Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “[...] não constitui mera propriedade ou qualidade do texto em si, mas que é um fenômeno muito mais amplo, visto que [...] se constrói, em dada situação de interação, entre o texto e seus usuários, em função da atuação de uma complexa rede de fatores, de ordem linguística, cognitiva, sociocultural e interacional”. Após esta avaliação, caso queira ler este capítulo integralmente, ele está disponível em: KOCH, Ingedore V. Introdução à linguística textual. Trajetórias e grandes temas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2015, p. 12.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos das aulas e do livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, estabelecer unidade ou relação entre os elementos de um texto define o conceito de:
A coerência.
B signo.
C tradução.
D metalinguagem.
E metáfora.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base no fragmento apresentado, que fala sobre a interação entre o texto e seus usuários, e a construção de significados a partir de uma rede de fatores. A) Coerência - Refere-se à relação lógica e à unidade de sentido dentro de um texto, que é exatamente o que o fragmento sugere ao falar sobre a construção de significados em interação. B) Signo - Relaciona-se à representação de significados, mas não aborda diretamente a unidade ou relação entre os elementos de um texto. C) Tradução - Refere-se ao processo de converter um texto de uma língua para outra, não se relacionando com a construção de unidade no texto. D) Metalinguagem - Diz respeito à linguagem que fala sobre a própria linguagem, mas não se aplica diretamente ao conceito de unidade entre elementos de um texto. E) Metáfora - É uma figura de linguagem que envolve a transferência de significado, mas não se relaciona com a unidade ou coerência textual. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa no conceito de estabelecer unidade ou relação entre os elementos de um texto é: A) Coerência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: “Para Koch, os mecanismos de coesão estão divididos em dois tipos de relações: as lógico-semânticas e as discursivas (ou argumentativas)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. P. 73.
Considerando a citação e do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, as relações lógico-semânticas estabelecem relações de:
A Condição, causa, tempo, disjuntiva (ou alternativa), conformidade e modo.
B Tempo, espaço, introdução, desenvolvimento, metacomunicação.
C Repetição lexical, tempo, introdução, causa, conclusão.
D Condição, tempo, repetição, paráfrase, modo, voz.
E Conformidade, causa, repetição, introdução, conclusão.

Leia a citação a seguir: “Halliday e Hasan [...], na obra que se tornou ponto de partida sobre o assunto, apresentam um conceito de coesão baseado num critério semântico, ao afirmarem que a coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da interpretação de outro. Para eles, através da coesão, estabelecem-se relações de sentido que definem o texto como um texto, ou seja, através das relações coesivas é possível diferenciar um texto de um não-texto”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, T. S. Alexandro. Mecanismos Coesivos: um estudo sobre os professores do ensino médio. A Temática. Juiz de Fora, 2/09, p.100 -116, p. 102.
Considerando a citação acima e do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, o conceito de referência está ligado à:
A relação existente entre alguns elementos da língua que podem ser interpretados isoladamente e outros itens que não são utilizados para a distribuição de sentidos.
B relação existente entre alguns elementos da língua que não podem ser interpretados isoladamente e outros itens que são utilizados para a distribuição de sentidos.
C relação existente entre alguns elementos semânticos e que dependem da cultura do leitor e dos livros que já foram lidos por ele.
D relação existente entre todos os elementos da língua que podem ser interpretados isoladamente e outros itens que são utilizados para a distribuição de sentidos.
E relação existente entre alguns elementos do sistema fonológico e que não podem ser interpretados isoladamente.

Leia a citação: “[...] o locutor deve preocupar-se em interagir com o alocutário da forma mais completa e explícita possível para que todos os enunciados sejam, corretamente, interpretados. [...] o falante tem competência conversacional suficiente para interagir de acordo com as exigências da troca conversacional e, consequentemente, com sucesso”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: INFOPÉDIA. Princípio de [...]. Artigos de Apoio. Porto: Porto Editora, 2003-2017. .Acesso em 14 de nov. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, essa ação de ser entendido e de entender é o chamado princípio da
A da conspiração.
B da incoerência.
C da cooperação.
D da coesão.
E da discursividade.

Leia o excerto de texto a seguir: “Os textos passam a ser investigados contextualmente e são observadas condições externas ao texto (processos de interpretação, de produção e recepção textuais)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLÔRES, O. et al. (orgs.) Teorias do texto e do discurso. Canoas: ULBRA, 2006, p. 20.
Conforme o excerto acima e os conteúdos do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, esta fase de evolução da linguística textual, quando se investigam as formas dos textos e se introduz o elemento do contexto, é conhecida como:
A fase transfrástica.
B gramáticas do texto.
C teorias do texto.
D gerativismo.
E análise do discurso.

Leia o fragmento de texto: “Se é verdade que o estruturalismo saussureano, em suas origens, não postulou a interface Semântica/Pragmática, a célebre dicotomia Langue/Parole é análoga a ela, motivando variadas formas de Pragmática, como a Linguística Textual e a discursiva”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPOS, J. Os enigmas do nome. Porto Alegre: AGE, Edipucrs, 2004. p. 218.
De acordo com as considerações e o conteúdo do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, o estruturalismo saussureano entendia a linguagem humana como:
A) filosofia.
B) memória.
C) sistema.
D) organismo.
E) jogo.

Leia o fragmento de texto: "[...] refere-se à relação entre significados dos elementos da frase em sequência em um texto, de forma parcial ou entre elementos de um texto como um todo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CAMOCARDI, E. M. Estratégias de persuasão. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. p. 50.
O fragmento acima refere-se a um tipo de coerência textual, ao qual corresponde um tipo de incoerência textual. Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A Linguística Textual e a Sala de Aula, a qual tipo de incoerência textual esse fragmento corresponde?
A incoerência pragmática.
B incoerência sintática.
C incoerência semântica.
D incoerência estilística.
E incoerência lógica.

Leia a citação: “A coesão é estabelecida como encadeamento e pela manutenção temática que se divide em justaposição e conexão ou junção”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. P. 72.
A partir da citação e do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, os elementos utilizados na justaposição estabelecem relações de:
A Tempo, espaço, introdução, mudança ou quebra de assunto, metacomunicação.
B Tempo, introdução, espaço, conclusão, metacomunicação.
C De reflexão, análise, sintaxe, morfologia, pontuação.
D De crítica literária, cultura, introdução, socioconstrutivismo, interacionismo.
E De pragmática, semântica, morfossintaxe, léxico, metacomunicação.

Leia a citação: “Os gêneros emergentes nessa nova tecnologia digital são relativamente variados, mas a maioria deles tem similaridades em outros ambientes, tanto na oralidade como na escrita. Muitos desses gêneros digitais são evoluções de outros já existentes nos suportes impressos (papel), ou em vídeos (ex.: vídeos, fotografias). Porém essa tecnologia comunicativa verdadeiramente gerou novos gêneros, como por exemplo: os chats e os fóruns”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002. 220p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
De acordo com a citação e os conteúdos abordados no livro-base Linguística Textual e a sala de aula sobre a relação entre gêneros textuais e as novas tecnologias ou os novos meios de comunicação, é correto afirmar que:
A Novos gêneros são criados à medida que surgem novas tecnologias.
B Os novos gêneros digitais são textos diferenciados que não são encontrados em outras esferas.
C Os novos gêneros são adaptações e readaptações do que já existia.
D Os novos gêneros têm características específicas que não são encontrados em outros gêneros.
E Os novos gêneros restringem-se à escrita, visto que as redes sociais são em sua maioria formadas de textos escritos.

Leia o fragmento de texto. “[...] refere-se aos meios utilizados para expressar a coerência, como os conectivos, o uso de pronomes, o uso de sintagmas nominais definidos ou indefinidos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CAMOCARDI, E. M. Estratégias de persuasão. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. p. 51.
De acordo com o conteúdo estudado nas aulas e nos conteúdos do livro-base Linguística Textual e a sala de aula, a qual tipo de incoerência textual esse fragmento corresponde?
A incoerência pragmática.
B incoerência sintática.
C incoerência cognitiva.
D incoerência estilística.
E incoerência lógica.

Mais conteúdos dessa disciplina