Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O Brasil, a partir dos anos 1990, vem experimentando um processo de inserção no mundo globalizado. Uma das consequências deste processo é o desenvolvimento do modelo neoliberal, caracterizado pela intervenção reduzida do Estado na economia. José Paulo Neto (2012) aponta alguns efeitos da adesão ao modelo neoliberal no Brasil, sendo uma delas:
a. flexibilização da produção industrial, com a transferência de tecnologia do setor quaternário para o setor primário
b. precarização do setor terciário, com a transferência de insumos e investimentos para o setor primário
c. concentração de renda, com a transferência de Capital do setor industrial para o setor agrícola
d. ênfase no setor privado, com a transferência para o Capital de recursos destinados à Seguridade Social
e. estabilização da economia, com a transferência de renda para as classes mais vulneráveis
User badge image
CuriosidadesGerais

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos efeitos da adesão ao modelo neoliberal no Brasil a partir dos anos 1990: a) Flexibilização da produção industrial, com a transferência de tecnologia do setor quaternário para o setor primário - Essa opção não reflete uma característica típica do modelo neoliberal. b) Precarização do setor terciário, com a transferência de insumos e investimentos para o setor primário - Embora a precarização possa ocorrer, a transferência de insumos e investimentos para o setor primário não é uma consequência direta do neoliberalismo. c) Concentração de renda, com a transferência de Capital do setor industrial para o setor agrícola - A concentração de renda é uma crítica comum ao modelo neoliberal, mas a transferência de capital do setor industrial para o agrícola não é uma descrição precisa. d) Ênfase no setor privado, com a transferência para o Capital de recursos destinados à Seguridade Social - Essa opção reflete bem a lógica neoliberal, que prioriza o setor privado e pode levar à diminuição dos recursos destinados à seguridade social. e) Estabilização da economia, com a transferência de renda para as classes mais vulneráveis - O modelo neoliberal geralmente não é associado à transferência de renda para as classes vulneráveis, mas sim a políticas que podem aumentar a desigualdade. Após essa análise, a alternativa que melhor representa um efeito da adesão ao modelo neoliberal no Brasil é: d) ênfase no setor privado, com a transferência para o Capital de recursos destinados à Seguridade Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a divisão social do trabalho para Karl Marx, vimos que significa a maneira como o trabalho está distribuído nas diferentes sociedades, que possuem especificidades em suas estruturas socioeconômicas e que dividem indivíduos e grupos por atividades específicas fundadas a partir do desenvolvimento das forças produtivas e da própria configuração interna das comunidades.
Sendo assim, podemos afirmar que Marx fundamenta esta definição a partir de:
a. Marx concebe a divisão social do trabalho deixando de fora a própria evolução do capitalismo, na medida em que esse define a estrutura de papéis e funções, e a forma como as atividades são divididas.
b. Marx nos aponta que a divisão social do trabalho não considera a complexidade do desenvolvimento das relações capitalistas de produção.
c. O pensamento clássico de Karl Marx aponta a origem da divisão social do trabalho a partir do próprio desenvolvimento da sociedade capitalista.
d. Para Marx, podemos observar fortemente uma diferença na concepção de divisão social do trabalho entre católicos e protestantes.
e. Em seu enfoque, o homem doa sua força de trabalho sem troca de salário, ou seja, submete-se à máquina e ao dono dela.

Os analistas costumam dizer que trabalho não falta, mas emprego está difícil. Ou seja, ter um emprego formal, com expediente e garantias trabalhistas, está se tornando cada vez mais difícil. Em contrapartida, existe cada vez mais trabalho a ser feito e precisa-se de trabalhadores qualificados para realizá-los. Portanto, quanto maior for nossa capacidade produtiva, maior a possibilidade de estarmos empregados. Esta premissa sofreu impactos significativos com a recente aprovação da Reforma Trabalhista no Brasil. Diversas conquistas históricas dos trabalhadores foram impactadas por esta reforma.
Assinale, entre os itens abaixo, o tema que não sofreu mudanças no texto da Reforma Trabalhista brasileira:
a. salvaguardas à terceirização
b. trabalho intermitente
c. contagem de prazo
d. jornada de trabalho
e. licença maternidade

Mais conteúdos dessa disciplina