Buscar

balanceamento

Indique três maneiras de se aumentar a concentração de NH3 no equilíbrio para a seguinte reação: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) + 22 kcal Justifique cada resposta. 

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Lenz

° possibilidade: Se aumentar a concentração de N2, o equilíbrio se deslocará para a direção do NH3. 2° possibilidade: Se aumentar a concentração de H2, o equilíbrio se deslocará para direção do NH3. 3° possibilidade: Como a reação é endotérmica, se aumentar a temperatura o +22kcal irá absorver essa temperatura, entrando em equilíbrio químico.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Para aumentarmos a concentração do produto, NH3, nesta reação: N2(g) + 3H2(g) ⇔ 2NH3(g) + 22 kcal, temos que deslocar o equilíbrio químico para o sentido dos produtos!

Segundo o Princípio de Le Chatelier, quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força.

  • Então se aumentarmos a concentração dos reagentes, o equilíbrio se deslocará para o sentido direto.
  • O aumento da pressão total desloca o equilíbrio no sentido do menor volume, que neste caso, é o sentido direto.

  • Esta reação libera calor (+ 22 kcal), é uma reação exotérmica. A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação exotérmica, que neste caso é o sentido direto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais