Buscar

Explique por que a medida que o sangue se afasta do coração pelos vasos até encontrar os capilares, pressão diminui, enquanto a velocidade aumenta.

Explique por que a medida que o sangue se afasta do coração pelos vasos até encontrar os capilares, a energia potencial do sangue (pressão) diminui, enquanto a energia cinética (velocidade) aumenta.

💡 5 Respostas

User badge image

Larissa Cristine

  • A medida que o sangue se afasta do coração a pressão e a velocidade diminuem. Ao nível dos capilares atinge os valores mínimos, o que permite a troca de matérias. Esses valores, no entanto não podem diminuir mais, pois o regresso do sangue poderia ficar comprometido. Para evitar essa situação existe válvulas venosas ao nível das veias; os músculos circundantes se contraem-se.
3
Dislike1
User badge image

Estudante PD

Alguém tem a AV2 de Alessa?
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos em Fisiologia Humana.


A velocidade e pressão diminuem à medida que o sangue se afasta do coração. Ao nível dos capilares atingem os valores mínimos, o que permite a troca de matérias. Entretanto, esses valores não podem diminuir exageradamente, pois o regresso do sangue poderia ficar comprometido. Para evitar essa situação existe válvulas venosas ao nível das veias; os músculos circundantes se contraem-se para o aumento da velocidade.


Portanto, o mecanismo diminui a velocidade por instantes afim de estabelecer a troca de matérias e então a pressão aumenta para continuar a circulação do sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais