Buscar

O que ocorre com o elétron na passagem de uma órbita estacionária para outra?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Morais da Costa

De acordo com Niels Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo do átomo, que está em repouso, em órbitas circulares especiais chamadas de órbitas estacionárias. Esses elétrons ao receberem uma energia externa (fótons) armazenam esse quantum de energia e saltam para uma órbita mais externa. Portanto, nessa nova órbita o elétron não se encontra em equilibrio, e a sua natureza procura o estado de equilíbrio, fazendo-o salta novamente para a sua órbita original, ao retornar para a sua órbita a energia armazenada será liberada através da emissão de um fóton luminoso.

7
Dislike0
User badge image

Giulia

mt obg !! ????
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nessa situação, o elétron absorve energia, o que mudará sua posição.

Para que um elétron passar de uma órbita interna para um externo, uma energia é requerida na forma de um fóton altamente energético, (possivelmente um outro elétron). Normalmente, isso é o que acontece quando um raio gama atinge um átomo. Este é por isso que é chamado radition ionizante porque ele está interagindo com os elétrons em átomos em órbitas mais baixas (que geralmente têm mais energia).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais