Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
"Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel". Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas.
Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.
A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa capsula e o vírus é inativado.
B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para entender como a prevenção contra o SARS-CoV-2 funciona, é importante saber que o vírus possui uma estrutura que inclui um envelope lipídico. O sabão é eficaz porque ele pode quebrar essa camada lipídica, inativando o vírus. Vamos analisar as alternativas: A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado. - Incorreto, pois o capsídeo não é lipídico. B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado. - Incorreto, pois o envelope não é apenas proteico. C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado. - Correto, pois descreve corretamente a estrutura do vírus e a ação do sabão. D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado. - Incorreto, pois o envelope não é de carboidrato. E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado. - Incorreto, pois não descreve a estrutura correta do vírus. Portanto, a alternativa correta é: C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os fungos são organismos, que apresentam grande diversidade e importância ecológica, econômica e médica. Eles são decompositores, produzem substâncias úteis para a indústria farmacêutica, de bebidas e de alimentos, sendo usados no controle biológico de pragas, além de serem parasitas de plantas e animais. Em humanos, desenvolvem micoses comuns, a exemplo da candidíase e frieira. Essas doenças são causadas por um grupo de fungos, que antes eram classificados no grupo deuteromicetos, considerados fungos imperfeitos.


A primeira imagem mostra estruturas microscópicas de fungos, provavelmente leveduras, com células arredondadas e algumas em processo de brotamento. A segunda imagem mostra uma mão humana com sinais de infecção fúngica, como descamação e vermelhidão entre os dedos.


Os fungos causadores das micoses citadas no texto estão representados nas figuras e são classificados atualmente como
A) Basidiomicetos, grupo ao qual pertencem os cogumelos, que se reproduzem por meio de basídios, corpos de frutificação que produzem os basidiosporos na fase assexuada.
B) Mastigomicetos, grupo ao qual pertencem espécies com esporos flagelados que se unem por plasmogamia na fase de reprodução sexuada.
C) Zigomicetos, grupo ao qual pertencem os bolores, tal como os do gênero Rhizopus, que se desenvolvem em alimentos ricos em carboidratos, a exemplo de pães, frutas e verduras, por meio de esporulação dos corpos de frutificação chamados esporângios
D) Ascomicetos, grupo ao qual pertencem as leveduras, a exemplo do gênero Saccharomyces, que se reproduzem por brotamento.
E) Quitridiomicetos, grupo ao qual pertencem as espécies sapróbias ou parasitas que vivem em ambiente terrestre ou de água doce, onde se reproduzem por meio de esporos flagelados.

Leia o texto a seguir:
Movimentos antivacina usam argumentos do século 19.


A primeira imagem mostra um cartaz antigo com três pessoas sendo forçadas a se vacinarem, com o título 'OUTRAGE ON PERSONAL LIBERTY!'. A segunda imagem mostra um cartaz com o título 'STOP! A PITIABLE SIGHT!' e texto denunciando a vacinação como uma forma de tirania.


Vlanchete do panfleto do Dr. Ross de 1885 denunciava a vacinação contra a variola.

Um panfleto popular publicado em 1885, durante a epidemia de varíola em Montreal, no Canadá, é um grande exemplo do movimento antivacina. Doutor Ross lamentou o "pânico sem sentido", causado por funcionários da saúde e médicos sobre a epidemia, alegando que a varíola não era uma epidemia, e a cidade tinha "muito poucos casos". Os antivacinas do passado afirmavam que a vacinação causava desde a VARÍOLA À SÍFILIS, FEBRE TIFOIDE, TUBERCULOSE, CÓLERA e "envenenamento do sangue". Seus argumentos ainda ecoam mais de um século depois, na atual pandemia.
Fonte adaptada - Paula Larsson, da Universidade de Oxford. 24 de outubro de 2020. Movimentos antivacina usam argumentos do século 19 (cnnbrasil.com.br). "The Conversation".

Olhar para a história desses movimentos nos ajuda a compreender a importância das vacinas na prevenção de doenças. Sobre as doenças destacadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
A) A varíola é transmitida pelas gotículas de saliva, pelo uso de objetos contaminados, a exemplo de toalhas, copos, talheres, pela água contaminada bem como pelo contato com a secreção e as crostas das lesões dos enfermos. Provoca feridas pequenas e numerosas pelo corpo. A única medida profilática eficiente é a vacinação.
B) A sífilis tem como agente etiológico o Treponema pallidum ou bacilo de Koch, transmitido pelas relações sexuais ou pela via congênita. Provoca inflamação na pele, nos rins e nos ossos, doenças respiratórias, até a morte do feto. As medidas profiláticas mais eficientes são o tratamento do doente com antibióticos e a vacina HPV.
C) A tuberculose tem como agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis, transmitido pela inalação de gotículas espalhadas pelo ar, fala, tosse ou espirro das pessoas contaminadas. Atinge os pulmões. As medidas profiláticas mais eficientes são o tratamento do doente e a vacina tríplice viral.
D) A cólera tem como agente etiológico o Vibrio cholerae, transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Provoca diarreia acentuada, vômitos e cãibras, podendo desidratar e levar à morte. As medidas profiláticas mais eficientes são tratamento dos doentes, consumo de água potável, fervida ou clorada, higienização de frutas e verduras e saneamento básico.
E) A febre tifoide é transmitida pela saliva através do uso de objetos contaminados, a exemplo de copos e talheres. O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias e dissemina-se pelo corpo através da corrente sanguínea. Provoca febre, dor no corpo e inflamação das parótidas. A vacinação BCG e o tratamento dos doentes são as medidas profiláticas mais eficientes.

Mais conteúdos dessa disciplina