Logo Passei Direto
Buscar
Sendo a carga crítica de flambagem definida por: Pcr = (Pi^2*E*J)/(L^2), analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos de A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é o dobro da apresentada pela barra A.
II- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade A é o dobro do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é a metade da apresentada pela barra A.
III- O momento de inércia J depende apenas da área da seção transversal da barra, ou seja, o valor será o mesmo se a seção da barra for retang circular, desde que os valores de área total sejam idênticos.
IV- O momento de inércia J depende do tipo de seção da barra, ou seja, embora dependa das dimensões da seção transversal da barra, é calcula forma distinta em função da geometria da seção. Apresenta como unidade típica m^4, cm^4 ou mm^4.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos de A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade E da barra A é da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é o dobro da apresentada pela barra A. Falso, a carga crítica é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade, mas a afirmação sobre a relação entre as cargas críticas não está correta, pois se E da barra A é igual ao de B, as cargas críticas seriam iguais, não uma sendo o dobro da outra. II- A carga crítica de flambagem é inversamente proporcional ao módulo de elasticidade (E). Se duas barras, produzidas com materiais distintos denominados A e B, apresentam o mesmo momento de inércia J, apresentam o mesmo comprimento de flambagem L, o módulo de elasticidade A é o dobro do da barra B. Desse modo, a carga crítica da barra B é a metade da apresentada pela barra A. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois se E_A = 2E_B, então Pcr_B = (1/2)Pcr_A. III- O momento de inércia J depende apenas da área da seção transversal da barra, ou seja, o valor será o mesmo se a seção da barra for retangular ou circular, desde que os valores de área total sejam idênticos. Falso, o momento de inércia depende da geometria da seção transversal, não apenas da área. Seções com a mesma área podem ter momentos de inércia diferentes. IV- O momento de inércia J depende do tipo de seção da barra, ou seja, embora dependa das dimensões da seção transversal da barra, é calculado de forma distinta em função da geometria da seção. Apresenta como unidade típica m^4, cm^4 ou mm^4. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o momento de inércia realmente varia com a geometria da seção transversal. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) Somente a afirmativa IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Numa combinação das solicitações, um dos resultados é a Tensão Tangencial. Como ela é formada?
a) Pelo cisalhamento e pela tração.
b) Pelo cisalhamento e pela compressão.
c) Pela tração, compressão e flexão.
d) Pelo cisalhamento e pela torção.

O que significa esforço de tração?
a) É o esforço que tende a encolher a estrutura em questão.
b) É o esforço que tende a normalizar a estrutura em questão.
c) É o esforço que tende a esticar ou alongar a estrutura em questão.
d) É o esforço que tende a fixar a estrutura em questão.

As chamadas Tensões Principais são:
a) As tensões pura e impura.
b) As tensões normais simples e dupla.
c) As tensões normais máxima e mínima.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina