Buscar

explique em poucas palavras como se dao os controles Preventivo e Repressivo de constitucionalidade no brasil

breve resumo

💡 2 Respostas

User badge image

José Maria Roque Junior

O Brasil adota o controle de constitucionalidade seguindo o modelo Norte Americano qual seja, o jurisdicional.

 

O controle poderá ser exercido preventivamente (antes da norma entrar em vigor) e repressivamente (depois que a norma entrar em vigor), simples até aqui.

 

CONTROLE PREVENTIVO:

Legislativo: A CCJ realiza o controle de constitucionalidade, podendo requerer desde logo o arquivamento do projeto, com possibilidade de recurso por parte dos parlamentares.

Executivo: Realiza o controle por meio do veto jurídico (quando considerar o projeto no todo ou em parte inconstitucional)

Judiciário: Realiza na hipóte se mandado de segurança impetrado por parlamentar que alegue ter sido violado algum direito seu enquanto parlamentar, por exemplo, o de voz, ou o de exigir que o trâmite do projeto se dê conforme manda a CRFB.

Até aqui a lei não está vigorando.

Se estiver no periodo de vacatio legis não há nada que se possa fazer, embora alguns doutrinadores entendam de modo diverso.

Se em vigor a norma somente será eliminada do ordenamento por meio do controle repressivo.

O Judiciário o faz por meio do controle difusoou concentrado, no caso deste último deve-se analisar qual é a constituição paradigmática (Se for a CRFB, o órgão competente será o STF)

O Legislativo pode eliminar uma medida provisória do ordenamento jurídico exercendo deste modo o controle repressivo.

A princípio o Executivo não participa do controle repressivo, no entanto existe uma corrente doutrinária e jurisprudencial que acredita ser facultado ao executivo negar aplicação à lei flagrantemente inconstitucional, há divergências.

Em pouquíssimas palavras o Sr deve atentar para o momento do controle, se anterior à vigência será este preventivo, se posterior, repressivo.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Importante, nesse tema, abordarmos as diversas espécies de controle de constitucionalidade, passando pelo controle preventivo e repressivo.

Espécies de controle de constitucionalidade:

  • Quanto a natureza do órgão:
  1. Político: declarada pela CCJ, ou veto jurídico presidencial;
  2. Judicial;
  • Quanto ao momento:
  1. Preventivo: a priori. Ocorre antes da promulgação de uma lei ou emenda. Ex. declarada pela Comissão de Constituição e Justiça, ou veto jurídico presidencial.
  2. Repressivo: a posteriori. Ocorre depois da promulgação de uma lei ou emenda. Ex. feita pelo judiciário em sede de ADIn.
  • Quanto ao órgão:
  1. Difuso: Qualquer juiz ou tribunal. 
  2. Concentrado: Feito apenas por um órgão. No Brasil, o STF julga as 5 espécies de controle concentrado: ADC, ADIN, ADIN por omissão, Ação Direta Interventiva, e ADPF.
  • Quanto à forma ou modo:
  1. Pela via incidental.
  2. Pela via principal/Ação direta.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais