitui cerca de 10% desta parte da planta, chamada benzoilmetilecgonina, é capaz de provocar sérios problemas de saúde e também sociais.
Com relação às características toxicológicas da cocaína (COC), assinale a alternativa CORRETA:
A As cardiomiopatias raramente acometem os usuários de COC, normalmente estão relacionadas ao uso de outras drogas, como as catinonas.
B Os principais produtos de biotransformação da COC são o éster metilecgonina e a benzoilecgonina.
C O uso de oxi associado à ingestão de álcool pode ser demonstrado por análise toxicológica por meio da pesquisa da cocaetileno.
D O uso de COC concomitantemente ao etanol forma um produto de biotransformação farmacologicamente inativo que é a norcocaína.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação às características toxicológicas da cocaína (COC): A) As cardiomiopatias raramente acometem os usuários de COC, normalmente estão relacionadas ao uso de outras drogas, como as catinonas. - Esta afirmação não é correta, pois a cocaína pode, sim, causar cardiomiopatias. B) Os principais produtos de biotransformação da COC são o éster metilecgonina e a benzoilecgonina. - Esta afirmação está incorreta, pois os principais produtos de biotransformação da cocaína são a benzoilecgonina e a ecgonina, não o éster metilecgonina. C) O uso de oxi associado à ingestão de álcool pode ser demonstrado por análise toxicológica por meio da pesquisa da cocaetileno. - Esta afirmação é correta. O cocaetileno é um metabólito formado quando a cocaína é usada em conjunto com o álcool, e pode ser detectado em análises toxicológicas. D) O uso de COC concomitantemente ao etanol forma um produto de biotransformação farmacologicamente inativo que é a norcocaína. - Esta afirmação é incorreta, pois a norcocaína não é um produto inativo e pode ter efeitos farmacológicos. Portanto, a alternativa correta é: C) O uso de oxi associado à ingestão de álcool pode ser demonstrado por análise toxicológica por meio da pesquisa da cocaetileno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Droga, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. Dependendo do seu feito e local de atuação, podem ser divididas em classes (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014). Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) São drogas perturbadoras do SNC, atuam alterando a atividade do cérebro, fazendo com que o indivíduo passe a perceber as coisas deformadas.
( ) São drogas depressoras do SNC, utilizadas na clínica para insônia e ansiedade, porém utilizadas também de forma ilícita, para obtenção de euforia e bem-estar.
( ) São drogas estimulantes do SNC, utilizadas principalmente por motoristas e estudantes com o objetivo de aumentar o desempenho.
A III - II - I.
B I - II - III.
C II - III - I.
D III - I - II.

O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos positivos para o usuário, como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizados por muito tempo (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Necessidade de quantidades, progressivamente, maiores da substância para obter a intoxicação ou o efeito desejado.
( ) É caracterizada por: comportamento compulsivo para a busca e o consumo da droga, perda do controle em limitar o consumo, ocorrência de um estado emocional negativo (disforia, ansiedade, irritabilidade) quando o acesso à droga é negado.
( ) A mesma substância (ou outra, estreitamente, relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas.
A I - III - II.
B II - III - I.
C I - II - III.
D III - II - I.

Os medicamentos opioides são medicamentos prescritos para o tratamento e alívio da dor, por essa razão são chamados de analgésicos (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tem como sintomas principais: lacrimejamento, rinorreia, bocejos excessivos e transpiração intensa.
( ) Doses cada vez maiores são necessárias para conseguir euforia e bem-estar.
( ) Tem como principal característica a síndrome de abstinência.
A I - II - III.
B III - I - II.
C I - III - II.
D III - II - I.

As drogas depressoras diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem seu funcionamento, o que significa que as pessoas que fazem uso desse tipo de droga ficam “desligadas”, “devagar”, desinteressadas das coisas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico que é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor inibidor do cérebro.
II- A ativação desse receptor promove a abertura dos poros, permitindo a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Drogas estimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro. Com essa hiperexcitabilidade, aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- São consideradas drogas estimuladoras do SNC toda substância usada, voluntariamente, com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia e sensação de aumento das capacidades física e mental.
II- São substâncias que atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As drogas depressoras do SNC atuam no receptor GABAérgico, alterando a sinalização do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA), o qual é amplamente distribuído no córtex, cerebelo, estruturas límbicas e em áreas envolvidas em processos emocionais, cognitivos e para a produção da convulsão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O receptor GABAérgico é responsável por mediar os efeitos do GABA, o principal neurotransmissor excitatório do cérebro.
( ) O GABA é o ligante endógeno que causa a abertura dos receptores GABAérgicos.
( ) A ativação do receptor permite a entrada de íons cloreto no interior da célula, os quais promovem a hiperpolarização da membrana, inibindo a excitação celular.
A F - F - V.
B V - V - V.
C V - F - F.
D F - V - V.

Muitas drogas, quando consumidas repetidamente, dão origem ao fenômeno da tolerância, ou seja, ocorre diminuição do efeito ou se torna necessário um aumento da dose para se alcançar o mesmo grau de efeito (OGA; CAMARGO; BATISTUZZO, 2014).
Sobre os tipos de tolerância, assinale a alternativa CORRETA:
A Tolerância farmacodinâmica aguda refere-se à necessidade de doses maiores de drogas no sítio de ação para obtenção de efeito de mesma intensidade e duração em comparação aos obtidos originalmente.
B Tolerância farmacodinâmica refere-se às ocasiões em que pequenas doses já são suficientes para alcançar os efeitos desejados.
C Tolerância farmacocinética refere-se às ocasiões em que é necessário administrar doses menores e repetidas para manter a concentração eficaz da droga no sangue e no cérebro pelo mesmo período.
D Tolerância inata ou natural refere-se às ocasiões em que o organismo do indivíduo já nasce com um potencial de tolerância predeterminado.

Nem todos os usuários de drogas de abuso se tornam dependentes. Há uma grande diferença entre o usuário e o dependente. Indivíduos escolhem começar a usar drogas pelos mais diferentes motivos, e, no início, essa é uma decisão voluntária. A transição do consumo controlado para a dependência é composta por fases.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A primeira fase, de contato esporádico e recreacional com a droga, na qual o indivíduo gosta dos efeitos dela, representa um processo de aprendizagem da recompensa que a droga proporciona.
II- Na segunda fase, mais intensa e com o aumento da frequência de contato, o uso escalonado da droga ocorre em alguns indivíduos que apresentam alterações neuroquímicas e funcionais específicas.
III- Na terceira fase, há a perda do controle do uso e a ausência da droga passa a ser deplorável e insustentável.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina