Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Diz-se que a posição privilegiada da Administração Pública em relação aos particulares designa dever-poder e não poder-dever, visto que:
(A) assujeita a Administração Pública à defesa prioritária do interesse da pessoa pública.
(B) tal privilégio é inerente à posição de supremacia do interesse público primário ou secundário.
(C) assujeita obrigatoriamente o Poder Público ao atendimento do interesse público primário.
(D) a Administração Pública tem o dever de atender aos princípios constitucionais da indisponibilidade do interesse privado.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender a questão, precisamos analisar o conceito de "dever-poder" e "poder-dever" na Administração Pública. O "dever-poder" refere-se à obrigação da Administração Pública de agir em prol do interesse público, enquanto o "poder-dever" sugere que a Administração tem a liberdade de agir conforme seu interesse. Vamos analisar as alternativas: (A) assujeita a Administração Pública à defesa prioritária do interesse da pessoa pública. - Essa opção fala sobre a defesa do interesse público, mas não aborda diretamente o conceito de dever-poder. (B) tal privilégio é inerente à posição de supremacia do interesse público primário ou secundário. - Essa opção menciona a supremacia do interesse público, mas não explica claramente o conceito de dever-poder. (C) assujeita obrigatoriamente o Poder Público ao atendimento do interesse público primário. - Esta opção reflete bem a ideia de que a Administração Pública tem um dever de atender ao interesse público, o que se alinha com o conceito de dever-poder. (D) a Administração Pública tem o dever de atender aos princípios constitucionais da indisponibilidade do interesse privado. - Embora mencione um dever, foca mais na indisponibilidade do interesse privado do que no dever-poder em relação ao interesse público. A alternativa que melhor representa a ideia de que a posição privilegiada da Administração Pública é um "dever-poder" é a opção (C) assujeita obrigatoriamente o Poder Público ao atendimento do interesse público primário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Os direitos humanos não devem ser analisados isoladamente, com prevalência de um conjunto de direitos humanos sobre os demais.” Esse conceito representa a seguinte característica dos Direitos Humanos:
a) Indivisibilidade.
b) Generalidade.
c) Efetividade.
d) Essencialidade.

Mais conteúdos dessa disciplina