Logo Passei Direto
Buscar
Na contemporaneidade, o conceito de família consiste em qualquer grupo de pessoas que convivem juntas, independendo de sua constituição, mas que tenham um passado ou futuro comuns, mesmo que de curta duração. No passado, as famílias se organizaram e tiveram conceitos diferentes, as mudanças ocorreram ao longo do desenvolvimento da sociedade.
Sobre a origem e história da família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo família possui origem no latim fâmulos, que significa agregados, doméstico, mais precisamente ao empregado de um senhor.
( ) Os povos nômades se organizavam na estrutura matriarcal, o conhecimento sobre a produtividade era restrito e a alimentação obtida da natureza.
( ) A igreja estabeleceu padrões de moralidade e conservação da ordem social, transformando a família numa instituição matrimonializada.
( ) A estrutura familiar consiste no privilégio único da espécie humana, sendo que somente estes constituem família na descendência das tradições.
A V - V - F - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - F.
D V - V - F - F.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a origem e história da família: ( ) O termo família possui origem no latim fâmulos, que significa agregados, doméstico, mais precisamente ao empregado de um senhor. É verdadeira. O termo "família" realmente tem raízes no latim, relacionado a "fâmulos", que se referia a servos ou agregados de uma casa. ( ) Os povos nômades se organizavam na estrutura matriarcal, o conhecimento sobre a produtividade era restrito e a alimentação obtida da natureza. É falsa. Embora existam sociedades matriarcais, muitos povos nômades se organizavam de forma patriarcal, e a alimentação obtida da natureza não era necessariamente restrita, pois eles tinham um conhecimento amplo sobre os recursos disponíveis. ( ) A igreja estabeleceu padrões de moralidade e conservação da ordem social, transformando a família numa instituição matrimonializada. É verdadeira. A igreja teve um papel significativo na formalização da família como uma instituição matrimonial, promovendo padrões de moralidade e normas sociais. ( ) A estrutura familiar consiste no privilégio único da espécie humana, sendo que somente estes constituem família na descendência das tradições. É falsa. Embora a estrutura familiar seja complexa e variada entre os humanos, outras espécies também formam grupos sociais e estruturas familiares, não sendo um privilégio exclusivo da espécie humana. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra A) V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No contexto da sociedade, historicamente encontramos relatos que a organização da família teve o seu início de forma nômade, não existindo conhecimento no manejo da terra, de forma que os alimentos eram produtos diretos da natureza. A figura feminina tinha a função de procriação acompanhada de responsabilidade bem específica. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Através do conhecimento, o Estado não pode abster-se de suas responsabilidades e o compromisso de intervenção na relações familiares, mesmo assim, não buscou estabelecer padrões de moralidade para a ordem social.
B Historicamente, a maternidade vem acompanhada de obrigações atribuídas à figura da mulher, no entanto, até a biologia nos mostra que existem animais em que o cuidado com a prole não é responsabilidade da fêmea, mas do macho.
C Na natureza, os animais passam a desenvolver a questão da união entre sua espécie, mas não buscam cuidar um do outro.
D Ao longo da história, a família se apoderou de um falso conceito sacralizado por estar alicerçado na base da sociedade.

Os filhos são escolhas individuais ou conjugais entre os pares, assumindo uma posição afetiva aceita no restante da família. Assim, a responsabilidade e o planejamento familiar são questões preocupantes na atualidade, porque envolvem seres que necessitam do seu desenvolvimento de atendimento específico.
Desta forma, os filhos podem ocupar quatro dimensões: afetivas, instrumental, estatutária e expressiva, com funções e razões específicas. Sobre essas dimensões, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dimensão afetiva.
II- Dimensão instrumental.
III- Dimensão estatutária.
IV- Dimensão expressiva.
( ) Os filhos como continuidade da família, realização da mulher e realizadores dos sonhos projetados pelos pais.
( ) Os filhos ajudam em casa, nas questões financeiras e também na velhice dos pais.
( ) Os filhos como possibilidade de aprendizado e diversão dos pais, ao mesmo tempo que desprendem cuidados.
( ) Os filhos como fonte de alegria, amor para toda a vida e para a família, considerados como um sinal de amor entre os pais.

Ao falarmos de família, hoje, temos uma dimensão ampliada sobre determinados conceitos, pois dependendo de sua estrutura podem existir vários significados, conforme o que se pretende compreender. A noção de família tradicional representa, nesse contexto, um desafio para a compreensão das diferentes formas pelas quais a interação familiar ocorre nos grupos humanos.
Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Família é um grupo composto por pessoas conectadas por laços de parentescos, com dependência financeira, morando no mesmo espaço domiciliar.
II- Não podemos considerar como composição de família uma pessoa que reside sozinha, denominada de família unipessoal.
III- No desenvolvimento da humanidade, na contemporaneidade, nos deparamos com o surgimento de novas categorias de família, que levam a uma convivência de respeito e diversidade.
IV- Dentro dessas novas configurações de família, podemos destacar a família consanguínea, que consideramos a base da família pautada na relação biológica.
V- A família consanguínea, na contemporaneidade, esta ainda bastante evidente, como no passado, onde os casamentos entre parentes e irmãos eram comum, a fim de assegurar o patrimônio da família patriarcal.
a) As sentenças II e IV e V estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e V estão corretas.

Atualmente, há discussões e um ensejo para uma consciência social quanto à justiça em igualdade de gênero, em que as pessoas tenham o direito e consigam realizar seus sonhos e desejos. Desta forma, surgiram algumas terminações para darem conta das singularidades que norteiam as denominações da transversalidade.
Sobre as terminologias da transversalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cisgênero consiste nos indivíduos que não aceitam o sexo do nascimento.
( ) Assexual são os indivíduos que não sentem atração por pessoas de qualquer gênero.
( ) Identidade de gênero consiste no tipo de gênero que o indivíduo se identifica.
( ) Orientação sexual são indivíduos que foram induzidos na adolescência por um tipo de gênero.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

Pensando no trabalho profissional do assistente social, é possível afirmar que o profissional intervém diretamente no ambiente familiar. Na atualidade, há várias maneiras de se trabalhar com famílias, haja vista sua heterogeneidade e complexidade.
Levando em conta o trabalho com as famílias, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se sempre pensar na nossa família, para que possamos atender a outras famílias.
II- As famílias são espaços de convívio e de confronto entre gêneros e gerações.
III- As famílias podem ou não ser um lugar seguro para se crescer, isso em todos os segmentos sociais.
IV- Para trabalhar com a família, é importante levar em consideração que este espaço sempre é marcado por conflitos e violência.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

As configurações de família vem acompanhando a evolução dos tempos, sendo que as famílias tradicionais do século passado vêm sendo substituídas pelas novas configurações de família.
Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na configuração de família punaluana, os casamentos só acontecem por conveniência familiar.
II- Na configuração de família sindiásmica, a questão da infidelidade é uma atribuição permitida apenas aos homens.
III- Na configuração de família monogâmica, o matrimônio aparece como fundamental.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

A família possui características peculiares no que diz respeito à diminuição de número de casamento e de filhos, possibilitando cada vez mais o número de divórcios. No contexto da sociedade, percebemos o quanto isto está em evidência, os indivíduos estão contraindo menos matrimônio e se separando mais, em contrapartida, os relacionamentos sem vínculos formais tendem a aumentar.
Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir.
I- Compreendemos que o casamento não caracteriza atributos que contribuirão para um relacionamento equilibrado, os quais são: paixão, amor, afinidade.
II- O relacionamento conjugal passa por momentos de instabilidade, é quando o casal opta de forma madura pela dissolução e se apresentam os três momentos específicos: o antes, o durante e o depois, em todo o processo.
III- As dissoluções ou separações seguem uma linha conectada à ausência de afinidade e organização, porém são situações que não chegam a causar desconforto no meio familiar.
IV- Alguns autores afirmam que o processo de separação usualmente é similar a qualquer outro processo, interferindo de forma leve no contexto familiar.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Reconhecemos que, no contexto histórico da espécie humana, nos deparamos com momentos bastante fragilizados no que se refere à questão do relacionamento sexual entre relações de afinidade e parentesco. Essa prática, nos moldes da época, não era condenada, pois beneficiava a reprodução da espécie dando continuidade aos hábitos e costumes do grupo. Com relação às categorias de família, assinale a alternativa CORRETA:
A A configuração de família monogâmica se consolida numa unidade social sólida, em que as atribuições da figura feminina são caracterizadas pela submissão sem se importar com a continuação do grupo familiar.
B A família consanguínea, na contemporaneidade, vê a relação de ciúme e incesto como uma questão diretamente moral.
C Na família sindiásmica, o casamento passou a não ser mais caracterizado pelo poder e submissão.
D A família punaluana, que não substitui a família consanguínea, vê com cautela todo relacionamento entre parentes.

No processo de desenvolvimento da sociedade, novas formas de pensar, viver, agir e de se relacionar entre as pessoas configura uma forma moderna e atual de evolução de nossa espécie. Na sociedade, temos que nos relacionar de forma coerente e respeitosa diante de múltiplas formas de configuração, objetivando assim uma boa convivência para o bem e a felicidade da família.
Desta forma, analise as sentenças a seguir:
I- Na configuração de família punaluana, que não consideramos similar à família consanguínea, por um período, os casamentos foram sendo desautorizados, e tudo seguia pela mulher sua descendência.
II- A união, os casamentos entre a consanguinidade reta vêm se tornando uma prática aceitável, porém percebe-se que a prática sexual entre outras configurações passa a ser questionável para garantir o bem comum.
III- A família sindiásmica configura-se na organização de grupo, em que predomina a figura masculina com mais de uma esposa, mas apenas uma que regula e gerencia a relação.
IV- Na configuração monogâmica, a família passa a se consolidar numa unidade forte, com a figura da mulher respeitada e privilegiada e sua principal característica é a divisão de bens entre sua descendência.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.