A Lei 13.005 de 2014, conhecida como o Plano Nacional de Educação (PNE) - 2014-2024, estabelece metas para a educação e a formação de professores. As metas voltadas para a Educação Básica enfatizam o objetivo de universalizar o acesso a educação, melhorar a qualidade da educação e a valorização dos profissionais desta área. Em complemento, vemos a meta 15, que visa:
[...] garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam (BRASIL, 2014).
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2022.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir, refletindo sobre a relação da valorização do professor com a Educação Especial:
I. A valorização do professor neste contexto está relacionado a Educação Especial quando se considera que para oferecer uma educação de qualidade para todos, como é exigência do Estado e de toda sociedade, o professor precisa ter subsídios para isso.
II. Oferecer formas de qualificação profissional ao professor é valorizar seu trabalho para que ele possa atender as necessidades do Público Alvo da Educação Especial (PAEE).
III. A valorização do profissional da educação está relacionada com a formação, a carreira, a remuneração e as condições de trabalho que precisam ser oferecidas para que os docentes possam atuar no ensino com qualidade, atendendo as demandas de todos os alunos, o que inclui as pessoas com deficiência e altas habilidades.
IV. Não há relação entre a valorização do profissional de educação com o atendimento da Educação Especial, visto que independentemente das condições, é obrigatório que o Público Alvo da Educação Especial (PAEE) tenha suas necessidades atendidas em qualquer escola que oferte os níveis, as etapas e as modalidades de ensino.
É correto o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. A valorização do professor neste contexto está relacionada à Educação Especial quando se considera que, para oferecer uma educação de qualidade para todos, o professor precisa ter subsídios para isso. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a formação e o suporte ao professor são essenciais para atender a diversidade na educação. II. Oferecer formas de qualificação profissional ao professor é valorizar seu trabalho para que ele possa atender as necessidades do Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a qualificação é fundamental para que os professores possam atender adequadamente as necessidades dos alunos com deficiência. III. A valorização do profissional da educação está relacionada com a formação, a carreira, a remuneração e as condições de trabalho que precisam ser oferecidas para que os docentes possam atuar no ensino com qualidade, atendendo as demandas de todos os alunos, o que inclui as pessoas com deficiência e altas habilidades. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois aborda os aspectos essenciais que impactam a atuação do professor. IV. Não há relação entre a valorização do profissional de educação com o atendimento da Educação Especial, visto que, independentemente das condições, é obrigatório que o Público Alvo da Educação Especial (PAEE) tenha suas necessidades atendidas em qualquer escola que oferte os níveis, as etapas e as modalidades de ensino. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a valorização do professor é fundamental para garantir que as necessidades do PAEE sejam atendidas de forma eficaz. Com base na análise, as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade