Sobre a anulação e revogação no processo licitatório é correto afirmar que:
I - A anulação da licitação ocorre quando há um vício de legalidade no procedimento licitatório, seja em razão da inobservância de alguma regra legal, seja em face de afronta a algum princípio aplicável ao procedimento licitatório.
II- A anulação produz efeitos ex tunc (para trás), atingindo todos os atos subsequentes a partir da ilegalidade constatada. Necessariamente, a invalidade do procedimento de licitação atinge o contrato público decorrente da licitação, tornando-o inválido.
III - A licitação será revogada quando o administrador público considerar que o procedimento licitatório for incompatível com as funções atribuídas ao Estado ou for inconveniente para a Administração. O administrador público revogará a licitação por conveniência, ante uma opção mais vantajosa, e o particular poderá postular eventuais prejuízos sofridos e comprováveis.
IV- Ao contrário da anulação, a revogação tem como pressuposto que o procedimento licitatório tenha ocorrido vícios. Se o procedimento apresentar vícios, será o caso de revogação, mais não de anulação.
A - Todas alternativas estão corretas.
B - Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
C - Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
D - Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
E - Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Ed
há 8 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I - A anulação da licitação ocorre quando há um vício de legalidade no procedimento licitatório, seja em razão da inobservância de alguma regra legal, seja em face de afronta a algum princípio aplicável ao procedimento licitatório. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II - A anulação produz efeitos ex tunc (para trás), atingindo todos os atos subsequentes a partir da ilegalidade constatada. Necessariamente, a invalidade do procedimento de licitação atinge o contrato público decorrente da licitação, tornando-o inválido. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. III - A licitação será revogada quando o administrador público considerar que o procedimento licitatório for incompatível com as funções atribuídas ao Estado ou for inconveniente para a Administração. O administrador público revogará a licitação por conveniência, ante uma opção mais vantajosa, e o particular poderá postular eventuais prejuízos sofridos e comprováveis. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. IV - Ao contrário da anulação, a revogação tem como pressuposto que o procedimento licitatório tenha ocorrido vícios. Se o procedimento apresentar vícios, será o caso de revogação, mais não de anulação. Falso, essa afirmativa está incorreta. A revogação não depende da existência de vícios; ela pode ocorrer por conveniência administrativa, enquanto a anulação ocorre em razão de vícios. Com base na análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: B - Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes