Logo Passei Direto
Buscar

A Lei de Terras foi instituída em 1854, pelo Decreto nº 1318, de 30 de novembro. A colonização portuguesa, no Brasil, foi baseada na ideia de estimular a produção primária. Com base nos elementos históricos da gestão pública dos espaços rurais, analise as sentenças a seguir:

I- A ocupação formal do território brasileiro começou com a implantação do sistema de chefes hereditários.

II- A demarcação das sesmarias foi um problema que perdurou por séculos.

III- No decorrer da década de 1940, a produção de novos recursos das cidades viabilizou a gestão pública dos espaços rurais.

IV- Dentre as principais dificuldades, destacavam-se os custos de nomeação de funcionários para desempenharem funções de delimitação.

V- As cartas das sesmarias continuaram sendo enviadas, com base em informações imprecisas.Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.


B) As sentenças II, III e V estão corretas.


C) As sentenças I, III e V estão corretas.


D) As sentenças III e IV estão corretas.


User badge image
Johan Ajram

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A ocupação formal do território brasileiro começou com a implantação do sistema de chefes hereditários. Falso, a ocupação formal se deu com a criação de sesmarias e não necessariamente com chefes hereditários. II- A demarcação das sesmarias foi um problema que perdurou por séculos. Verdadeiro, a demarcação das sesmarias realmente enfrentou muitos problemas ao longo do tempo. III- No decorrer da década de 1940, a produção de novos recursos das cidades viabilizou a gestão pública dos espaços rurais. Falso, a década de 1940 não é um período que se destaca por essa viabilização, e a relação entre recursos urbanos e gestão rural não é clara. IV- Dentre as principais dificuldades, destacavam-se os custos de nomeação de funcionários para desempenharem funções de delimitação. Verdadeiro, os custos e a burocracia para a nomeação de funcionários eram, de fato, um desafio. V- As cartas das sesmarias continuaram sendo enviadas, com base em informações imprecisas. Verdadeiro, as informações sobre as sesmarias muitas vezes eram imprecisas. Agora, vamos compilar as sentenças corretas: - II (correta) - IV (correta) - V (correta) Com isso, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B) As sentenças II, III e V estão corretas. Entretanto, como a III é falsa, a alternativa correta não está listada. Vamos revisar as opções: A) I, II, IV e V - II, IV e V estão corretas, mas I é falsa. B) II, III e V - II e V estão corretas, mas III é falsa. C) I, III e V - todas falsas. D) III e IV - IV é verdadeira, mas III é falsa. Portanto, a alternativa correta que contém as sentenças verdadeiras é: A) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina