Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Considerando o imunodiagnóstico das doenças autoimunes e a Figura 1, avalie as afirmativas a seguir:
I. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que acomete as articulações podendo causar deformações como as mostradas na Figura 1.
II. As deformações articulares mostradas na Figura 1 também podem ocorrer em indivíduos com lúpus eritematoso sistêmico.
III. Detectado em cerca de 70% dos pacientes, o anticorpo contra peptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP) é um marcador específico para artrite reumatoide.
IV. O fator reumatoide, autoanticorpo dirigido contra regiões constantes das moléculas de IgG (anti-IgG), é um marcador específico da artrite reumatoide, presente em 80% dos casos.
V. Pesquisa de anticorpos antinucleares (FAN) em células HEp2 (células humanas de adenocarcinoma cervical) permite, por meio da visualização do padrão de fluorescência, o diagnóstico da artrite reumatoide.
É correto o que se afirma em:
I e II apenas.
I, II e III apenas.
II e IV apenas.
III, IV e V apenas.
IV e V apenas.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que acomete as articulações podendo causar deformações como as mostradas na Figura 1. Verdadeiro, a artrite reumatoide realmente causa deformações articulares. II. As deformações articulares mostradas na Figura 1 também podem ocorrer em indivíduos com lúpus eritematoso sistêmico. Verdadeiro, embora as deformações articulares sejam mais características da artrite reumatoide, elas também podem ocorrer em pacientes com lúpus. III. Detectado em cerca de 70% dos pacientes, o anticorpo contra peptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP) é um marcador específico para artrite reumatoide. Verdadeiro, o anti-CCP é um marcador bastante específico para artrite reumatoide. IV. O fator reumatoide, autoanticorpo dirigido contra regiões constantes das moléculas de IgG (anti-IgG), é um marcador específico da artrite reumatoide, presente em 80% dos casos. Falso, o fator reumatoide não é específico para artrite reumatoide, pois pode ser encontrado em outras condições. V. Pesquisa de anticorpos antinucleares (FAN) em células HEp2 (células humanas de adenocarcinoma cervical) permite, por meio da visualização do padrão de fluorescência, o diagnóstico da artrite reumatoide. Falso, a pesquisa de FAN é mais utilizada para diagnóstico de lúpus e outras doenças autoimunes, mas não é específica para artrite reumatoide. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: I, II e III apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina