Buscar

Dados de produção durante uma semana, queria saber o equivalente a um mes?

Ola tudo bem, eu estou com um problema, tenho que concluir um trabalho para a minha faculdade, o trabalho consiste em eu aplicar uma melhoria na minha empresa, eu fiz isso , e depois disso comparar os dados antes e depois da melhoria, eu tenho os dados de 1 mes trabalhando antes da melhoria e possuo de UMA SEMANA, trabalhando depois da melhoria, eu nao pude pegar dados equivalente de um mes, pois eu sai da empresa, eu gostaria de saber se nao tem alguma calculo estatistico que eu pudesse fazer uma estimativa de quantos produtos eu fabricaria em um mes, levando em quanta, quanto eu produzi em uma semana ?

💡 6 Respostas

User badge image

Rodrigo Fozatto

Uma forma simples de se chegar no valor aproximado é voce dividir os dados que voce tem pela quantidade de dias trabalhado na semana e em seguida multiplicar o valor encontrado pela quantidade de dias trabalhado no mes.

exemplo se foram produzidas 120 peças em 6 dias consideram domingo como folga temos: 120/6 = 20 peças por dia.

desconsiderando os 4 domingos temos 26 dias trabalhados no mes 26*20 = 520 peças no mes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Quando trabalhamos com dados estatísticos, é comum trabalharmos com medidas de tempo em cima das métricas, como por exemplo estimar as vendas por semana de algum produto ou produção média mensal de determinada máquina. Neste caso, onde possuímos dois intervalos de tempo diferentes, o melhor a ser feito é encontrar uma base normal de comparação para os mesmos.

---

Em estatística, quando falamos em comparação de desempenhos dada alguma melhoria esperada, temos o que chamamos de Teste de Hipótese. Comercialmente, ele é conhecido como teste AB. Neste teste, você possui informações de desempenho, como taxa de conversão de clientes em um site, para um período anterior e posterior a aplicação do teste. Você toma como hipótese nula do teste o fato de nada ter mudado, e caso você encontre que essa hipótese é falsa, você consegue afirmar que as suas mudanças tiveram efeito real, com determinado nível de significância estatística.

---

É a partir do nível de significância \(\alpha\) que se define o período mínimo (ou quantidade mínima de observações) de comparação com o "dado histórico" que você possui, e esse cálculo é feito a partir de:


\[n = \left( \dfrac{Z_{\alpha/2} \cdot \sigma}{E}\right)^2\]

Sendo, \(Z_{\alpha/2}\) o z-score relacionado com o nível de significancia que se quer, \(\sigma\) o desvio padrão e \(E\) o erro de medição, que também pode ser interpretado como a diferença de valores médios entre as duas amostras.

Assim, defina o n mínimo como 7 por exemplo, ou 1 caso queira trabalhar com semanas, e verifique quais dos valores te retorna o melhor nível de significância para os seus dados, para então aplicar o teste de hipótese.

---

Sendo assim, se pode aplicar um teste de hipótese aos seus dados, estimando o melhor nível de significância para o seu teste de acordo com a quantidade de observações fixada. Quanto maior o nível de significância, maior é a sua certeza quanto a efetividade do resultado de melhoria, mas para o seu caso em específico isso deve ser o suficiente para ajudar a concluir o seu trabalho com qualidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais