Logo Passei Direto
Buscar
A potência elétrica é resultado da ação conjunta que ocorre entre a tensão e a corrente elétrica e, inclusive, se dá pelo produto de ambas propriedades, sendo esta denominada potência elétrica aparente. Todavia, apenas parte da potência elétrica aparente tende a ser convertida em trabalho e deve ser considerada para o funcionamento de equipamentos elétricos. Assinale a alternativa que traz a nomenclatura correta da parcela da potência aparente que se converte em trabalho e como ela é obtida.
a. Trata-se da potência de uso. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica inerte (que não se converte em trabalho) através do funcionamento do aparelho.
b. Trata-se da potência ativa. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica reativa (que não se converte em trabalho) através de um fator de potência.
c. Trata-se da potência de verificação. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica inerte (que não se converte em trabalho) através da verificação de corrente.
d. Trata-se da potência reativa. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica ativa (que não se converte em trabalho) através de um fator de potência.
e. Trata-se da potência de operação. Esta pode ser obtida acrescentando-se à potência elétrica aparente os fatores de correção tabelados.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas para identificar a nomenclatura correta da parcela da potência aparente que se converte em trabalho. A potência elétrica aparente (S) é composta pela potência ativa (P), que é a que realmente realiza trabalho, e pela potência reativa (Q), que não realiza trabalho, mas é necessária para o funcionamento de alguns equipamentos. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Trata-se da potência de uso. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica inerte (que não se converte em trabalho) através do funcionamento do aparelho. - A terminologia "potência de uso" não é correta. b) Trata-se da potência ativa. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica reativa (que não se converte em trabalho) através de um fator de potência. - Esta alternativa está correta, pois a potência ativa é a que se converte em trabalho. c) Trata-se da potência de verificação. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica inerte (que não se converte em trabalho) através da verificação de corrente. - A terminologia "potência de verificação" não é correta. d) Trata-se da potência reativa. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica ativa (que não se converte em trabalho) através de um fator de potência. - Esta alternativa está incorreta, pois a potência reativa não é a que se converte em trabalho. e) Trata-se da potência de operação. Esta pode ser obtida acrescentando-se à potência elétrica aparente os fatores de correção tabelados. - A terminologia "potência de operação" não é correta. Portanto, a alternativa correta é: b) Trata-se da potência ativa. Esta pode ser obtida descontando-se da potência elétrica aparente a potência elétrica reativa (que não se converte em trabalho) através de um fator de potência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O consumo de energia elétrica provinda da rede pública é tarifado por concessionárias fornecedoras. A cobrança ocorre em razão de uma taxa aplicada a unidades de consumo específicas e compreender como esta ocorre pode auxiliar inclusive em estudos de previsão de custos para alimentação de equipamentos e tomadas de decisões para aquisição destes, por exemplo. Assinale a alternativa que expressa a unidade na qual incide a cobrança e como essa é calculada.
a. A unidade na qual incide a cobrança de energia elétrica é o quiloampere-hora (kA.h) e é obtida através da soma do fluxo de corrente total consumido pelos aparelhos elétricos em virtude do tempo em que foram utilizados.
b. A unidade na qual incide a cobrança de energia elétrica é o quilovolt-amperehora (kVA.h) e é obtida através da soma das potências aparente dos aparelhos elétricos em virtude do tempo em que foram utilizados.
c. A unidade na qual incide a cobrança de energia elétrica é o quilowatt-hora (kW.h) e é obtida através da soma das potências ativas dos aparelhos elétricos em virtude do tempo em que foram utilizados.
d. A unidade na qual incide a cobrança de energia elétrica é o quilocoulomb-hora (kC.h) e é obtida através da soma das cargas elétricas necessárias para o abastecimento dos aparelhos elétricos em virtude do tempo em que foram utilizados.
e. A unidade na qual incide a cobrança de energia elétrica é o volt-hora (V.h) e é obtida através da tensão elétrica demandada em virtude do tempo de abastecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina