Buscar

ARREPEDIMENTO

A diferença entre arrependimento posterior, arrependimento eficaz e desistência voluntária e como se dá a pena(se houver) para cada caso?

💡 1 Resposta

User badge image

Stefeni Mikelli

Desistência voluntária: o agente dá início a execução entretanto desiste, interrompe a ação. Existe diferença entre voluntário e espontâneo: a primeira, o agente pode ser convencido a desistir. Já na segunda, o agente desiste por vontade própria, parte dele a desistência.

Arrependimento eficaz: inicia-se a execução e posteriormente a execução. Porém o agente age de forma a impedir a consumação da execução. Ex: atiro em alguém com a intenção de matar, mas arrependo-me e levo a pessoa ao hospital, evitando assim sua morte.

Tanto a desisntência voluntária e o arrependimento eficaz estão baseados no artigo 15 do CP. O agente responde por atos que cometeu.

Arrependimento posterior: é uma causa geral de diminuição de pena, de natureza obrigatória, prevista no artigo 16 do Código Penal. Em regra, somente é possível ser aplicado em crimes cometidos sem violência ou grave ameaça a pessoa. É necessária a reparação do dano ou, alternativamente, a restituição da coisa por ato voluntário, até o recebimento da denúncia ou queixa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais