Buscar

Detalhes sobre :tipos de personagem ?

💡 1 Resposta

User badge image

Victor Laylla

Protagonista

É o personagem mais bem desenvolvido na história. A experiência do protagonista é o foco da narrativa. É a partir da perspectiva desse personagem sobre o conflito da história que julgamos tudo o que acontece durante o enredo.

Co-protagonista

É o personagem que tem relação próxima com o protagonista e o ajuda na busca de seu objetivo ou tem o mesmo objetivo que ele. Co-protagonistas ajudam a complexificar e enriquecer a história, permitindo que diferentes aspectos do tema central sejam explorados.

Antagonista

É o personagem (que pode também ser um objeto, animal, monstro, espírito, instituição, grupo social, limitação de ordem física, psicológica, social ou cultural) que traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja alcançar. O objetivo do antagonista é o oposto do protagonista.

Oponente

É o personagem que tem uma relação próxima com o antagonista e compartilha, em algum nível, o mesmo desejo que ele.

Falso protagonista

É um personagem que é apresentado de forma a induzir o leitor a acreditar que ele é o foco principal da trama para, na sequência, revelar quem é o verdadeiro protagonista como uma dose de surpresa.

Coadjuvante

Personagem secundário que auxilia no desenvolvimento da história.

Figurante

Personagem com papel ilustrativo, que não tem relação com o enredo ou nenhum dos personagens. São usados apenas para compor um cenário.

 

Em relação à existência dos personagens, podemos classificá-los como:

Real ou histórico

Personagens que realmente existiram e que o autor tenta reproduzir com certo grau de fidelidade.

Fictício ou ficcional

Personagens criados com base em pessoas reais, estereótipos ou arquétipos, que vivem histórias que poderiam acontecer com pessoas comuns.

Real-ficcional

Personagens que são reais, mas com personalidades fictícias, à quem o autor atribui identidades diferentes que lhe são mais convenientes para desenvolver o enredo.

Ficcional-ficcional

Personagens totalmente ficcionais, que tem características físicas e/ou psicológicas só possíveis no contexto imaginativo da ficção, comum nos gêneros de fantasia, terror e ficção científica.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais