Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
O texto 3 mostra exemplos de emprego correto do “a” com acento grave indicativo da crase – “diz respeito à sua vida profissional”.
A frase abaixo em que o emprego do acento grave da crase é corretamente empregado é:
(A) o texto do horóscopo veio escrito à lápis;
(B) começaram à chorar assim que leram as previsões;
(C) o horóscopo dizia à cada leitora o que devia fazer;
(D) o leitor estava à procura de seu destino;
(E) o astrólogo previa o futuro passo à passo.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a frase em que o uso do acento grave indicativo da crase está correto, precisamos lembrar que a crase ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo "a(s)". Vamos analisar cada alternativa: (A) "o texto do horóscopo veio escrito à lápis" - Incorreto. O correto seria "a lápis", pois "lápis" é um substantivo masculino e não exige crase. (B) "começaram à chorar assim que leram as previsões" - Incorreto. O correto seria "a chorar", pois não há artigo antes do verbo "chorar". (C) "o horóscopo dizia à cada leitora o que devia fazer" - Incorreto. O correto seria "a cada leitora", pois "cada" não exige crase. (D) "o leitor estava à procura de seu destino" - Correto. A expressão "à procura" é uma locução prepositiva que exige crase. (E) "o astrólogo previa o futuro passo à passo" - Incorreto. A expressão "passo a passo" não leva crase. Portanto, a alternativa correta é: (D) o leitor estava à procura de seu destino.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em todas as opções a seguir foram sublinhadas orações. Indique aquela que tem seu valor semântico corretamente indicado.
A “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / consequência.
A “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / consequência.
B “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos protegermos do excesso, aprendemos a não perceber muito o que está em volta, ...” / explicação.
C “Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / conclusão.
D “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.” / proporção.
E “Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda.” / causa.

“Ele era um garoto triste. Procurava estudar muito”. Esse primeiro parágrafo do texto 1 é formado por duas orações. A respeito da estrutura desse parágrafo, a afirmativa correta é:
A a segunda oração é consequência da primeira;
B a primeira oração é condição da segunda;
C as duas orações são independentes semanticamente;
D a segunda oração é explicação da primeira;
E as duas orações são interdependentes.

“Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas”. Esse segmento do texto 2 contém:
A 1 oração;
B 2 orações;
C 3 orações;
D 4 orações;
E 5 orações.

Todos os itens abaixo são períodos compostos por duas orações, separadas por um sinal de pontuação; o item em que a inclusão de um conectivo entre essas duas orações foi feita de forma adequada ao sentido original é:
A) Todos julgam segundo a aparência, ninguém julga segundo a essência / Todos julgam segundo a aparência, embora ninguém julgue segundo a essência;
B) O amor vence tudo, cedamos nós também ao amor / O amor vence tudo, por isso cedamos nós também ao amor;
C) Deus fez o amor, o homem fez o ato sexual / Deus fez o amor à medida que o homem fez o ato sexual;
D) O amor é um grande mestre, ensina de uma só vez / O amor é um grande mestre, logo ensina de uma só vez;
E) O talento sem genialidade é pouca coisa. A genialidade sem talento é nada / O talento sem genialidade é pouca coisa, mesmo que a genialidade sem talento seja nada.

Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição. Em um regime de liberdades, há sempre o risco de excessos, a serem devidamente contidos e seus responsáveis, punidos, conforme estabelecido na legislação.
“Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, / obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição”. No segmento acima, o conectivo que substituiria adequadamente a barra inserida entre as duas orações é:
(A) apesar de.
(B) desde que.
(C) embora.
(D) além de.
(E) após.

Uma das maneiras de tornar mais clara a expressão escrita é redigir as frases em ordem direta. A frase a seguir, “Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve.” se colocada em ordem direta, seria redigida do seguinte modo:
(A) “Numa democracia, é livre a expressão, o direito de reunião e de greve estão garantidos”.
(B) “É livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve numa democracia.”
(C) “A expressão é livre, o direito de reunião e de greve estão garantidos, numa democracia.”
(D) “Numa democracia a expressão é livre e estão garantidos i direito de reunião e de greve.”
(E) “A expressão é livre numa democracia e estão garantidos o direito de reunião e de greve.”

No texto 2 há uma série de adjetivos que se referem a substantivos e com eles concordam; a opção em que essa relação de concordância está errada é:
A integral / transplantação;
B novas / condições;
C terras / diferentes;
D diferente / feição;
E barroco / característica ou estilo.

Mais conteúdos dessa disciplina