Buscar

Quais os efeitos de o contrato de fiança ser um contrato benéfico e não admitir interpretação extensiva?

O contrato de fiança é visto como uma contrata benéfico, nos termos do artigo 819 do Código Civil. Quais os efeitos de tal determinação legal? Explique.

💡 1 Resposta

User badge image

Jaqueline Fernandes

O contrato de fiança é uma celebração entre o fiador e o credor, onde o fiador garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor. Sendo a fiança  uma espécie de contrato de caução ou de garantia de execução de um contrato principal, acessório e subsidiário. O contrato de fiança é celebrado intuitu personae relativamente ao fiador, isto é, trata-se de uma garantia pessoal realizada na base da confiança tão somente entre fiador e afiançado e não pode ter interpretação extensiva, isto é, não passa de pessoa para pessoa.Tem natureza absolutamente unilateral, haja vista que o fiador se obriga perante o credor, mas, em contrapartida, o credor não assume nenhum compromisso para com aquele. Inexiste relação obrigacional ou qualquer tipo de dever do credor em relação ao fiador.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais