Logo Passei Direto
Buscar
Considere o seguinte excerto de um texto apresentado por Mariana Carachinski:

Dividido em cento e quarenta e oito capítulos curtos, Dom Casmurro é uma das grandes obras de seu autor, Machado de Assis. Esse romance é narrado por Bento Santiago, ou, como é narrado já no início do livro, Dom Casmurro, cujo nome por conveniência se tornou o título da obra: "Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Também não achei melhor título para minha narração; se não tiver outro daqui até o fim do livro, vai este mesmo."

A história contada pelos olhos de Bento tem um teor jurídico, vendo que nosso protagonista já era formado em direito na época em que escreveu. Dessa forma, ele se usa de artifícios para colocar em pauta sua insegurança e ciúme relacionados a sua amiga de infância, Capitu. [...]

Ao iniciarmos o livro, somos apresentados por Bento a sua mãe e viúva, Dona Glória; e a sua promessa de tornar seu filho um padre, a qual mais tarde, leva o narrador protagonista a frequentar o seminário e lá conhecer Escobar (desde então seu melhor amigo). Entretanto, existem também diversos outros personagens que já no início nos são apresentados, e se tornam importantes para desenvolver o pensamento de nosso narrador no momento em que ele escreveria o livro. Um deles é José Dias, que descreve os olhos de Capitu como sendo de "cigana oblíqua e dissimulada", característica que vemos citada por Bento em outros momentos ao decorrer da trama.
[...]

Esse livro não é só uma experiência literária, acredito que seja também uma experiência reflexiva sobre como uma história pode ter versões diferentes se contada por pessoas diferentes. Bento, acredita fielmente em sua versão, chegando a levar esse problema até mesmo para a relação com seu filho e para o resto de sua vida. Todavia, só poderíamos saber como as coisas realmente se sucederam, se tivéssemos também a versão de Capitu e de Escobar.

Texto disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica. Acesso em: 13 mar. 2021.

Pelas especificidades do texto, pode-se dizer que se trata
de um resumo acadêmico, uma vez que o autor busca apresentar as ideias principais da obra.
de um romance, uma vez que o autor busca contar a história de Bentinho e Capitu.
de um resumo científico, uma vez que o autor busca desenvolver uma investigação sobre a obra Dom Casmurro, escrita por Machado de Assis.
de um artigo de opinião, uma vez que o autor busca apresentar seu ponto de vista e argumentos em relação ao comportamento de Capitu.
de uma resenha crítica, uma vez que o autor busca trazer uma apreciação da obra de Machado de Assis.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Pelas especificidades do texto apresentado, pode-se dizer que se trata de uma resenha crítica, uma vez que o autor busca trazer uma apreciação da obra de Machado de Assis, analisando personagens, temas e a narrativa de "Dom Casmurro". A resenha crítica vai além de um simples resumo, pois envolve uma análise e interpretação da obra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o seguinte trecho do artigo intitulado "Os perigos de estar sempre conectados" de Jairo Bouer: [...] Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, noticiado recentemente pelo jornal britânico Daily News, mostra que mesmo os alunos mais inteligentes podem piorar seu desempenho acadêmico quando o uso de celulares, tablets ou notebooks torna-se frequente em sala de aula. Foram avaliados 500 alunos de psicologia. Todos eles (mesmo aqueles com melhores habilidades intelectuais) tiveram uma queda de rendimento e notas, à medida que crescia o uso de internet durante as aulas - olhando notícias, respondendo a e-mails ou publicando nas redes sociais. [...] Outro grande estudo, a Pesquisa nacional de comportamentos de risco do jovem, feito a cada dois anos pelo Centro de Controle de Doenças, de Atlanta, nos EUA, com mais de 13 mil alunos de 42 Estados americanos, investigou, pela primeira vez, o fenômeno das mensagens pelo celular (texting), entre outros hábitos. [...] Texto disponível em: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2014/07/os-bperigosb-de-estar-sempre-conectado.html. Acesso em: 07 mar. 2021. A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em um artigo de opinião, é importante o uso de conectivos, que servem para organizar um texto. No trecho acima descrito, o termo “Outro grande estudo” pode ser considerado um elemento de conexão. PORQUE II. Por meio dele, que tem o sentido de acréscimo, o autor apresenta um novo argumento, que contribui para a comprovação de ponto de vista. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o resumo abaixo:

Ele diz que a cultura dominante se caracteriza pela vontade de dominação da natureza e do outro, centrando-se na questão: É possível superar a violência? Freud diz que é impossível controlar o instinto de morte. Boff diz que a evolução humana sempre esteve regida pela violência. Em segundo lugar, a cultura patriarcal instalou a dominação da mulher pelo homem e que a lógica de nossa cultura é a competição. Veja-se, por exemplo, o número de atos de violência contra a mulher em São Paulo. Precisamos opor a cultura da paz à cultura da violência. Onde buscar as inspirações para a cultura da paz? Somos seres sociais e cooperativos, temos capacidades de afetividade. O homem pode intervir no processo de evolução. Desde os tempos de César Augusto, os filósofos acham que o cuidado é a essência do ser humano. Gandhi, Dom Hélder Câmara e Luther King são figuras que deram exemplo de comportamento humano. Eu acho que todos nós devemos lutar pela paz.

> MACHADO, A. R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L.S. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. (Coleção Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos, v. 1).

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:

I. O resumo é adequado porque apresenta todas as ideias primárias: tese, questão, os argumentos, conclusão.

II. O resumo apresenta alguns equívocos como a menção ao autor do texto resumido que, a princípio, não foi nem mencionado no início do texto.

III. Os atos do autor do texto resumido estão devidamente indicados, conforme se observam pelos verbos: diz, veja-se, acho.

IV. Por se tratar de um resumo, o texto não deveria apresentar a opinião do autor como observa-se em "Eu acho que todos nós deveríamos lutar pela paz".

É correto o que se afirma APENAS em:
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
I, III e IV.
I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina