Buscar

Qual a principal diferença entre cal hidráulica e hidratada?

Há uma certa procimidade de conceitos quanto cal hidráulica e hidratada, porém gostaria de saber o que as diferem, realmente. É talvez somente alguma propriedade? Ou somente o fato de cal hidráulica reagir bem com água e a hadratada não? 

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A cal hidratada é a cal que sofre processo de extinção, ou seja, a sua massa se endurece com o ar.  A diferença entre essas duas cais é que a cal hidráulica não se dissolve com a água, devido a quantidade de materiais argilosos em sua estrutura, o que não ocorre com a cal aérea. A cal hidráulica possui grande quantidade de argila em sua composição e como a argila é conhecida como um material que possui alta umidade, a água não consegue penetrar na estrutura da mesma pois ela já está com o máximo de água que pode absorver. O mesmo não acontece com a cal aérea, que é composta basicamente por areia. A areia não possui água em sua estrutura e com isso qualquer quantidade adicionada de água é absorvida pela areia da cal. Além disso, a cal hidratada é de grande importância, em especial para a construção civil, onde seu uso é grande.

7
Dislike0
User badge image

Lucasz Zorzetto

Cal hidratada é a cal aérea que passou pelo processo de extinção. A cal aérea, depois de ser extinta (misturada com água), torna-se uma massa
que endurece com o ar, o mesmo não acontecendo na sua ausência.
Porém, depois de endurecida, dentro de água renovada, dissolve-se aos
poucos (1,3 g. de cal por litro d’água).
A principal diferença entre a cal aérea e a cal hidráulica é que a hidráulica depois de
endurecida pela ação da água, não se dissolve na presença da mesma, pois possui teores de materiais argilosos na rocha calcária bem maior do que a cal aérea.

23
Dislike3
User badge image

paulo Lima

vlw
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais