Logo Passei Direto
Buscar

Saúde Pública

Uniasselvi
O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) através de uma portaria. Sobre a portaria, assinale a alternativa CORRETA: A) Portaria GM nº 155, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008. B) Portaria GM nº 155, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 14 de março de 2008. C) Portaria GM nº 154, de 23 de janeiro de 2008, republicada em 3 de março de 2008. D) Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008.
User badge image
Adauto José da silva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder corretamente a essa pergunta, precisamos identificar a portaria que realmente criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Analisando as alternativas: A) Portaria GM nº 155, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008. B) Portaria GM nº 155, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 14 de março de 2008. C) Portaria GM nº 154, de 23 de janeiro de 2008, republicada em 3 de março de 2008. D) Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008. A portaria correta que criou os NASF é a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Portanto, a alternativa correta é: D) Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, relacione a primeira coluna com a segunda:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Todo o cidadão tem direito a ter acesso ao SUS a todos os serviços em todos os níveis de assistência, independente da cor, sexo, raça, religião, entre outros.
( ) Ter à disposição um serviço completo e pleno que contemple todas as suas necessidades no momento que precisar.
( ) É tratar os desiguais dentro das suas desigualdades, assim situações clínicas mais graves devem ser ter prioridade que aquelas situações clínicas mais leves.
A 3 – 2 – 1.
B 2 – 1 – 3.
C 1 – 3 – 2.
D 1 – 2 – 3.

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Programa de prestação de serviços assistenciais (médicos, odontológicos, laboratoriais, nutricional, psicológico, entre outros) com ações de prevenção de doenças, promoção e reabilitação da saúde.
( ) Com a criação do SUS todos os brasileiros passaram a ter direito e acesso à saúde.
( ) O Estado não tem a obrigação de subsidiar a saúde da população.
( ) A hierarquização, um dos princípios do SUS, da benefícios aos mais ricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V.
B F – F – F – V.
C V – F – F – V.
D V – V – F – F.

O Programa Nacional de Imunizações - PNI - do Brasil é uma referência mundial de política pública de saúde. O país já erradicou ou manteve sob controle, por meio da vacinação, várias doenças, como a varíola e a poliomielite. A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado em 1973, o objetivo do PNI é normatizar a imunização em nível nacional.
Sobre o PNI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São alvos de vacinação do PNI as crianças, os adolescentes, os adultos, os idosos e os indígenas. ( ) O PNI já conseguiu controlar o sarampo, o tétano, a tuberculose, a difteria e a coqueluche. ( ) O PNI não vacina contra rubéola, Hepatite A e B e Haemophilus Influenzae tipo b. ( ) Foi idealizada por Sergio Arouca, um dos fundadores da Saúde Pública. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - F - V - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

No Art. 196, fica garantida a atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Para colocar em prática o Sistema Único de Saúde, que propunha também agilidade, organização preventiva e curativa, atenção ampla e coletiva, descentralização da gestão, prestação dos serviços de saúde, e participação da população, foi adicionado o Art. 198 na Constituição Federativa do Brasil de 1988, que fundamenta alguns princípios da política de saúde brasileira e organização do SUS. Acerca desse Art. 198, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II- Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III- Participação da comunidade.
a) I - II - III.
b) II - I - III.
c) III - I - II.
d) I - III - II.

Para procrastinar inserção desse novo modelo de assistência à saúde, até vetos de pontos estratégicos foram determinados pelo presidente da época e aprovados no Congresso Nacional, que protelaram e interferiram na implantação do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual Presidente compunha aquele mandato:
A Deodoro da Fonseca.
B Fernando Collor.
C Leonel Brizola.
D Fernando Henrique Cardoso de Mello.

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.
Sobre como se define a integralidade assistencial, assinale a alternativa CORRETA:
A Cuidados paliativos e porta de entrada.
B Porta de saída e emergência.
C Porta de entrada e emergência.
D Emergência e diagnóstico.

Em qual conferência houve um consenso político que possibilitou instituir as idealizações projetadas pela Reforma Sanitária que resultou: em um conceito abrangente de saúde; saúde como direito de cidadania e dever do Estado e na instituição do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA:
A 9ª CNS.
B 8ª CNS.
C 1ª CNS.
D 18ª CNS.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
No que se refere ao princípio de equidade no SUS, assinale a alternativa CORRETA:
A Garantir que todos os cidadãos tenham acesso à saúde.
B Garantir a redução da desigualdade no fornecimento de saúde.
C Garantir, constitucionalmente, a participação efetiva da população, por meio de representante para participar e opinar na formulação de políticas de saúde em todas as estâncias, nacional, estadual e municipal.
D Garantir o acesso da população aos níveis de maior complexidade do sistema de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina