Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Irma Agostina Etec
Observe as assertivas a respeito do teste MAC-ELISA para diagnóstico da febre amarela:
I – Esse teste detecta proteínas do capsídeo do vírus da febre amarela.
II – Esse teste detecta anticorpos da classe IgM específicos produzidos contra o vírus da febre amarela.
III – Esse teste detecta anticorpos da classe IgG específicos produzidos contra o vírus da febre amarela.

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
User badge image
Bi Nogui

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada assertiva sobre o teste MAC-ELISA para diagnóstico da febre amarela: I – Esse teste detecta proteínas do capsídeo do vírus da febre amarela. Falso. O teste MAC-ELISA não detecta proteínas do capsídeo, mas sim anticorpos. II – Esse teste detecta anticorpos da classe IgM específicos produzidos contra o vírus da febre amarela. Verdadeiro. O teste MAC-ELISA é utilizado para detectar anticorpos IgM, que são indicativos de infecção recente pelo vírus da febre amarela. III – Esse teste detecta anticorpos da classe IgG específicos produzidos contra o vírus da febre amarela. Falso. O teste MAC-ELISA não é utilizado para detectar anticorpos IgG, mas sim IgM. Portanto, a única assertiva correta é a II. Se a pergunta pede para assinalar as assertivas corretas, a resposta correta é apenas a II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe o texto: "As infecções por dengue causam uma ampla gama de manifestações clínicas, desde quadros assintomáticos (particularmente em infecções primárias, em crianças) a doenças graves, geralmente associada a infecções secundárias com um sorotipo heterólogo da dengue. A maioria dos pacientes com dengue que manifestam febre alta de início súbito, apresentam também dor de cabeça, mialgia e dor retro-orbital, entre outros sintomas, com duração de 2 a 6 dias (conhecida como fase febril). Não está claro quais pacientes irão progredir às formas mais graves da doença. O quadro grave é caracterizado por tendências hemorrágicas, disfunção orgânica e aumento da permeabilidade vascular, levando a comprometimento circulatório e choque hipovolêmico." (WHITEHORN, J.; FARRAR, J. 2014. Clinical Insights: Dengue: Transmission, Diagnosis & Surveillance.)
Avalie as proposições: I – O vírus da dengue causa uma doença potencialmente letal em 60% dos infectados. II – Em geral, as manifestações mais severas decorrem nas primeiras 24 horas do início da febre. III – As manifestações severas correspondem a menos de 5% dos casos hospitalizados. Assinale a alternativa correta:

Observe a figura: Fonte: FLINT, S. J. et al. Principles of Virology: volume 2. 5. ed. Nova Jersey: Wiley, 2015. Após interpretar a imagem, um estudante efetuou as seguintes afirmacoes: I – Vírus cujos genomas sejam ssRNA (+) podem ser prontamente traduzidos, caso sejam estruturalmente semelhantes a uma molécula de mRNA. II – Esse vírus genérico não necessita de uma transcriptase reversa para completar seu ciclo. III – No interior de uma nova partícula viral formada haverá uma cópia do genoma polaridade negativa.
Assinale a alternativa correta:

Acerca da dengue, observe as afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
I – A janela diagnóstica desejada se baseia apenas na fase aguda da doença, sendo desejável que a coleta de sangue se dê até o quinto dia do início dos sintomas.
II – A janela diagnóstica desejada se baseia apenas na fase convalescente, em geral após o décimo dia do início dos sintomas.
III – Na fase aguda, enquanto perdura a febre, geralmente é possível efetuar o isolamento viral ou sua detecção direta por técnicas de biologia molecular, como RT-PCR.
IV – A detecção do vírus deve se dar no período de incubação, entre a picada do mosquito e o início da febre.

Avalie as proposições a seguir acerca da malária:
Assinale a alternativa correta:
I – A malária é um grave problema que acomete várias áreas tropicais do mundo, incluindo o Brasil. Essa doença é causada por protozoários do gênero Plasmodium.
II – A principal forma de transmissão se dá pela picada do mosquito macho do gênero Anopheles.
III – A gravidade da doença está diretamente relacionada com a espécie de protozoário contraída.

Paciente do sexo feminino, 23 anos, procurou a unidade de pronto-atendimento apresentando sintomas de febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações de pés e mãos e manchas vermelhas na pele. Foi diagnosticada como caso suspeito de Chikungunya. Em relação a essa doença, avalie as proposições a seguir: I – Não se trata de uma doença de notificação compulsória, pois já é considerada endêmica no Brasil. II – Chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. III – É recomendado utilizar o ácido acetil salicílico (AAS) para prevenir o risco de hemorragia.
Assinale a alternativa correta:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue (Dengvaxia, laboratório Sanofi Pasteur) não seja tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus. Acerca desse ponto, avalie: I – A Dengvaxia é uma vacina tetravalente capaz de induzir imunização dos quatro sorotipos de DENV. II – O emprego dessa vacina é recomendado apenas àqueles que já foram expostos a um sorotipo de DENV alguma vez na vida, protegendo-os contra futuras infecções por sorotipos heterólogos do mesmo vírus, visto que o risco de febre dengue hemorrágica é maior na infecção secundária. III – A Dengvaxia é composta de uma estrutura derivada de DENV-2 e, portanto, não requer respostas de reatividade cruzada para induzir imunidade protetora aos quatro sorotipos de DENV.
Assinale a alternativa correta:

Mais conteúdos dessa disciplina