Logo Passei Direto
Buscar
O dimensionamento dos atuadores hidráulicos é a etapa da elaboração de um circuito hidráulico que garantirá que a operação desejada seja realizada com sucesso.
Sobre o dimensionamento de atuadores hidráulicos lineares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A força teórica desenvolvida por um pistão é sempre menor que a força efetiva de avanço.
( ) Em circuitos hidráulicos, por utilizar fluidos incompressíveis como fluidos de trabalho, não é necessário dimensionar a haste pelo critério de flambagem.
( ) Após a determinação, matematicamente, do diâmetro de um atuador, deve-se escolher, em catálogo, o atuador comercial com o diâmetro mais próximo do diâmetro calculado.
( ) A pressão de trabalho é maior que a pressão nominal em um circuito hidráulico.
A F - V - V - F.
B V - V - F - F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o dimensionamento de atuadores hidráulicos lineares: ( ) A força teórica desenvolvida por um pistão é sempre menor que a força efetiva de avanço. É falsa. A força teórica é calculada com base na pressão e na área do pistão, e a força efetiva pode ser menor devido a perdas, mas não é correto afirmar que a força teórica é sempre menor. ( ) Em circuitos hidráulicos, por utilizar fluidos incompressíveis como fluidos de trabalho, não é necessário dimensionar a haste pelo critério de flambagem. É verdadeira. Como os fluidos são incompressíveis, a flambagem não é uma preocupação principal no dimensionamento da haste, que deve ser dimensionada principalmente para resistir a esforços de compressão e tração. ( ) Após a determinação, matematicamente, do diâmetro de um atuador, deve-se escolher, em catálogo, o atuador comercial com o diâmetro mais próximo do diâmetro calculado. É verdadeira. É uma prática comum escolher um atuador comercial que tenha um diâmetro próximo ao calculado para garantir a eficiência do sistema. ( ) A pressão de trabalho é maior que a pressão nominal em um circuito hidráulico. É falsa. A pressão de trabalho deve estar dentro dos limites da pressão nominal do atuador, que é a pressão máxima que ele pode suportar. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: A F - V - V - F. A alternativa correta é a letra A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em circuitos eletro-hidráulicos são utilizados vários dispositivos elétricos com as mais variadas funções. Os dispositivos elétricos empregados em conjunto com a tecnologia hidráulica são dispositivos de comando, proteção, regulação e sinalização.
Com relação aos dispositivos utilizados em circuitos eletro-hidráulicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Chave com retenção, chave seletora e relé.
II- Transformador e potenciômetro.
III- Fusível e disjuntor termomagnético.
IV- Indicador acústico e indicador visual.
( ) Dispositivos de sinalização.
( ) Dispositivos de regulação.
( ) Dispositivos de proteção.
( ) Dispositivos de comando.

Um circuito pneumático é um conjunto interconectado de componentes que têm como função converter um gás comprimido (normalmente o ar atmosférico) em trabalho mecânico. O projeto de um circuito pneumático deve contemplar desde o compressor de ar até os atuadores pneumáticos.
Com relação aos componentes de um circuito pneumático, assinale a alternativa CORRETA:
A O compressor é responsável por limpar e desumidificar o ar.
B A válvula de retenção permite o fluxo de ar em ambos os sentidos.
C A função da unidade de conservação pneumática LUBRIFIL é filtrar, lubrificar e possibilitar a regulagem da pressão do ar.
D Os cilindros pneumáticos são atuadores rotativos e têm a função de controlar a temperatura do ar comprimido.

Os principais componentes lógicos de um circuito pneumático são as válvulas. Através da utilização das válvulas, ou até mesmo o acoplamento de diferentes tipos de válvulas, é possível fazer com que os atuadores atuem na sequência desejada, com velocidades e pressões desejadas, com os acionamentos adequados ao projeto, com um intervalo de tempo entre as operações regulável, entre outros.
Com relação às válvulas pneumáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As válvulas empregadas em sistemas pneumáticos são adotadas para controlar pressão e vazão do fluido.
( ) As válvulas pneumáticas e hidráulicas são responsáveis pelo controle da temperatura do fluido de trabalho.
( ) As válvulas não precisam ser dimensionadas, uma vez que o fluxo de ar não varia nos diferentes atuadores de um circuito pneumático.
A V - V - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D V - F - F.

A válvula de simultaneidade é um tipo de válvula de bloqueio. Esta válvula apresenta três orifícios: duas entradas de pressão (X e Y) e uma saída de pressão (A). Além disso, possui um elemento interno que é deslocado de acordo com o envio de sinal para a válvula.
Com relação à válvula de simultaneidade, assinale a alternativa CORRETA:
A A válvula de simultaneidade pode ser utilizada como um recurso de proteção ao operador de alguma máquina (por exemplo uma prensa), uma vez que a saída de pressão em A só ocorrerá quando ambos os sinais X e Y forem enviados.
B A saída de pressão em A ocorre quando um sinal em X ou em Y é enviado.
C A válvula de simultaneidade é utilizada quando se deseja retardar alguma ação do circuito pneumático.
D A válvula de simultaneidade é utilizada quando se deseja dobrar a força no atuador.

Mais conteúdos dessa disciplina