Logo Passei Direto
Buscar
Você já parou para pensar que todas as construções, desde a Antiguidade, possuem fundações? Não a vemos, mas sabemos que ela é responsável por proporcionar uma base sólida e estável a qualquer estrutura. Se pensarmos nas palafitas (troncos cravados no solo para suspender casas em regiões alagadiças) e nos grandes blocos de rocha usados na Antiguidade, entenderemos que as fundações sempre preocuparam os construtores, até porque, em cada local estas estruturas se comportariam de formas diferentes devido à grande heterogeneidade dos solos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Sim, todas as construções realmente precisam de fundações, pois elas são essenciais para garantir a estabilidade e segurança das estruturas. As fundações transferem as cargas da construção para o solo, e sua eficácia depende das características do solo em que estão inseridas. No caso das palafitas, elas são uma solução adaptativa para terrenos alagadiços, permitindo que as casas fiquem acima da água. Já os grandes blocos de rocha utilizados na Antiguidade demonstram como os construtores sempre buscaram soluções que se adequassem às condições locais. A heterogeneidade dos solos é um fator crucial, pois diferentes tipos de solo (argila, areia, rocha, etc.) têm propriedades distintas que afetam o comportamento das fundações. Portanto, o estudo do solo é fundamental na engenharia civil para garantir que as fundações sejam projetadas de forma adequada, levando em consideração as condições específicas de cada local.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os ensaios semidiretos são utilizados para obter a resistência não drenada de solos moles a muito moles, destacando o ensaio da palheta (Vane Test). Neste contexto, analise as asserções a seguir:
Quando giramos a palheta cravada no solo e registramos o torque e o ângulo para determinar a resistência não drenada, PORQUE O solo foi levado a ruptura tão rapidamente que não houve tempo de ocorrer a drenagem. E em relação às asserções assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina