Logo Passei Direto
Buscar
Determine o incremento de energia ΔΔU da energia interna de 5 kg de gás Nitrogênio aquecido de 10°C até 130°C, supondo o volume constante. Os calores específicos do gás N₂ são cp=0,248 kcal/kgK e cv=0,177 kcal/kgK. Assinale a alternativa correta:
A) 106 kcal
B) 150 kcal
C) 230 kcal
D) 256 kcal
User badge image
Questões para Estudantes

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para determinar o incremento de energia interna (ΔU) de um gás em um processo a volume constante, utilizamos a seguinte fórmula: \[ \Delta U = m \cdot c_v \cdot \Delta T \] onde: - \( m \) é a massa do gás (5 kg), - \( c_v \) é o calor específico a volume constante (0,177 kcal/kgK), - \( \Delta T \) é a variação de temperatura. Primeiro, precisamos calcular a variação de temperatura (\( \Delta T \)): \[ \Delta T = T_f - T_i = 130°C - 10°C = 120°C \] Agora, substituímos os valores na fórmula: \[ \Delta U = 5 \, \text{kg} \cdot 0,177 \, \text{kcal/kgK} \cdot 120 \, \text{K} \] Calculando: \[ \Delta U = 5 \cdot 0,177 \cdot 120 = 106,2 \, \text{kcal} \] Arredondando, temos: \[ \Delta U \approx 106 \, \text{kcal} \] Portanto, a alternativa correta é: A) 106 kcal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Você tem quatro amostras de gás ideal, cada uma delas contendo o mesmo número de moles de gás na mesma temperatura, volume e pressão iniciais. Você comprime cada amostra à metade de seu volume inicial.
Qual possui maior valor de pressão final?
A Um gás monoatômico sofre compressão isotérmica.
B Um gás monoatômico sofre compressão isobárica.
C Um gás diatômico sofre compressão isotérmica.
D Um gás diatômico sofre compressão adiabática.

(Enade 2011) - A segunda lei da termodinâmica pode ser usada para avaliar propostas de construção de equipamentos e verificar se o projeto é factível, ou seja, se é realmente possível de ser construído. Considere a situação em que um inventor alega ter desenvolvido um equipamento que trabalha segundo o ciclo termodinâmico de potência mostrado na figura. O equipamento retira 800 kj de energia, na forma de calor, de um dado local que se encontra na temperatura de 1000 K, desenvolve uma dada quantidade líquida de trabalho para a elevação de um peso e descarta 300 kj de energia, na forma de calor, para outro local que se encontra a 500 K de temperatura. A eficiência térmica do ciclo é dada pela equação fornecida.
Diagrama de um ciclo termodinâmico de potência mostrando um reservatório quente e um reservatório frio. O reservatório quente fornece 800 kJ de calor (QH) e o reservatório frio recebe 300 kJ de calor (QC). O trabalho realizado pelo sistema (Wciclo) é a diferença entre QH e QC.
Nessa situação, a alegação do inventor é
A) correta, pois a eficiência de seu equipamento é de 50% e é menor do que a eficiência teórica máxima.
B) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 50% e é maior do que a eficiência teórica máxima.
C) correta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é menor do que a eficiência teórica máxima.
D) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é maior do que a eficiência teórica máxima.
E) incorreta, pois a eficiência de seu equipamento é de 62,5% e é menor do que a eficiência teórica máxima.

Mais conteúdos dessa disciplina