Logo Passei Direto
Buscar
O desenvolvimento sustentável tem dimensões ambientais, econômicas, sociais, políticas e culturais, o que necessariamente traduz várias preocupações: com o presente e o futuro das pessoas, com a produção e o consumo de bens e serviços; com as necessidades básicas de subsistência, com os recursos naturais e o equilíbrio ecossistêmico; com as práticas decisórias e a distribuição do poder e com os valores pessoais e a cultura.
De acordo com desenvolvimento sustentável. Analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
II. O desenvolvimento sustentável é capaz de atender ás necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras.
III. O desenvolvimento sustentável, busca agregar o crescimento econômico com a preservação ambiental, porém não consegue diminuir a pobreza no mundo.
IV. O desenvolvimento sustentável tem como meta a preservação do ambiente de modo que as gerações futuras tenham a chance de viver bem.
a. II, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. I e III.
User badge image
Questões Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o desenvolvimento sustentável realmente requer um planejamento cuidadoso e a consciência de que os recursos naturais têm limites. II. O desenvolvimento sustentável é capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Verdadeiro, essa é uma definição clássica de desenvolvimento sustentável e está correta. III. O desenvolvimento sustentável busca agregar o crescimento econômico com a preservação ambiental, porém não consegue diminuir a pobreza no mundo. Falso, embora o desenvolvimento sustentável busque integrar crescimento econômico e preservação ambiental, ele também tem como objetivo reduzir a pobreza e promover a equidade social. Portanto, essa afirmativa é incorreta. IV. O desenvolvimento sustentável tem como meta a preservação do ambiente de modo que as gerações futuras tenham a chance de viver bem. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a preservação ambiental é uma das metas centrais do desenvolvimento sustentável. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
Analise as afirmativas a seguir.
I. É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. algumas atitudes são: evitar o consumismo desnecessário; Diminuir o desperdício de água; adquirir produtos biodegradáveis; evitar os produtos descartáveis; utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo; realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.
II. Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; preservar o meio ambiente para as próximas gerações; conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental; redução do consumo de energia; desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis; utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
III. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza.
IV. O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
a. I, e IV.
b. I, II, III
c. I, II, III , IV
d. I, III e IV.
e. II, III e IV.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I. Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais. "Se isso não for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do desenvolvimento" (Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos preparativos da Conferência Rio+20).
II. O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de que as responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela construção de um convívio equilibrado com o planeta são diferentes.
III. Na Rio-92, ficou acordado, que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem outro modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a redução dos padrões de consumo — especialmente de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
IV. A união entre meio ambiente e desenvolvimento fracassou, tendo conflitos registrados nas reuniões patrocinadas pela ONU, como na Conferência de Estocolmo, em 1972.
a. I, III, IV
b. I, II, III
c. II, III, IV
d. I, II, III, IV
e. I, IV

Os problemas socioambientais como: os processos de urbanização acelerada; o crescimento e a desigual distribuição demográfica; a redução da biodiversidade e da diversidade cultural; desertificação do solo; a contaminação tóxica dos recursos naturais; o desflorestamento, efeito estufa e a redução da camada de ozônio, todos estes aspectos, entre outros, têm impactado a opinião pública mundial e atraído atenção para uma realidade.
De acordo com os problemas sócios ambientais, analise as afirmativas.
I Os problemas ambientais no Brasil afetam a qualidade de vida da população, aumentando assim os riscos de doenças respiratórias.
II A intensificação dos problemas ambientais despertou a necessidade de uma conscientização ecológica em escala global.
III As conferências internacionais tem como objetivo de promover possíveis atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente.
IV Na atualidade, os analistas da problemática ambiental têm reconhecido que pobreza e ecologia são realidades interdependentes, que precisam ser compreendidas e abordadas de forma integrada, na busca de um equacionamento mais adequado.
a. I, II, III e IV.
b. I, II, e IV.
c. I, II, e III
d. I e II.
e. II, III e IV.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, no ano 1992, ficou conhecido como ECO-92 ou Rio-92, o evento fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados, e elaborou documentos importantes que continuam sendo referência para as discussões ambientais.
Os itens corretos são:
I Nesta conferência foram agregados os componentes econômicos, ambientais e sociais, para que garantisse a sustentabilidade do desenvolvimento.
II O maior evento internacional, jamais sediado no país, a Rio-92 participaram 50 estados; 09 agências especializadas (como OIT, GATT, Banco Mundial, FMI); 20 organizações intergovernamentais (como OEA, BID, OECD, SELA) e um expressivo número de organizações não-governamentais. No segmento de cúpula da conferência.
III Durante a Conferência do Rio foram finalizados os principais documentos por ela aprovados: a Agenda 21 e a Declaração de Princípios sobre Florestas.
IV a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza.
a. I, III e IV.
b. III e IV.
c. I, II e IV.
d. II, III, e IV.
e. III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina