Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao tratamento constitucional dado à questão ambiental, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988:
Estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito, mas também um dever de toda a coletividade e do poder público.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Sim, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de todos e um dever tanto da coletividade quanto do poder público. Isso está previsto no artigo 225, que garante a todos o direito a um meio ambiente saudável e impõe ao Estado e à sociedade a responsabilidade pela sua preservação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A compensação ambiental prevista no artigo 36 da Lei 9985/2000 já foi objeto de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 3378/DF.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Ainda que o empreendimento seja de significativo impacto ambiental, conforme o julgado do STF, a cobrança do valor da compensação ambiental é inconstitucional.
A compensação ambiental será concretizada, pelo empreendedor, pelo plantio de mudas de espécies nativas na zona de amortecimento da unidade de conservação mais próxima ao empreendimento, sendo determinado pelo órgão ambiental licenciador.
A compensação ambiental é exigida nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente causadores de impacto significativo ambiental, e será exigido em espécie, pelo órgão licenciador, que irá apurar o seu valor de acordo com o grau de impacto causado, sendo os recursos destinados a uma unidade de conservação à escolha do empreendedor.
O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para a compensação ambiental não pode ser inferior a 0,5 (meio por cento) dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento.
A compensação ambiental é exigida nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente causadores de impacto significativo ambiental, e será exigido em espécie, pelo órgão licenciador, que irá apurar o seu valor de acordo com o grau de impacto causado, sendo os recursos destinados a uma unidade de conservação do grupo de proteção integral.

Mais conteúdos dessa disciplina