Logo Passei Direto
Buscar
Sabe-se que a técnica de representação do espaço é muito antiga. Essa hipótese se sustenta sob entalhes em rocha que traduz com detalhes uma organizacáo social campestre do periodo Neolítico.
Sobre o mapa, com as características apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
A Bedolina.
B Peters.
C Mercartor.
D Robinson.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao contexto da representação do espaço e a técnica de mapeamento mencionada. A descrição fala sobre entalhes em rocha que representam uma organização social do período Neolítico. Isso sugere que estamos lidando com uma forma de representação muito antiga, que não se encaixa nas projeções modernas de mapas. Vamos analisar as opções: A) Bedolina - Refere-se a um tipo de mapa que pode estar relacionado a representações mais antigas, como as gravuras rupestres, que se encaixam no contexto mencionado. B) Peters - É uma projeção de mapa que enfatiza a área, mas não está relacionada a representações antigas. C) Mercator - É uma projeção cilíndrica desenvolvida no século 16, que não se relaciona com o período Neolítico. D) Robinson - É uma projeção que busca uma representação mais equilibrada, mas também é uma técnica moderna. Diante disso, a alternativa correta que se relaciona com a técnica de representação do espaço do período Neolítico é: A) Bedolina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A elaboração de uma carta exige modelos empregados para representar sobre um plano horizontal a superfície total ou parcial da Terra. As propriedades das projeções estão relacionadas com a representação da superfície tridimensional da Terra. Sobre as propriedades das projeções, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A equidistância tem como característica a inalterabilidade das áreas.
II- Na projeção conforme não há deformação dos ângulos em torno de quaisquer pontos.
III- A projeção conforme é aquela que mantém a verdadeira forma das áreas a serem representadas.
IV- A equivalência mostra a constância das relações entre as distâncias dos pontos representados e as distâncias dos seus correspondentes.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

De acordo com Moura (2014), os SIGs tendem a evoluir do descritivo para o prognóstico, o que equivale a dizer que estes sistemas são capazes de fazer estimativas. Sobre os recursos e o potencial de fazer prognóstico dos SIGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mapas de suscetibilidade de movimentos de massa podem ser gerados utilizado fatores ambientais e do terreno em ambiente SIG.
( ) A partir de inventários de deslizamentos de terra é possível estimar áreas com potencial para este tipo de ocorrência utilizando SIGs.
( ) Um dos recursos oferecidos pelos SIGs é extração das curvas de nível de uma imagem, possibilitando a geração de Modelos Digital de Terreno (MDT).
( ) Os SIGs permitem integrar apenas fatores do meio físico para mapear áreas de risco de deslizamentos de terra, pois aspectos sociais, econômicos e políticos não podem ser espacializados.
A+
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - V - F.

As variáveis visuais de um mapa, como cor, por exemplo, podem traduzir a ideia de qualidade, quantidade e ordem. Diferentes variáveis fornecem diferentes informações sobre os fenômenos representados. Sobre as características das variáveis visuais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para os símbolos pequenos, é importante utilizar o uso de poucas cores e contrastantes, para facilitar a distinção.
II- Embora as variáveis cor e valor apontem simbologias para diferentes tipos de mapeamentos, são duas variáveis interligadas.
III- A variável tamanho pode ser usada na representação de informações quantitativas da ocorrência do fenômeno, mas, em certos casos, representa ideias qualitativas.
IV- As variáveis cor e valor podem ser empregadas em símbolos pequenos e delicados, tendo em vista que a variação de valor (saturação) e cor ficam bem distintas independentemente do tamanho do símbolo empregado na representação.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

De acordo com Fitz (2008), para uma boa tradução do que se deseja representar, é necessário seguir determinadas regras básicas. Sobre as regras básicas que traduzem o que se deseja representar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escala é um elemento indispensável na apresentação da legenda de um mapa.
( ) Um diagrama deve conter um título que expresse as informações desejadas de maneira clara e objetiva.
( ) Recomenda-se destacar as linhas que contém eixos de origem em relação às demais, em gráficos que utilizem sistemas de coordenadas.
( ) Para facilitar ao máximo o entendimento de um mapa é muito importante imaginar que o usuário não conhece o assunto apresentado.
A F - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - V.

As variáveis gráficas visuais influenciam diretamente na capacidade de cognição do usuário final (MENEZES; FERNANDES, 2013) e, conforme os autores, reconhecer e diferenciar as principais características e aplicações dessas variáveis é fundamental na construção de documentos cartográficos. Com base na característica de símbolos, cujas variáveis visuais de variação de valor ou saturação, com base no que é indicado, assinale a alternativa INCORRETA:
A Símbolos pequenos.
B Símbolos robustos.
C Símbolos geométricos.
D Símbolos irregulares.

Os campos de atuação em Cartografia incluem a Cartografia Especial e Temática e suas finalidades. Os mapas podem ser elaborados para as mais diversas finalidades, assim surgiu a necessidade de divisão da cartografia em áreas de aplicação. Sobre as diferentes divisões da cartografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Cartografia Geral se subdivide em cadastral, topográfica e geográfica.
( ) O objetivo básico da Cartografia Especial servir exclusivamente a um determinado fim.
( ) A Cartografia Temática expressa determinados conhecimentos particulares para uso geral.
( ) Cartas aeronáuticas de voo, cartas marítima e mapas do tempo são exemplos de cartografia geral.
A V - F - V - V.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - V - V - F.

A forma da Terra é definida pela superfície topográfica e pela superfície dos mares. Ela apresenta uma superfície irregular, que não corresponde a uma esfera. Para fins de levantamentos a superfície mais utilizada pela ciência geodésica é o elipsoide de revolução. Sobre o geoide e o elipsoide de revolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O elipsoide de revolução é um modelo matemático que mais se aproxima da forma da superfície Terra.
( ) Por ser o modelo mais aproximado da forma real da Terra, o modelo geoidal é muito fácil de se modelar geometricamente.
( ) O geoide é a figura que mais se aproxima da forma da Terra, podendo ser determinado com medidas da força de atração da gravidade.
( ) O elipsoide de revolução é muito utilizado na definição das coordenadas horizontais dos sistemas de referência e nas redes geodésicas.
A V - V - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - V - V.

De acordo com Archela (1999), para elaborar um mapa, é necessário colocar no plano do papel as correspondências entre os elementos representados de uma mesma componente espacial da informação e as posições, dadas pelas coordenadas geográficas. Sobre as etapas para a elaboração de representações gráficas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A identificação da posição está relacionada com as dimensões x, y correspondendo ao "onde" e, dessa forma, identificado a posição.
( ) As variáveis visuais que expressam relações de diversidade e de similaridade são empregadas para representar o "o que?".
( ) Para representar "em que ordem" são utilizadas as variáveis visuais que permitem a visualização da relação de ordem.
( ) Para a representação da relação de proporcionalidade utilizamos variáveis visuais que indicam "quanto?".
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina