Buscar

A explicação, embaixada brasileira por ex. nos EUA, território brasileiro ou americano?

Gostaria da explicação concreta sobre embaixada brasileira por ex : nos EUA , terriório brasileiro ou americano?

💡 8 Respostas

User badge image

Wisley Menezes

prerrogativa de terreno ocupado por embaixada é apenas em face acordo diplomático. A posse é temporária, ou seja enquanto os países mantiverem acordo diplomático. Cessando o acordo, o consulado instalado no pais, deve encerrar suas atividades e devolver a cessao de posse para o pais dono do territorio. Sendo assim, a permanência deste ou daquele consulado no pais não lhe da direito de propriedade territorial.

4
Dislike0
User badge image

Vinicius Gomes

A embaixada brasileira no exterior é território nacional, da mesma for ma que, por exemplo, a embaixada americana no Brasil é território norte-americano. Isso se dá pelo Princípio da Territoraliedade.

1
Dislike2
User badge image

Samuel Ramos Alves

Não são territórios nacionais fisicamente. Têm prerrogativas EXTRATERRITORIAIS  de soberania do Estado a que se remetem.

Esse é um daqueles mitos que ninguém explica direito de onde surgiu e a mídia perpetua erroneamente. Consulado não é território de outro país. Mesmo porque a maior parte dos consulados é alugada. E mais: imagine que os EUA tenham quatro consulados no Brasil, cada um com 25 mil mestros quadrados e que o Brasil tenha sete consulados nos EUA, cada qual com 20 mil metros quadrados (estou chutando os números). Os EUA teriam "dado" 140 mil metros quadrados ao Brasil e o Brasil teria dado 100 mil metros quadrados aos EUA. Os EUA teriam perdido 40 mil metros quadrados de seu território! E de um terreno muito mais valioso.

O que existe é a chamada inviolabilidade diplomática, que nada tem a ver com a propriedade do território. Inviolabilidade diplomática significa apenas que "eu não invado o seu escritório aqui no meu país se você não invadir o meu aí no seu país. Eu não espiono o seu se você não espionar o meu. Eu deixo você aplicar suas leis no seu consulado se você me deixar aplicar minhas leis no meu consulado em seu pais" e assim vai. Funciona baseado na reciprocidade entre os países. Inviolabilidade diplomática significa apenas que os representantes diplomáticos, os documentos diplomáticos e a propriedade ocupada pela representação diplomática (incluindo as consulares) não serão violados se o outro país estender tal cortesia aos diplomatas, documentos e propriedades ocupadas pelo país hospedeiro em seu próprio território. Não tem nada a ver com territorialidade. Novamente: consulado nao é território de outra país no país hospedeiro. Isso é mito.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais