Logo Passei Direto
Buscar
Assinale (V) Verdadeiro e (F) Falso, com relação ao manejo rural com animais.
( ) Os carrapatos podem causar às pessoas a febre maculosa (carrapato-de-cavalo ou estrela) e a borreliose ou doença de Lyme (carrapato Ixodes),3 ambas de origem bacteriana (Rickettsia rickettsii e Borrelia burgdorferi, respectivamente). A melhor maneira de prevenir sua ocorrência, em caráter ocupacional ou não, é, uma vez identificada a presença desses vetores junto aos animais, tomar medidas preventivas contra uma potencial infestação, com o uso de carrapaticidas aprovados pelos órgãos de saúde animal, assim como a higienização e limpeza dos locais de convívio e aglomeração, bem como dos ambientes em que circulam, uma vez que em seu ciclo natural o carrapato desprende-se dos animais e vai ao solo, onde coloca seus ovos e por meio da vegetação alcançaos novamente.
( ) O tratamento do bicho-de-pé consiste na extirpação asséptica dos parasitas, aliado aos cuidados para evitar infecções secundárias (com a aplicação de antibióticos tópicos aplicados na área afetada, associados a outros de largo espectro, bem como à vacina antitetânica, conforme prescrição médica) e recidivas, uma vez que um mesmo trabalhador afetado pode hospedar diversos parasitas em distintos estágios de desenvolvimento.
( ) As pulgas, sobretudo estas últimas, merecem atenção em dois níveis: como parasitas propriamente ditos, se instalando (penetrando na pele) na sola dos pés, espaços interdigitais e cantos ou sob as unhas, em particular, e como vetores, propiciando agravos à saúde provocados por bactérias e fungos, como o Clostridium tetani (causador do tétano), em infecção secundária após a expulsão ou retirada do parasita alojado (que recebe a denominação popular de bicho-de-pé ou bicho-de-porco).
controle de vetores como roedores e insetos, podem contribuir sobremaneira para a redução de doenças nos animais, assim como sua potencial transmissão aos seres humanos, devendo, portanto, ter caráter regular e permanente nos ambientes de produção agrícola.
a. V, F, F, V.
b. V, V, F, V.
c. V, F, F, F.
d. F, F, F, F.
e. V, V, V, V.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o manejo rural com animais: ( ) Os carrapatos podem causar às pessoas a febre maculosa (carrapato-de-cavalo ou estrela) e a borreliose ou doença de Lyme (carrapato Ixodes), ambas de origem bacteriana (Rickettsia rickettsii e Borrelia burgdorferi, respectivamente). A afirmação é verdadeira (V). Os carrapatos são conhecidos por transmitir essas doenças e as medidas preventivas mencionadas são adequadas. ( ) O tratamento do bicho-de-pé consiste na extirpação asséptica dos parasitas, aliado aos cuidados para evitar infecções secundárias (com a aplicação de antibióticos tópicos aplicados na área afetada, associados a outros de largo espectro, bem como à vacina antitetânica, conforme prescrição médica) e recidivas, uma vez que um mesmo trabalhador afetado pode hospedar diversos parasitas em distintos estágios de desenvolvimento. Essa afirmação é verdadeira (V). O tratamento do bicho-de-pé realmente envolve a remoção dos parasitas e cuidados para evitar infecções. ( ) As pulgas, sobretudo estas últimas, merecem atenção em dois níveis: como parasitas propriamente ditos, se instalando (penetrando na pele) na sola dos pés, espaços interdigitais e cantos ou sob as unhas, em particular, e como vetores, propiciando agravos à saúde provocados por bactérias e fungos, como o Clostridium tetani (causador do tétano), em infecção secundária após a expulsão ou retirada do parasita alojado (que recebe a denominação popular de bicho-de-pé ou bicho-de-porco). Essa afirmação é verdadeira (V). As pulgas podem causar infecções e são vetores de doenças. ( ) O controle de vetores como roedores e insetos, podem contribuir sobremaneira para a redução de doenças nos animais, assim como sua potencial transmissão aos seres humanos, devendo, portanto, ter caráter regular e permanente nos ambientes de produção agrícola. Essa afirmação também é verdadeira (V). O controle de vetores é essencial para a saúde animal e humana. Portanto, a sequência correta é: e) V, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O empregador rural ou equiparado deve garantir. Marque a alternativa incorreta.
a. imunização, quando necessária, dos trabalhadores em contato com os animais.
b. medidas de segurança quanto à manipulação e eliminação de secreções, excreções e restos de animais, incluindo a limpeza e desinfecção das instalações contaminadas.
c. fornecimento de desinfetantes e de água suficientes para a adequada higienização dos locais de trabalho.
d. exposição ao Clostridium tetani, em circunstâncias de acidentes do trabalho na agricultura, na construção civil, na indústria ou em acidentes de trajeto (Z57.8).

Todos os animais, incluindo-se aqueles que coabitam nossos lares (até mesmo o peixinho do aquário), devem ser considerados portadores naturais de micro-organismos patogênicos, os quais podem estar restritos a algumas espécies, sendo, portanto, específicas destes e outras, como no caso da raiva e da salmonela, contar com várias espécies disseminadoras, cuja transmissão poderá se dar:
a. por via aérea e pela água contaminada.
b. por meio de hospedeiros, como insetos e roedores.
c. pelo consumo de alimentos derivados desses animais ou contaminados durante o seu processamento em condições inadequadas.
d. por contato com fluidos e excreções dos animais infectados.
e. todas as alternativas corretas.

Assinale (C) Certo ou (E) Errado.
( ) O estabelecimento com mais de dez até cinquenta empregados fica dispensado de constituir SESTR, desde que o empregador rural ou preposto tenha formação sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, necessária ao cumprimento dos objetivos desta Norma Regulamentadora.
( ) Nos estabelecimentos com número de onze a dezenove empregados, nos períodos de safra ou de elevada concentração de empregados por prazo determinado, a assistência em matéria de segurança e saúde no trabalho será garantida pelo empregador diretamente ou através de preposto ou de profissional por ele contratado.
( ) As empresas que mantiverem atividades agrícolas e industriais, interligadas no mesmo espaço físico e obrigadas a constituir SESTR e serviço equivalente previsto na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, poderão constituir apenas um desses Serviços, considerando o somatório do número de empregados, desde que estabelecido em convenção ou acordo coletivo.
a. C, C, E.
b. C, E, E.
c. C, C, C.
d. E, C, C.
e. E, C, E.

O empregador rural ou equiparado deverá promover treinamento em segurança e saúde no trabalho para os membros da CIPATR antes da posse, de acordo com o conteúdo mínimo. Marque a alternativa incorreta.
a. sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente comprovadas inviáveis ou quando não oferecerem completa proteção contra os riscos decorrentes do trabalho.
b. noções sobre prevenção e combate a incêndios.
c. noções de organização, funcionamento, importância e atuação da CIPATR.
d. caracterização e estudo de acidentes ou doenças do trabalho, metodologia de investigação e análise.

Mais conteúdos dessa disciplina