Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Em relação ao dimensionamento estrutural de sapatas conforme a "NBR 6118:2023 Projeto de estruturas de concreto - Procedimento" em seu item "22.6 Sapatas", assinale a alternativa INCORRETA:
a) O item "22.6.1 Conceituação" diferencia as sapatas, em relação ao seu comportamento, em flexíveis e rígidas, permitindo para a sapata rígida que se admita plana a distribuição de tensões normais no contato sapata terreno, caso não se disponha de informações mais detalhadas a respeito.
b) O item "22.6.1 Conceituação" estabelece que são consideradas rígidas as sapatas em que altura da sapata é maior ou igual a um terço da dimensão da sapata em uma determinada direção menos a dimensão do pilar na mesma direção.
c) O item "22.6.2.2 Sapata rígidas" no tópico "a)" define que o comportamento estrutural das sapatas rígidas pode ser caracterizado por trabalho à flexão nas duas direções, admitindo-se que, para cada uma delas, a tração na flexão seja uniformemente distribuída na largura correspondente da sapata. Essa hipótese não se aplica à compressão na flexão, que se concentra mais na região do pilar que se apoia na sapata e não se aplica também ao caso de sapatas muito alongadas em relação à forma do pilar.
d) O item "22.6.2.2 Sapata rígidas" no tópico "b)" determina que o comportamento estrutural das sapatas rígidas pode ser caracterizado por trabalho ao cisalhamento também em duas direções, apresentando ruptura por tração diagonal, dispensando a necessidade da verificação da diagonal. Isso ocorre porque a sapata rígida fica inteiramente fora do cone hipotético de punção, havendo, portanto, possibilidade física de punção.
e) O item "22.6.4.1.1 Armadura de flexão" de sapatas rígidas indica que a armadura de flexão desse tipo de sapata deve ser uniformemente distribuída ao longo da largura da sapata, estendendo-se integralmente de face a face da sapata e terminando em gancho nas duas extremidades.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA em relação à NBR 6118:2023. a) O item "22.6.1 Conceituação" diferencia as sapatas em flexíveis e rígidas, permitindo que a sapata rígida tenha uma distribuição de tensões normais plana. Essa afirmação está correta. b) O item "22.6.1 Conceituação" estabelece que sapatas são consideradas rígidas quando a altura é maior ou igual a um terço da dimensão da sapata menos a dimensão do pilar. Essa definição está correta. c) O item "22.6.2.2 Sapatas rígidas" menciona que o comportamento estrutural pode ser caracterizado por trabalho à flexão nas duas direções, e que a tração na flexão é uniformemente distribuída. A afirmação sobre a compressão na flexão se concentrar na região do pilar está correta. d) O item "22.6.2.2 Sapatas rígidas" menciona que o comportamento estrutural pode ser caracterizado por trabalho ao cisalhamento em duas direções, mas a parte que diz que a sapata rígida fica inteiramente fora do cone hipotético de punção e que isso permite a possibilidade física de punção não está correta, pois a sapata pode sim estar sujeita a punção. e) O item "22.6.4.1.1 Armadura de flexão" indica que a armadura deve ser uniformemente distribuída e estender-se de face a face da sapata, terminando em gancho. Essa afirmação está correta. Portanto, a alternativa INCORRETA é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do comportamento dos solos sob estruturas de fundações rasas, assinale a alternativa CORRETA
a) Os solos são materiais maciços e homogêneos, e o dimensionamento de estruturas de fundações rasas pode ser feito de forma segura e econômica, utilizando as mesmas metodologias de cálculo dos demais materiais típicos da engenharia como o aço, a madeira e o concreto.
b) O projeto de fundações rasas não precisa levar em consideração a presença do nível de água, uma vez que esse nível não afeta significativamente a resistência do solo e nem a execução da obra de fundação.
c) As cargas recebidas dos pilares pelas fundações rasas são transmitidas para o solo, de forma direta, através da área dessa fundação. A tensão atuante no solo, por sua vez, se dissipa ao longo da profundidade na forma aproximada de um bulbo, conhecido como bulbo de tensão.
d) A resistência ao cisalhamento de todos os tipos de solos pode ser expressa em função de seus parâmetros de resistência: ângulo de atrito e coesão, onde, tanto as areias quanto as argilas apresentam valores próximos para ambos os parâmetros e sua estimativa pode ser feita com a mesma correlação independente da granulometria do solo.
e) Os recalques isolados de cada elemento de fundação rasa, chamados recalques absolutos, sempre oferecem riscos muitos maiores a integridades de uma estrutura do que os recalques diferenciais (que consistem na variação angular entre dois recalques absolutos), pois como a área de uma única edificação é sempre pequena, as edificações sempre se encontram sobre um único tipo de solo e essa diferença nunca é significativa.

Em relação ao dimensionamento geotécnico de fundações rasas, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O dimensionamento geotécnico de uma fundação rasa, depende apenas de suas características geométricas (formato e profundidade de assentamento), mas não depende do tipo de solo sob a sapata, uma vez que os métodos de cálculo são os mesmos para todos os tipos de solos.
b) O método teórico de Terzaghi se baseia em uma solução teórica para uma sapata corrida, simplificando o problema para um caso bidimensional em que o maciço de solo sob a base da sapata é considerado rígido, caracterizando o caso de ruptura geral. Nesse método foram adicionados, posteriormente, fatores de forma para utilização nos demais casos.
c) O dimensionamento por prova de carga, pode ser feito com base nos procedimentos descritos na "NBR:6489:219 Solo - Prova de caga estática em fundação direta", que apresenta, dentre outros, o método do ensaio cíclico lento, que consistem em incrementos de no máximo 20% da tensão admissível prevista, com leituras espaçadas entre os incrementos, até a estabilização dos deslocamentos.
d) Os métodos semiempíricos com base no SPT consistem em correlações, encontradas na bibliografia, propostas por diversos autores, de forma a determinar a tensão admissível do solo com uso do valor do NSPT.
e) Os métodos empíricos se baseiam em valores típicos de tensão admissível conforme o tipo do solo e atualmente não são contemplados pela "NBR 6122:2022 Projeto e execução de fundações"

Sobre a "NBR 8036:1983 Programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios" e a "NBR 6484:2020 Solo - Sondagem de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio", assinale com (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO e indique a opção correta:
( ) Devido as particularidades de cada projeto de fundação, não existe uma quantidade mínima necessária de furos de sondagem para execução de uma obra, sendo preciso uma análise caso a caso, podendo, ser dispensado a necessidade de sondagem quando houver a disponibilidade de laudos de terrenos vizinhos a obra ou quando o engenheiro responsável já possuir experiência e conhecimento do solo da região.
( ) O item "5.2.3 Amostragem e SPT", dos procedimentos de sondagem manual, estipula que as amostras sejam colhidas metro a metro, acondicionadas, etiquetadas e conservadas por, no mínimo 60 dias. Recomendando, ainda, o armazenamento de amostras colhidas no corpo do amostrador.
( ) O item "5.2.4 Critérios de paralisação", dos procedimentos de sondagem manual, especifica que o critério de paralisação das sondagens é de responsabilidade técnica da contratante ou de seu preposto, e deve ser definido de acordo com as necessidades específicas do projeto. Na ausência do fornecimento do critério de paralisação por parte da contratante ou de seu preposto, as sondagens devem avançar até que seja atingido um dos critérios especificados pela norma.
( ) O item "5.2.5 Observação do nível do lençol freático" dos procedimentos de sondagem manual, determina que assim que notada a presença de água no furo de sondagem a trado, a perfuração deve ser interrompida para a observação e anotação da posição do nível de água. Não sendo necessárias medições adicionais para o nível de água. Ainda, nos casos da utilização do trépano de lavagem, a norma dispensa a leitura do nível de água para a sondagem, uma vez que essa metodologia preenche o furo com água.
( ) O valor do índice de resistência à penetração (N) é determinado pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se martelo de 65 kg de massa com queda de 75 cm.
a) FVVFV
b) FVFVV
c) VVVFF
d) VFVFV
e) FVVFF

A respeito dos critérios de dimensionamento de fundações superficiais e a "NBR 6122:2022 Projeto e execução de fundações", assinale a alternativa INCORRETA:
a) As ações atuantes nas fundações podem ser divididas em "Ações permanentes" (as que ocorrem com valores constantes ou de pequena variação, durante praticamente toda a vida da obra como o peso próprio da construção); "Ações variáveis" (as que ocorrem com valores que apresentam variações significativas entorno de sua média, durante a vida da obra, como ações devidas ao uso da obra) e "Ações excepcionais" (as que tem duração extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrência como explosões, colisões, incêndios e enchentes).
b) O Item "3.30 Método dos valores admissíveis" especifica um método em que as forças ou tensões de ruptura são divididas por um fator de segurança global e a condição de verificação da segurança é que a tensão de solicitação deve ser menor ou igual à tensão admissível.
c) O Item "3.31 Método dos valores de cálculo" determina um método em que as forças ou tensões características de ruptura são divididas por um coeficiente de ponderação das resistências e as solicitações características são multiplicadas pelos coeficientes de ponderação, e a condição de verificação da segurança é que a solicitação de cálculo deve ser menor ou igual à tensão resistente de cálculo.
d) Na "Tabela 1: Fundações rasa - Fatores de segurança e coeficientes de ponderação para solicitações de compressão" a norma indica valores para esses fatores e coeficientes, os quais dependem do tipo de método utilizado para determinação da resistência última, notoriamente permitindo o uso de valores menores em caso de execução de duas ou mais provas de carga em fase de projeto.
e) Os Itens "6.2.2.2 Valores limites de deslocamento das fundações" e "6.2.2.2.1 limites de serviço a serem considerados" especificam valores claros de deslocamentos verticais (recalques) absolutos máximos, bem como valores de recalques diferenciais máximos admissíveis em estruturas de fundações, além de determinarem uma metodologia única de cálculo para esses valores, não sendo necessárias bibliografias adicionais e/ou experiência na região do projeto para definições desses limites em nenhum tipo de obra de fundação.

Mais conteúdos dessa disciplina