Buscar

Clausulas petreas

os direitos fundamentais, podem ser clausulas petreas implicitas? 

💡 42 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Existe a vedação do retrocesso em matérias de direitos humanos, A ideia da proibição do retrocesso legal está diretamente ligada ao pensamento do  constitucionalismo dirigente (CANOTILHO) que estabelece as tarefas de ação futura  ao Estado e à sociedade com  a finalidade de dar maior alcance aos direitos sociais e diminuir as desigualdades. Em razão disso tanto a legislação como as decisões judiciais não podem abandonar os avanços que se deram ao longo desses anos de aplicação do direito constitucional com a finalidade de concretizar os direitos fundamentais.

A tese é a mesma na área de direitos fundamentais. Houveram conquistas ao longo desses anos e essas conquistas não podem ser desconsideradas. Muitos questionam a vedação ao retrocesso social em razão de o mesmo não estar previsto expressamente na Constituição brasileira, mas como já dissemos, trata-se de princípio implícito que não pode ser ignorado e que inclusive os tribunais já vêm aplicando.

Diante o exposto acredito, que ao abordarmos os direitos fundamentais, estamos tratando de clausulas petreas implicitas.

Espero que tenha ajudado, se gostou não deixe de aprovar a resposta!

Boa Sorte!

25
Dislike3
User badge image

Paulo Oliveira

Mas para simplificar: Os direitos fundamentais, só podem evoluir, se aprofundar, melhorar. Nunca poderão retroagir, em nenhuma hipotese de acordo com esse principio constitucional implicito. Por isso considero que é uma clausula petrea implicita, porque não se pode mudar, nem por emenda constitucional.

19
Dislike1
User badge image

Alana Oliveira

Obrigada : )

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas