Logo Passei Direto
Buscar
A governança e seus processos correlatos têm origem em mudanças estruturais de controle e comando das organizações privadas, marcadas pela migração do controle direto de recursos das mãos de seus proprietários para terceiros.
Sob uma perspectiva histórica há algumas fases que marcam a forma de governança: Está correto o que se afirma em:
I. A transição econômica através da substituição da mão de obra humana por máquinas a vapor.
II. A transição entre os Estado absolutista e o Estado democrático de direito.
III. A transição entre uma administração centrada no controle dos processos para uma administração gerencial, com base no controle dos resultados.
IV. A transição entre uma administração segmentada no controle dos processos para uma administração gerencial unificada, com base no controle dos resultados.
a. I, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II e III, apenas.
User badge image
ServicoSocializando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A transição econômica através da substituição da mão de obra humana por máquinas a vapor. Essa afirmativa é verdadeira, pois a Revolução Industrial trouxe essa transição, mas não é diretamente relacionada à governança em si, mas sim a uma mudança econômica. II. A transição entre o Estado absolutista e o Estado democrático de direito. Essa afirmativa é verdadeira e está relacionada à evolução das estruturas de poder e governança. III. A transição entre uma administração centrada no controle dos processos para uma administração gerencial, com base no controle dos resultados. Essa afirmativa é verdadeira, pois reflete uma mudança na abordagem de gestão. IV. A transição entre uma administração segmentada no controle dos processos para uma administração gerencial unificada, com base no controle dos resultados. Essa afirmativa é um pouco mais específica, mas também é verdadeira, pois reflete uma evolução na forma de gestão. Agora, vamos verificar as alternativas: a. I, apenas. (Incorreta, pois II, III e IV também são verdadeiros) b. I e III, apenas. (Incorreta, pois II e IV também são verdadeiros) c. II, apenas. (Incorreta, pois III e IV também são verdadeiros) d. I e II, apenas. (Incorreta, pois III e IV também são verdadeiros) e. II e III, apenas. (Incorreta, pois IV também é verdadeiro) Nenhuma das alternativas apresenta todos os itens verdadeiros. Portanto, a resposta correta não está entre as opções fornecidas. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a elaboração de políticas públicas, o artigo publicado em 2021 intitulado “Observação do direito e das cidades inteligentes: contribuições para formação de diretrizes jurídicas para políticas públicas no Brasil” tem por objetivo comparar a experiência de outras nações, como a Espanha, no processo de elaboração de diretrizes para a gestão pública.
A partir dos seus conhecimentos prévios e das informações do artigo citado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A abordagem do tema cidades inteligentes confirma que sua ação governamental envolve tema complexo, devendo as políticas públicas desenvolvidas neste contexto, serem pensadas de maneira aberta, de forma a atender a toda contingência e complexidade que envolve o tema, POIS
II. tal atuação, não se configura como uma simples utilização de tecnologia, mas de um uso que traga avanços socioeconômicos para a população, servindo como parâmetros jurídicos, o conceito interesse público e os princípios da administração pública, e, em se tratando de política urbana, os objetivos constitucionais e as diretrizes previstas no Estatuto da Cidade.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

“Cada vez mais as organizações buscam soluções para aumentar seu grau de inovação, sua produtividade e sua competitividade. Assim como adotam estratégias planejadas para reduzir custos empresariais, otimizar as etapas de produção e aprimorar processos. Em complemento aos investimentos das companhias, os incentivos fiscais que estimulam as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I) são instrumentos importantes para promover o desenvolvimento dos setores produtivos, estimulando a inovação e compartilhando o risco tecnológico inerente ao processo de inovação.” Fonte: MCTI. Adaptado.
Nesse contexto, em 2005 foi aprovada a lei 11.196/2005, sendo considerado o principal instrumento de estímulo às atividades de PD&I nas empresas brasileiras. Identifique dentre as alternativas a seguir, a justificativa para a “lei do bem” receber essa importante função de instrumento facilitador do processo de inovação.
a. Os benefícios visam estimular o risco tecnológico, fase de maior segurança quanto à obtenção de resultados econômicos e financeiros pelas empresas no processo de criação e testes de novos produtos, processos ou aperfeiçoamento dos mesmos.
b. Os benefícios fiscais previstos na citada Lei, atuam como compra ou encomenda de tecnologia, desfavorecendo o avanço da pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas empresas. Assim, a melhor estratégia é esperar o avanço tecnológico em grandes centros de pesquisa e utilizar os benefícios previstos para adquirir as novas soluções.
c. Os incentivos fiscais à PD&I foram instituídos para diminuir os investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, quer na concepção de novos produtos, como no processo de fabricação, bem como na agregação de novas funcionalidades, resultando em maior competitividade no mercado.
d. A possibilidade de uso de alguns incentivos fiscais, abarcando todos os setores da economia e regiões do país. Contribui, assim, efetivamente para a inovação, o desenvolvimento da capacidade técnico-produtiva das empresas e o aumento do valor agregado da produção de bens e serviços.
e. Aplicam-se a todas as pessoas jurídicas, independente da regularidade fiscal, que desenvolvam atividades de pesquisa e de inovação tecnológica. Os montantes alocados como recursos não reembolsáveis são computados para fins de utilização dos incentivos.

“Iniciamos este novo milênio com a metade da população vivendo nas cidades. Segundo as previsões, em 2050 a taxa de urbanização no mundo chegará a 68%. As cidades são, potencialmente, territórios com grande riqueza e diversidade econômica, ambiental, política e cultural. O modo de vida urbano interfere diretamente sobre o modo em que estabelecemos vínculos com nossos semelhantes e com o território.” Fonte: Carta Mundial do Direito à Cidade. Fórum Social das Américas – Quito – Julho 2004. Adaptado e atualizado em 2024.
Por definição, cidade é um espaço coletivo culturalmente rico e diversificado que pertence a todos os seus habitantes. Dessa forma, com base no fragmento de texto e em seus conhecimentos sobre o tema, Identifique a alternativa que indica uma das dificuldades de garantir o direito à cidade.
a. A população urbana, em sua maioria, está privada ou limitada - em virtude de suas características econômicas, sociais, culturais, étnicas, de gênero e idade - de satisfazer suas necessidades básicas.
b. O direito à cidade é um benefício que deve ser solicitado à gestão pública, porém, não são todas as pessoas que conhecem esse benefício.
c. Organizações não governamentais atuam de forma a beneficiar apenas uma parcela da população e, como não tem o mesmo nível de recursos do Estado, suas medidas acabam por dificultar a gestão pública.
d. Contribuem para o acesso aos direitos básicos da população, as políticas públicas que resultam em despejos massivos, a segregação e a consequente deterioração da convivência social entre pessoas em situação de rua e os moradores da cidade.
e. Todo o contexto de garantia do direito à cidade, é de responsabilidade da gestão pública, não sendo possível a população atuar de forma a reduzir as desigualdades nos acessos.

A Comissão de Assuntos Econômicos vai retomar em 2024 a discussão do projeto (PL 2838/2020), que tem o objetivo de ampliar a chamada "Lei do Bem". A lei dá incentivos fiscais para as empresas e instituições que investem em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. O autor, Izalci Lucas (PSDB-DF), diz que a aplicação da legislação hoje é muito restrita. A pedido do líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), a CAE vai discutir o tema em audiência pública, antes de colocar a proposta em votação.” Fonte: LOURENÇO, B. Senado Federal. Brasília - DF. jan 2024.
Sobre a Lei do bem, alguns aspectos dificultam a adesão de algumas empresas ao modelo de incentivo. Identifique, dentre as alternativas a única que corresponde a essas dificuldades/ restrições citadas no fragmento de texto.
a. As principais dificuldades na utilização da Lei do Bem estão relacionadas ao processo de inovação, que deve acontecer lentamente para que o mercado absorva o novo produto.
b. As principais dificuldades na utilização da Lei do Bem estão relacionadas à prestação de contas e à limitação do benefício ao ano.
c. As principais dificuldades na utilização da Lei do Bem estão relacionadas à falta de incentivo, por parte das redes sociais, à pesquisa e desenvolvimento nas empresas.
d. As principais dificuldades na utilização da Lei do Bem estão relacionadas à falta de profissionais para desenvolver pesquisa nas empresas.
e. As principais dificuldades na utilização da Lei do Bem estão relacionadas à grande demanda das empresas, não restando tempo para desenvolvimento de novos produtos.

Mais conteúdos dessa disciplina