O mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a captação das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas. Assim, o mercado de capitais contribui para o desenvolvimento econômico, atuando como propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação da poupança privada e, ainda, orienta e permite a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.
PINHEIRO, Juliano L. Mercado de capitais: fundamentos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).
Considerando aspectos do mercado de capitais, avalie as afirmações a seguir.
I. O mercado de capitais surgiu em função das necessidades crescentes por parte das empresas de recursos e das condições não disponíveis no mercado de crédito.
II. Os principais títulos negociados no mercado de capitais são as ações (representativas do capital das empresas) e os títulos (representativos dos empréstimos tomados pelas companhias).
III. A principal motivação daquele que adquire ações no mercado de capitais é a expectativa de lucro maior do que as taxas praticadas no mercado de crédito.
Está correto o que se afirma em
Ed
há 7 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O mercado de capitais surgiu em função das necessidades crescentes por parte das empresas de recursos e das condições não disponíveis no mercado de crédito. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o mercado de capitais realmente surgiu para atender à demanda das empresas por recursos que não eram adequadamente supridos pelo mercado de crédito tradicional. II. Os principais títulos negociados no mercado de capitais são as ações (representativas do capital das empresas) e os títulos (representativos dos empréstimos tomados pelas companhias). Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois as ações e os títulos (como debêntures) são os principais instrumentos negociados no mercado de capitais. III. A principal motivação daquele que adquire ações no mercado de capitais é a expectativa de lucro maior do que as taxas praticadas no mercado de crédito. Verdadeiro, essa afirmação é correta, já que os investidores buscam ações com a expectativa de obter retornos superiores aos oferecidos por investimentos de renda fixa, como os do mercado de crédito. Portanto, todas as afirmações I, II e III estão corretas. A alternativa correta é que está correto o que se afirma em: I, II e III.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes