Logo Passei Direto
Buscar
A teoria do desenvolvimento desigual e combinado é interessante não apenas por sua contribuição à reflexão sobre o imperialismo, mas também como uma das tentativas mais significativas de romper com a ideologia do progresso linear.
A partir dessa afirmativa, podemos considerar todas as afirmativas a seguir, exceto:
a. É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas.
b. A teoria demonstra como uma forma de produção dominante exerce a sua hegemonia sobre as outras.
c. Explicita a lógica das contradições econômicas e sociais dos países do capitalismo periférico ou dominados pelo imperialismo.
d. Todos os países são ligados entre si pelo seu modo de produção e seu comércio, o capitalismo fez do mundo inteiro um só organismo econômico e político.
e. Define que, em todas as formas de sociedade, uma produção específica determina todas as outras, são as relações engendradas por ela que atribuem a todas as outras o seu lugar e a sua importância.
User badge image
ServicoSocializando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar qual delas não se alinha com a teoria do desenvolvimento desigual e combinado. a) É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas. - Esta afirmativa é contrária à teoria, que critica a ideia de progresso linear e etapas predeterminadas. b) A teoria demonstra como uma forma de produção dominante exerce a sua hegemonia sobre as outras. - Esta afirmativa está alinhada com a teoria, que discute a hegemonia de formas de produção. c) Explicita a lógica das contradições econômicas e sociais dos países do capitalismo periférico ou dominados pelo imperialismo. - Esta afirmativa também está em consonância com a teoria, que analisa as contradições nesses contextos. d) Todos os países são ligados entre si pelo seu modo de produção e seu comércio, o capitalismo fez do mundo inteiro um só organismo econômico e político. - Esta afirmativa é compatível com a teoria, que reconhece a interconexão entre os países. e) Define que, em todas as formas de sociedade, uma produção específica determina todas as outras, são as relações engendradas por ela que atribuem a todas as outras o seu lugar e a sua importância. - Esta afirmativa também se alinha com a teoria, que discute a relação entre diferentes formas de produção. Dessa forma, a alternativa que não se alinha com a teoria do desenvolvimento desigual e combinado é a) É uma concepção evolucionista que concebe o desenvolvimento histórico como uma sucessão de etapas rigidamente predeterminadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social prevê a realização de diagnóstico socioterritorial a cada quadriênio. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura de territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e suas potencialidades. Sobre o assunto, analise as afirmativas e as classifique:
A sequência está correta em:
I- A realização de diagnóstico socioterritorial requer processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
II- A realização de diagnóstico socioterritorial requer apenas a identificação da rede socioassistencial disponível no território, por isso não há necessidade de identificação de outras políticas públicas; a finalidade do diagnóstico é planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e à implantação de serviços e equipamentos necessários.
III- A realização de diagnóstico socioterritorial requer reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
IV- A estrutura do Plano de Assistência Social é composta pelo diagnóstico socioterritorial, dentre outros.
V- A realização de diagnóstico socioterritorial requer utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Consideram-se sistemas oficiais de informações apenas os oriundos de órgãos da administração pública.
a. F, V, F, V, F.
b. V, V, F, V, F.
c. F, V, V, F, V.
d. V, F, F, V, F.
e. V, F, V, V, F.

De acordo com a Resolução n. 33, de 12 de dezembro de 2012, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar os respectivos planos de assistência social a cada quatro anos, de acordo com os períodos de elaboração do Plano Plurianual (PPA). A realização de diagnóstico socioterritorial, a cada quadriênio, compõe a elaboração dos planos de assistência social em cada esfera de governo. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura de territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e suas potencialidades.
Em relação aos requisitos para realização do diagnóstico socioterritorial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I- Processo descontinuado e aleatório de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e da análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas.
II- Identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários.
III- Reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.
IV- Utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas informais de informações.
a. V, V, F, F.
b. F, V, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, V, V, F.
e. V, V, F, V.

No texto Por uma Geografia do Poder, de Claude Rafesttin (1993), introduz que “[…] o poder não é nem uma categoria espacial nem uma categoria temporal, mas está presente em toda ‘produção’ que se apoia no espaço e no tempo. O poder não é fácil de ser representado, mas é, contudo, decifrável. Falta-nos somente saber fazê-lo, ou então poderíamos sempre reconhecê-lo”.
Com a narrativa do autor, é correto afirmar que:
a. O território se forma a partir do espaço e do tempo de uma cidade.
b. O território é o lugar privilegiado para a existência das relações sociais.
c. Rodovias, canais, estradas de ferro são produções para a formação do espaço.
d. O território é a prisão original dos homens.
e. Espaço e território são objeto de estudo apenas de geógrafos, geólogos e historiadores.

A elaboração de diagnósticos sociais é imprescindível nos diversos campos das políticas sociais para qualificar a intervenção/gestão social em situação. O diagnóstico local é imprescindível devido:
São corretas:
I- À diversidade dos problemas sociais.
II- Aos diferentes arranjos institucionais.
III- À complexidade das ações.
IV- Aos diferentes tipos de demandas.
V- À incerteza dos recursos.
a. I, II, IV, V.
b. I, II, III, V.
c. I, II, III, IV.
d. III, IV, V.
e. I, II, III, IV, V.

O diagnóstico social visa à compreensão e à caracterização global de uma determinada situação-problema e na determinação da natureza e da magnitude de suas limitações e suas possibilidades. Para tanto realiza complexa coleta de dados composta de vários elementos.
Todos os elementos a seguir afirmados são corretos, exceto:
a. Os dados da situação, os fatores de ordem social, econômica e cultural.
b. Determinar as rotinas da prática previamente normatizadas pela instituição para definir as intervenções profissionais.
c. A identificação institucional, tipo de instituição: pública ou privada, finalidade, organização, recursos, relações de poder e serviços prestados à população.
d. Os cidadãos usuários, características, modos de vida e de resistência.
e. Onde o trabalho se inscreve: a Política Social que norteia a área e seu marcos normativos; organização da sociedade e os movimentos mais amplos da sociedade.

Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse para formulação de políticas sociais.
São corretas:
I - É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando nela.
II - Subsidia as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo.
III - Possibilita o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e da sociedade civil.
IV - São estabelecidos a priori nas universidades ou nas faculdades e estabelecem uma teoria geral sobre os determinantes de todos os fenômenos sociais.
V - O indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.
a. I, II, III e V.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III.
d. IV e V.
e. Todas são corretas.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias e formular políticas específicas que, implantadas, contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.
Os dados e as informações coletados serão processados na base nacional do CadÚnico, sendo atribuído um:
a. Programa de Integração Social – PIS a cada família cadastrada.
b. Número de Identificação Social – NIS a cada família cadastrada.
c. Número de Identificação Social – NIS a cada indivíduo cadastrado.
d. Programa de Integração Social – PIS a cada indivíduo cadastrado.
e. Número de Identificação e Seguridade Social – NISS a cada família cadastrada.

Mais conteúdos dessa disciplina