Buscar

Homicídio no trânsito.

O agente que se embriaga por que tem tal intenção e posteriormente na direção de seu veículo atropela e mata transeunte em via pública. Respondo por culpa ou dolo eventual?

💡 3 Respostas

User badge image

Paula Lima

culpa...pois teve intenção de se embriagar
1
Dislike0
User badge image

Luiz Paulo

No caso em apreço se o agente se embriaga ciente de que de sua conduta poderá vir a ocorrer o resultado, responderá por dolo eventual. Todavia, se o agente se embriaga e tem em sua consciência a certeza de que apesar de embriagado e ciente dos riscos tem condições de evitar que o resultado esperado aconteça, agiu com culpa consciente e não animus necandi.
1
Dislike0
User badge image

Jefferson Nóbrega

Dolo eventual Nesse caso, o agente se dirige a um resultado determinado, já prevendo a possibilidade da ocorrência de um segundo resultado que não é desejado, porém assumindo o risco. Para ser caracterizado como dolo eventual não basta apenas uma conduta errada, caracterizada como imprudência. O gente deve se conformar com a possibilidade de um resultado danoso. Ao contrário de outras modalidades de dolo, no eventual não existe o elemento volitivo, ou seja, não há a vontade do agente de praticar o resultado danoso.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais