Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O legislador brasileiro adotou, a partir de 2013, o termo "Organizações Criminosas" para tratar o tema, tão falado na mídia e na sociedade, das atividades reconhecidas como "Crime Organizado". Por ensejar, para alguns, uma maior complexidade de aplicação de recursos e pessoas, de uma logística própria, que passaria despercebida ou pelo menos dificultaria os meios cotidianos de investigação e apuração de responsabilidades, a Lei 12.850/13, para além de trazer a definição objetiva de "Organização Criminosa", traz também regras específicas para o procedimento. Uma delas, disposta no Capítulo III, se dá no âmbito da "Investigação e dos Meios de Obtenção de Prova". Sobre estes, assinale a alternativa correta:
A) Em nenhuma fase da perseguição penal será afastado os sigilos financeiro, bancário e fiscal.
B) Em qualquer fase da perseguição penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
C) Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.
D) Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
E) Em qualquer fase da perseguição penal, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Em nenhuma fase da perseguição penal será afastado os sigilos financeiro, bancário e fiscal. Falso, pois a lei permite a quebra de sigilos em determinadas circunstâncias durante a investigação. B) Em qualquer fase da perseguição penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova. Verdadeiro, a colaboração premiada pode ser utilizada em qualquer fase da persecução penal. C) Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova. Falso, como mencionado na alternativa B, a colaboração premiada pode ser utilizada antes do recebimento da denúncia. D) Apenas após o recebimento da denúncia, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova. Falso, a prisão preventiva pode ser decretada em várias fases do processo, não apenas após o recebimento da denúncia. E) Em qualquer fase da perseguição penal, será permitido, sem prejuízo de outros já previstos em lei, a prisão preventiva como meio de obtenção de prova. Verdadeiro, a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase da investigação ou do processo penal. Com base na análise, as alternativas corretas são B e E. No entanto, como a pergunta pede a alternativa correta e considerando que a B é a única que se refere especificamente à colaboração premiada, a alternativa correta é: B) Em qualquer fase da perseguição penal, será permitido, sem prejuízo de outros, já previstos em lei, a colaboração premiada como meio de obtenção de prova.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei de Organizações Criminosas (Lei nº 12.850/2013), não só define organização criminosa, como também dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A) A Lei 18.850/13 admite dentre as técnicas investigativas: a colaboração premiada; a ação controlada; o acesso a registros de ligações telefônicas e telemáticas, a dados cadastrais constantes de bancos de dados públicos ou privados e a informações eleitorais ou comerciais; e captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos.
B) As informações pormenorizadas da colaboração serão dirigidas diretamente ao juiz a que recair a distribuição, que decidirá no prazo máximo de setenta e duas horas.
C) A condenação com trânsito em julgado acarretará ao funcionário público a perda do cargo, da função, do emprego ou do mandato eletivo e a interdição para o exercício de função ou cargo público pelo prazo de cinco anos subsequentes ao cumprimento da pena.
D) O juiz poderá, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até a metade a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal.
E) O prazo para oferecimento de denúncia ou o processo, relativos ao colaborador, poderão ser suspensos por até um ano, prorrogável por igual período, até que sejam cumpridas as medidas de colaboração, suspendendo-se o respectivo prazo prescricional.