Buscar

Esquematize a mitose de uma célula 2n=4, na anáfase

💡 2 Respostas

User badge image

Margarida m

A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomosduplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas. As cromátides irmãs são levadas para os pólos opostos da célula à medida que os microtúbulos se encurtam. A partir do momento que as cromátides irmãs foram separadas, elas passam a se chamar cromossomos. Esse movimento duplo separa os grupos de cromossomos em distintos espaços dentro da célula em divisão.

 

Assim que os cromossomos se separam, eles começam se descondensar em uma rede de fibras de cromatina, e há a reconstituição das organelas que se desorganizaram no início da divisão celular. Esse é o início da fase chamada de telófase, a última fase da divisão celular.

Com pouca frequência, ambas as cromátides de um cromossomo duplicado podem ligar-se aos microtúbulos de um mesmo pólo e migrarem juntas, para este mesmo pólo. Esse processo, que acarreta um erro na distribuição dos cromossomos entre as células filhas é chamado de não-disjunção. Uma das células filhas fica com mais cromossomos que a outra.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biologia.


Na mitose, o processo de divisão produz duas células-filhas idênticas com o mesmo código genético a partir de uma única célula mãe. Por sua vez, na meiose tem-se uma divisão reducional, isto é, ocorre duas fissões do núcleo e são produzidas quatro células sexuais cada uma com metade da quantidade de cromossomos da célula inicial.


Na anáfase, tem-se o encurtamento das fibras do fuso e a separação das cromátides-irmãs para polos opostos. A figura abaixo esquematiza tal processo:

Fonte: https://pontobiologia.com.br/mitose-entenda-divisao-celular/. Acesso 16 mar. 2019.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais