Logo Passei Direto
Buscar
No entanto, um sistema tributário "ideal" precisa considerar o princípio da
A) equidade, segundo o qual a distribuição do bônus tributário deve ser equitativa entre os diversos indivíduos de uma sociedade.
B) regressividade, segundo o qual se deve tributar mais quem tem uma renda mais alta.
C) neutralidade, segundo o qual a cobrança de impostos deve ser tal que maximize os possíveis impactos positivos da tributação sobre a eficiência econômica.
D) simplicidade, segundo o qual o sistema tributário deve ser de fácil compreensão para o contribuinte e de fácil arrecadação para o governo.
E) progressividade, segundo o qual se devem elevar as fontes de arrecadação para o governo.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para determinar a resposta correta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que se considera um sistema tributário "ideal": A) Equidade - Este princípio defende que a carga tributária deve ser distribuída de forma justa entre os indivíduos, levando em conta a capacidade de pagamento de cada um. É um princípio fundamental em sistemas tributários justos. B) Regressividade - Este princípio sugere que pessoas com rendas mais altas devem ser tributadas mais, o que é o oposto do que se considera justo em um sistema ideal. C) Neutralidade - Embora a neutralidade seja importante para evitar distorções econômicas, não é o princípio central que define um sistema tributário ideal. D) Simplicidade - A simplicidade é desejável para facilitar a compreensão e a arrecadação, mas não é o princípio que define a justiça na distribuição da carga tributária. E) Progressividade - Este princípio sugere que as alíquotas aumentam conforme a renda, o que também é um aspecto importante, mas não é o único que define um sistema ideal. Dentre as opções, a que melhor representa um princípio fundamental para um sistema tributário ideal, considerando a justiça na distribuição da carga tributária, é a A) equidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD) é um paradigma que se contrapõe à teoria microeconômica neoclássica para o estudo do comportamento das empresas e do mercado. Relativamente às implicações desse modelo, verifica-se que,
A) em concorrência perfeita, considerando-se a versão estática do modelo ECD, a análise das condutas ou das estratégias das empresas é supérflua, dado que as informações fornecidas pela estrutura são suficientes para prever ou induzir o comportamento adequado das empresas.
B) em um mercado de concorrência perfeita, considerando-se a visão dinâmica do modelo ECD, as empresas não têm condições individuais de influenciar a concorrência e se comportam de acordo com os sinais emitidos pelo mercado, ajustando seus custos para não ter prejuízo.
C) em um mercado oligopolizado, considerando-se a visão dinâmica do modelo ECD, as empresas se comportam de forma colusiva para determinar seus preços, de modo a extrair o máximo de excedente, reagindo às estruturas dadas dos mercados e não rivalizando diretamente com as demais empresas.
D) em mercados competitivos, considerando-se uma visão dinâmica do modelo ECD, as pequenas empresas não são capazes de introduzir inovações que provoquem disrupturas em suas condições básicas de oferta.
E) em estruturas oligopolizadas, as grandes empresas são capazes de introduzir inovações apenas na visão dinâmica do modelo ECD, mas não em uma visão estática tradicional desse modelo.

Mais conteúdos dessa disciplina