Logo Passei Direto
Buscar
Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por quê:
As características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
O número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
A semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas.
Os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
A características das ervilhas e por possuem um ciclo de vida curto, possibilitando a observação dos resultados ao longo de algumas gerações.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Gregor Mendel escolheu as plantas de ervilha para seus experimentos porque elas possuem características que facilitam o estudo da hereditariedade. A principal razão é que as ervilhas têm um ciclo de vida curto, o que permite observar várias gerações em um período relativamente curto. Além disso, as ervilhas apresentam características distintas e facilmente observáveis, como cor e forma das sementes, que podem ser controladas através da fecundação cruzada. Isso possibilitou a Mendel realizar cruzamentos e analisar a transmissão de características de forma clara e sistemática. Portanto, a resposta correta é que as características das ervilhas e seu ciclo de vida curto possibilitam a observação dos resultados ao longo de algumas gerações.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A prestigiada revista Science elegeu como um dos principais avanços científicos de 2017 um caso de terapia gênica em crianças portadoras de atrofia muscular espinhal do tipo 1, uma doença genética caracterizada pela atrofia progressiva dos músculos esqueléticos e morte precoce antes dos 2 anos de idade. A doença é causada por um gene defeituoso, que deixa de codificar uma proteína essencial para o funcionamento dos neurônios. No estudo, vírus não patogênicos que continham uma cópia normal do gene em questão foram injetados em quinze crianças doentes. As crianças tratadas sobreviveram além dos 2 anos e apresentaram melhoras na capacidade de movimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na frase a seguir:
(i) ________, restaurando a produção (ii) _________, que passaram, então, a controlar adequadamente (iii)_________.
(i) atingir a medula espinhal e introduzir nos neurônios a cópia normal do gene; (ii) da proteína essencial à função dos neurônios da medula; (iii) os músculos.
(i) atingir a medula espinhal e remover dos neurônios a cópia defeituosa do gene; (ii) de hormônios; (iii) a geração de impulsos elétricos e os músculos.
(i) atingir a medula óssea e retirar das células-tronco a cópia normal do gene; (ii) de hormônios; (iii) a medula espinhal e, portanto, os músculos.
(i) atingir a medula óssea e induzir a produção de linfócitos do sangue; (ii) de anticorpos contra o vírus; (iii) a infecção, restaurando os movimentos das crianças.
(i) atingir a medula óssea e introduzir nas células-tronco a cópia normal do gene; (ii) de neurônios no cérebro; (iii) a medula espinhal e, portanto, os músculos.

(UEL-PR) Na meiose de um indivíduo AB/ab, ocorre crossing over entre esses genes em 40% das células.
A frequência de gametas AB, Ab, aB e ab produzidos por esse indivíduo deve ser, respectivamente:
10%, 40%, 40% e 10%.
40%, 10%, 10% e 40%.
40%, 40%, 10% e 10%.
30%, 20%, 20% e 30%.
30%, 30%, 20% e 20%.

Darwin em sua publicação sobre a origem das espécies apresenta a ideia da seleção natural que se refere a:
sobrevivência do mais forte.
capacidade de mudar pelo meio.
organismo se adaptarem ao meio, através do uso de algumas partes de seu corpo.
a sobrevivência dos mais aptos para o contexto do momento.
seleção de indivíduos que apresentavam as características mais desfavoráveis.

Instituições acadêmicas e de pesquisa no mundo estão inserindo genes em genomas de plantas que possam codificar produtos de interesse farmacológico. No Brasil, está sendo desenvolvida uma variedade de soja com um viricida ou microbicida capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da aids. Essa leguminosa está sendo induzida a produzir a enzima cianovirina-N, que tem eficiência comprovada contra o vírus.
A técnica para gerar essa leguminosa é um exemplo de:
Conjugação.
Melhoramento Genético.
Transgenia.
Terapia Gênica.
Hibridismo.

O mundo foi abalado quando saiu a notícia da produção do clone de uma ovelha. Nessa clonagem, utilizou-se o núcleo de uma célula da mama de uma ovelha (A) e o citoplasma de um óvulo de outra ovelha (B).
É CORRETO concluir que:
todos os cromossomos do clone são iguais aos da ovelha B, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha A.
todos os cromossomos do clone são iguais aos da ovelha.
existem cromossomos no clone que são diferentes de A e de B.
os autossomos do clone são iguais aos da ovelha A, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha B.
os autossomos do clone são iguais aos da ovelha B, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha A.

Mais conteúdos dessa disciplina